Promoção da literacia em saúde mental:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44568 |
Resumo: | A psicoeducação é uma estratégia de intervenção fundamental para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica e enquadra-se como boa prática na promoção da literacia em saúde mental, proporciona a capacitação da pessoa com doença mental, possibilita a compreensão dos processos de saúde e o envolvimento ativo no tratamento com o intuito de potenciar o empoderamento para a autogestão da doença. Existem diferentes programas psicoeducativos de acordo com o local onde é realizada, a pessoa ou o grupo a quem se aplica, sendo também possível a utilização de diferentes atividades criativas na sua dinamização. O relatório da Organização Mundial de Saúde (2019) encontra evidências na contribuição das atividades criativas na promoção da saúde e a prevenção da doença mental e física, bem como o tratamento ou a gestão de condições agudas e crónicas que surgem ao longo da vida. As atividades criativas facilitam a autoexpressão, interação social, comunicação, estimulação sensorial e alívio emocional. Promover a literacia em saúde mental, nomeadamente a autogestão da doença mental foi o objetivo geral deste projeto. Recorreu-se à aplicação de um programa psicoeducativo com recurso a mediadores expressivos no contexto de internamento e comunitário. Da análise da aplicação do programa constatou-se o incremento do conhecimento a nível da identificação de sinais de alerta. O uso do álcool e estratégias de coping apresentaram maior deficit de conhecimento. Concluiu-se que resultaram ganhos em saúde como a promoção do autoconhecimento, a capacitação para a tomada de decisão informada. Demonstrou-se a possibilidade de aplicar um programa psicoeducativo para a autogestão da doença em contexto de internamento. As atividades criativas revelaram-se facilitadoras no processo de capacitação na autogestão da doença mental. A intervenção produziu melhorias ao nível da literacia em saúde mental. |
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Promoção da literacia em saúde mental:psicoeducação e autogestão da doençaEnfermagem psiquiátricaLiteracia em saúdeSaúde mentalPsicoeducaçãoAutogestãoMediadores expressivosA psicoeducação é uma estratégia de intervenção fundamental para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica e enquadra-se como boa prática na promoção da literacia em saúde mental, proporciona a capacitação da pessoa com doença mental, possibilita a compreensão dos processos de saúde e o envolvimento ativo no tratamento com o intuito de potenciar o empoderamento para a autogestão da doença. Existem diferentes programas psicoeducativos de acordo com o local onde é realizada, a pessoa ou o grupo a quem se aplica, sendo também possível a utilização de diferentes atividades criativas na sua dinamização. O relatório da Organização Mundial de Saúde (2019) encontra evidências na contribuição das atividades criativas na promoção da saúde e a prevenção da doença mental e física, bem como o tratamento ou a gestão de condições agudas e crónicas que surgem ao longo da vida. As atividades criativas facilitam a autoexpressão, interação social, comunicação, estimulação sensorial e alívio emocional. Promover a literacia em saúde mental, nomeadamente a autogestão da doença mental foi o objetivo geral deste projeto. Recorreu-se à aplicação de um programa psicoeducativo com recurso a mediadores expressivos no contexto de internamento e comunitário. Da análise da aplicação do programa constatou-se o incremento do conhecimento a nível da identificação de sinais de alerta. O uso do álcool e estratégias de coping apresentaram maior deficit de conhecimento. Concluiu-se que resultaram ganhos em saúde como a promoção do autoconhecimento, a capacitação para a tomada de decisão informada. Demonstrou-se a possibilidade de aplicar um programa psicoeducativo para a autogestão da doença em contexto de internamento. As atividades criativas revelaram-se facilitadoras no processo de capacitação na autogestão da doença mental. A intervenção produziu melhorias ao nível da literacia em saúde mental.Psychoeducation is a key intervention strategy for the specialist nurse in mental health and psychiatric nursing. It is a good practice in the promotion of mental health literacy, provides empowerment to people with mental illness, allows for the understanding of health processes and the active involvement in treatment with the purpose of empowering them to self-manage the disease (OE, 2021). There are different psychoeducational programmes according to the place where it is carried out, the person or the group to whom it is applied, and it is also possible to use different creative activities in its dynamisation (Godoy et al., 2020). The WHO report (2019) finds evidence in the contribution of creative activities in health promotion and the prevention of mental and physical illness, as well as the treatment or management of acute and chronic conditions that arise throughout life. Creative activities facilitate self-expression, social interaction, communication, sensory stimulation and emotional relief (Vaartio Rajalin et al., 2021). The overall objective of this project was to promote mental health literacy, namely self-management of mental illness. A psycho-educational programme was applied using expressive mediators in the inpatient and community contexts. The analysis of the application of the programme showed an increase in knowledge regarding the identification of warning signs. Alcohol use and coping strategies showed a greater knowledge deficit. It was concluded that health gains resulted as the promotion of self knowledge, empowerment for informed decision making. The possibility of applying a psychoeducational programme for disease self-management in inpatient settings was demonstrated. The creative activities proved to be facilitators in the process of empowerment in self-management of mental illness. The intervention produced improvements in mental health literacy.Moutinho, Lídia Susana MendesRepositório ComumFragoso, Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias2023-04-17T15:41:26Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44568TID:203247825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T07:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:49.355401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A psicoeducação é uma estratégia de intervenção fundamental para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica e enquadra-se como boa prática na promoção da literacia em saúde mental, proporciona a capacitação da pessoa com doença mental, possibilita a compreensão dos processos de saúde e o envolvimento ativo no tratamento com o intuito de potenciar o empoderamento para a autogestão da doença. Existem diferentes programas psicoeducativos de acordo com o local onde é realizada, a pessoa ou o grupo a quem se aplica, sendo também possível a utilização de diferentes atividades criativas na sua dinamização. O relatório da Organização Mundial de Saúde (2019) encontra evidências na contribuição das atividades criativas na promoção da saúde e a prevenção da doença mental e física, bem como o tratamento ou a gestão de condições agudas e crónicas que surgem ao longo da vida. As atividades criativas facilitam a autoexpressão, interação social, comunicação, estimulação sensorial e alívio emocional. Promover a literacia em saúde mental, nomeadamente a autogestão da doença mental foi o objetivo geral deste projeto. Recorreu-se à aplicação de um programa psicoeducativo com recurso a mediadores expressivos no contexto de internamento e comunitário. Da análise da aplicação do programa constatou-se o incremento do conhecimento a nível da identificação de sinais de alerta. O uso do álcool e estratégias de coping apresentaram maior deficit de conhecimento. Concluiu-se que resultaram ganhos em saúde como a promoção do autoconhecimento, a capacitação para a tomada de decisão informada. Demonstrou-se a possibilidade de aplicar um programa psicoeducativo para a autogestão da doença em contexto de internamento. As atividades criativas revelaram-se facilitadoras no processo de capacitação na autogestão da doença mental. A intervenção produziu melhorias ao nível da literacia em saúde mental. |
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