Os mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto supervisores: estudo exploratório de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Margarida Maria Vilhena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2204
Resumo: Este trabalho teve o propósito de verificar de que modo os mediadores dos cursos EFA - NS (Educação e Formação de Adultos, de Nível Secundário) exercem as funções de supervisão inerentes ao cargo, uma vez que os novos normativos legais publicados ampliaram o processo de autonomia das escolas e as funções da supervisão. Para a concretização do estudo adoptámos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso, de natureza qualitativa, numa Escola Secundária/3 do distrito de Vila Real, com a intervenção de dois mediadores de dois cursos EFA - NS. Para o enquadramento teórico, partimos de temas actuais da supervisão e da educação de adultos e das bases determinadas nos normativos publicados. Constituímos como objectivos principais deste estudo os seguintes: Investigar, a partir da análise de documentos, o papel supervisivo inerente à função de mediador dos Cursos EFA, de Nível Secundário; Inferir, a partir da análise do discurso e da prática dos mediadores, a forma como concebem o seu papel enquanto supervisores; Analisar congruências e incongruências entre o discurso dos mediadores, a sua prática e a legislação que a regulamenta. Para a consecução dos objectivos, observámos duas reuniões das equipas pedagógicas de dois cursos EFA, de Nível Secundário, e procedemos à realização de uma entrevista semi-estruturada a cada um dos mediadores intervenientes. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que os mediadores que participaram neste estudo actuam, no desempenho das suas funções, de uma forma tendencialmente empírica e que a assunção do exercício da supervisão está mais presente nos seus discursos do que nas suas práticas. Parecem ainda evidenciar uma ideia pouco clara do conceito de supervisão que, a nosso ver, se reflecte na operacionalização das funções de mediação previstas nos normativos legais em vigor.
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