Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7638
Resumo: O relatório que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade em educação Pré-Escolar e com um grupo de crianças de sete e oito anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, para além de se fazer a contextualização das instituições e caraterizar o grupo das crianças, apresentam-se as experiências de aprendizagem que pensamos que poderão dar uma visão alargada da intervenção em cada um dos contextos. As atividades propostas sustentaram-se, sobretudo, numa abordagem interdisciplinar e integrada das diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, conforme os contextos. Tentamos, sempre, dar voz às crianças, por considerarmos que estas, se forem convidadas a participar, para além de poderem assumir um papel ativo no decorrer das aprendizagens, podem construir saberes cognitivos, pessoais e sociais. Os registos fotográficos e os discursos das crianças que apresentamos contextualizam e valorizam toda a nossa ação pedagógica. The report presented here was conducted within the Course of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's degree in Preschool Education and Teaching 1. First cycle of Basic Education. The practice was developed with a group of children aged three, four and five years in Preschool Education and a group of children aged seven and eight years in relation to 1. First cycle of Basic Education. In this report, in addition to making the background of the institutions and characterize the group of children, presents the learning experiences that we think will give a broad overview of the intervention in each context. Proposed activities supported themselves mainly in integrated and interdisciplinary approach of the different content areas or disciplines, according to the contexts. We tried to always give a voice to children, because we believe that these, if they are invited to participate, in addition to having an active role in the course of learning, knowledge building cognitive, social and personal. The photographic records and speeches of children who present context and value all our pedagogical action.
id RCAP_ce7197f1e1d7d337eac7966a7bcbe544
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarEnsino do 1.º ciclo do ensino básicoPapel ativo da criançaO relatório que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade em educação Pré-Escolar e com um grupo de crianças de sete e oito anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, para além de se fazer a contextualização das instituições e caraterizar o grupo das crianças, apresentam-se as experiências de aprendizagem que pensamos que poderão dar uma visão alargada da intervenção em cada um dos contextos. As atividades propostas sustentaram-se, sobretudo, numa abordagem interdisciplinar e integrada das diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, conforme os contextos. Tentamos, sempre, dar voz às crianças, por considerarmos que estas, se forem convidadas a participar, para além de poderem assumir um papel ativo no decorrer das aprendizagens, podem construir saberes cognitivos, pessoais e sociais. Os registos fotográficos e os discursos das crianças que apresentamos contextualizam e valorizam toda a nossa ação pedagógica. The report presented here was conducted within the Course of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's degree in Preschool Education and Teaching 1. First cycle of Basic Education. The practice was developed with a group of children aged three, four and five years in Preschool Education and a group of children aged seven and eight years in relation to 1. First cycle of Basic Education. In this report, in addition to making the background of the institutions and characterize the group of children, presents the learning experiences that we think will give a broad overview of the intervention in each context. Proposed activities supported themselves mainly in integrated and interdisciplinary approach of the different content areas or disciplines, according to the contexts. We tried to always give a voice to children, because we believe that these, if they are invited to participate, in addition to having an active role in the course of learning, knowledge building cognitive, social and personal. The photographic records and speeches of children who present context and value all our pedagogical action.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBTopa, Paula Margarida Esteves Pereira2012-10-12T09:38:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7638porTopa, Paula Margarida Esteves Pereira (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:22.797469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Papel ativo da criança
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
author_facet Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Topa, Paula Margarida Esteves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Papel ativo da criança
topic Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Papel ativo da criança
description O relatório que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade em educação Pré-Escolar e com um grupo de crianças de sete e oito anos no que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, para além de se fazer a contextualização das instituições e caraterizar o grupo das crianças, apresentam-se as experiências de aprendizagem que pensamos que poderão dar uma visão alargada da intervenção em cada um dos contextos. As atividades propostas sustentaram-se, sobretudo, numa abordagem interdisciplinar e integrada das diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, conforme os contextos. Tentamos, sempre, dar voz às crianças, por considerarmos que estas, se forem convidadas a participar, para além de poderem assumir um papel ativo no decorrer das aprendizagens, podem construir saberes cognitivos, pessoais e sociais. Os registos fotográficos e os discursos das crianças que apresentamos contextualizam e valorizam toda a nossa ação pedagógica. The report presented here was conducted within the Course of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's degree in Preschool Education and Teaching 1. First cycle of Basic Education. The practice was developed with a group of children aged three, four and five years in Preschool Education and a group of children aged seven and eight years in relation to 1. First cycle of Basic Education. In this report, in addition to making the background of the institutions and characterize the group of children, presents the learning experiences that we think will give a broad overview of the intervention in each context. Proposed activities supported themselves mainly in integrated and interdisciplinary approach of the different content areas or disciplines, according to the contexts. We tried to always give a voice to children, because we believe that these, if they are invited to participate, in addition to having an active role in the course of learning, knowledge building cognitive, social and personal. The photographic records and speeches of children who present context and value all our pedagogical action.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-12T09:38:41Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7638
url http://hdl.handle.net/10198/7638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Topa, Paula Margarida Esteves Pereira (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217378656256