Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49937 |
Resumo: | A Saúde Mental e mais concretamente o campo das doenças mentais é com toda a certeza uma das áreas da saúde que mais alterações tem produzido ao longo das últimas décadas. A Literacia em Saúde Mental, define-se como o conhecimento e crenças sobre perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, baixa Literacia em Saúde Mental pode ser entendida como fator de risco. Tem sido demonstrada a relação entre uma reduzida Literacia e algumas dificuldades associadas à tomada de decisão da pessoa, relacionada com a adesão ao regime terapêutico comprometida, gestão do processo de saúde-doença comprometido, baixa autoestima, autoeficácia comprometida, entre outros. Com isto o objetivo intervencional é aumentar os níveis de Literacia em Saúde Mental através de sessões psicoeducacionais, desenvolvendo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio foi desenvolvido em três contextos diferentes, comunidade, internamento de pessoas em fase de descompensação clínica aguda e contexto de respostas diferenciadas. A intervenção realizada estava essencialmente focada na promoção da Literacia em Saúde Mental através da realização de intervenções de cariz psicoeducacional. Foram realizadas três sessões em grupo com cuidadores no contexto da comunidade, quatro sessões individuais a uma pessoa em fase de descompensação clínica aguda no contexto de internamento e três sessões em grupo no contexto de respostas diferenciadas a pessoas com patologia aditiva. A avaliação foi feita através de indicadores de resultados no processo individual de cuidados e utilização de escalas com vista a obter ganhos em Saúde Mental. Os resultados obtidos nos três contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. No âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o interesse suscitado pela intervenção foi notório em todos os contextos, incentivando a reflexão sobre a importância da aplicação de práticas clínicas embasadas em evidências, bem como a incorporação de novos conhecimentos na rotina de cuidados, visando aprimorar a saúde dos pacientes. |
id |
RCAP_ce64ba99e410e28154e14f25bcdbb4d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaMental health literacy- Pathway for the development of skills in mental health and psychiatric nursingSaúde MentalLiteraciaCuidadoresPatologia aditivaRelatório de estágioEnfermagemA Saúde Mental e mais concretamente o campo das doenças mentais é com toda a certeza uma das áreas da saúde que mais alterações tem produzido ao longo das últimas décadas. A Literacia em Saúde Mental, define-se como o conhecimento e crenças sobre perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, baixa Literacia em Saúde Mental pode ser entendida como fator de risco. Tem sido demonstrada a relação entre uma reduzida Literacia e algumas dificuldades associadas à tomada de decisão da pessoa, relacionada com a adesão ao regime terapêutico comprometida, gestão do processo de saúde-doença comprometido, baixa autoestima, autoeficácia comprometida, entre outros. Com isto o objetivo intervencional é aumentar os níveis de Literacia em Saúde Mental através de sessões psicoeducacionais, desenvolvendo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio foi desenvolvido em três contextos diferentes, comunidade, internamento de pessoas em fase de descompensação clínica aguda e contexto de respostas diferenciadas. A intervenção realizada estava essencialmente focada na promoção da Literacia em Saúde Mental através da realização de intervenções de cariz psicoeducacional. Foram realizadas três sessões em grupo com cuidadores no contexto da comunidade, quatro sessões individuais a uma pessoa em fase de descompensação clínica aguda no contexto de internamento e três sessões em grupo no contexto de respostas diferenciadas a pessoas com patologia aditiva. A avaliação foi feita através de indicadores de resultados no processo individual de cuidados e utilização de escalas com vista a obter ganhos em Saúde Mental. Os resultados obtidos nos três contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. No âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o interesse suscitado pela intervenção foi notório em todos os contextos, incentivando a reflexão sobre a importância da aplicação de práticas clínicas embasadas em evidências, bem como a incorporação de novos conhecimentos na rotina de cuidados, visando aprimorar a saúde dos pacientes.Mental health, and more specifically the field of mental disorders, is undoubtedly one of the areas of healthcare that has undergone the most changes in recent decades. Mental Health Literacy is defined as the knowledge and beliefs about mental disorders that aid in their recognition. Low Mental Health Literacy can be understood as a risk factor. There has been demonstrated a connection between reduced Literacy and certain difficulties related to an individual's decision-making, compromised adherence to the therapeutic regimen, impaired management of the health-disease process, low self-esteem, compromised self-efficacy, among others. Therefore, the interventional goal is to increase levels of Mental Health Literacy through psychoeducational sessions, thus enhancing the skills of the Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing. The internship was carried out in three different contexts: the community, inpatient care for individuals in acute clinical decompensation, and in the context of specialized responses. The intervention performed was primarily focused on promoting Mental Health Literacy through the implementation of psychoeducational interventions. Three group sessions were conducted with caregivers in the community context, four individual sessions with a person in the acute clinical decompensation context during hospitalization, and three group sessions in the context of specialized responses for individuals with addictive disorders. The assessment was conducted through outcome indicators in the individual care process and the use of scales aimed at achieving improvements in Mental Health. The results obtained in all three contexts demonstrate the effectiveness of the intervention. Within the field of Mental Health and Psychiatric Nursing, the interest generated by the intervention was evident in all contexts, encouraging reflection on the importance of evidencebased clinical practices and the integration of new knowledge into the care routine to enhance patient health.Ribeiro, Isilda MariaRepositório ComumSantos, Daniela Sofia Moreira dos2024-02-20T15:32:45Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49937TID:203527593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:46.777603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Mental health literacy- Pathway for the development of skills in mental health and psychiatric nursing |
title |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
spellingShingle |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Santos, Daniela Sofia Moreira dos Saúde Mental Literacia Cuidadores Patologia aditiva Relatório de estágio Enfermagem |
title_short |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
title_full |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
title_fullStr |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
title_full_unstemmed |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
title_sort |
Literacia em Saúde Mental - Percurso para o desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica |
author |
Santos, Daniela Sofia Moreira dos |
author_facet |
Santos, Daniela Sofia Moreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Isilda Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniela Sofia Moreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Mental Literacia Cuidadores Patologia aditiva Relatório de estágio Enfermagem |
topic |
Saúde Mental Literacia Cuidadores Patologia aditiva Relatório de estágio Enfermagem |
description |
A Saúde Mental e mais concretamente o campo das doenças mentais é com toda a certeza uma das áreas da saúde que mais alterações tem produzido ao longo das últimas décadas. A Literacia em Saúde Mental, define-se como o conhecimento e crenças sobre perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, baixa Literacia em Saúde Mental pode ser entendida como fator de risco. Tem sido demonstrada a relação entre uma reduzida Literacia e algumas dificuldades associadas à tomada de decisão da pessoa, relacionada com a adesão ao regime terapêutico comprometida, gestão do processo de saúde-doença comprometido, baixa autoestima, autoeficácia comprometida, entre outros. Com isto o objetivo intervencional é aumentar os níveis de Literacia em Saúde Mental através de sessões psicoeducacionais, desenvolvendo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio foi desenvolvido em três contextos diferentes, comunidade, internamento de pessoas em fase de descompensação clínica aguda e contexto de respostas diferenciadas. A intervenção realizada estava essencialmente focada na promoção da Literacia em Saúde Mental através da realização de intervenções de cariz psicoeducacional. Foram realizadas três sessões em grupo com cuidadores no contexto da comunidade, quatro sessões individuais a uma pessoa em fase de descompensação clínica aguda no contexto de internamento e três sessões em grupo no contexto de respostas diferenciadas a pessoas com patologia aditiva. A avaliação foi feita através de indicadores de resultados no processo individual de cuidados e utilização de escalas com vista a obter ganhos em Saúde Mental. Os resultados obtidos nos três contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. No âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o interesse suscitado pela intervenção foi notório em todos os contextos, incentivando a reflexão sobre a importância da aplicação de práticas clínicas embasadas em evidências, bem como a incorporação de novos conhecimentos na rotina de cuidados, visando aprimorar a saúde dos pacientes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-02-20T15:32:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49937 TID:203527593 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49937 |
identifier_str_mv |
TID:203527593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137758543872000 |