Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena Romani
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163
Resumo: O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.)
id RCAP_7457781cfffa432b03f8474aee809bce
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativosPapel do professor do ensino básico (1º ciclo)Papel do educador de infânciaEducação Pré-escolarEnsino Básico (1º Ciclo)O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.)This report sets out the relevant facts that the internship experience in EPE and 1 C.E.B. Master's Degree in the area of Teacher Education - Specialization in EPE Education and the 1st cycle of basic education provided, between them, the very continuity of education tried to ensure that between the two valences. Giving voice to the learners, respect its rhythms, from their interests, plan, evaluate them, act according to their needs, stimulate learning by doing, by the discovery / research, provide moments of cooperative learning, to promote dialogue and use the game as a means of learning were aspects that stood out in practice and in turn promote their success. Alongside these activities provided that he became involved in the community / family, so they can monitor and assist the process of teaching and learning of the student facilitating the integration and adaptation of this in the school context. The internship experience made clear the comparison between these two levels of education. In this sense, this report reflects the similarities and differences between the E.P.E. and 1 C.E.B.2012-03-22T12:40:26Z2013-05-20T14:06:19Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1163porMartins, Helena Romaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.660214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
spellingShingle Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Martins, Helena Romani
Papel do professor do ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador de infância
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
title_short Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_full Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_fullStr Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_full_unstemmed Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
title_sort Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
author Martins, Helena Romani
author_facet Martins, Helena Romani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Helena Romani
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor do ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador de infância
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
topic Papel do professor do ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador de infância
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
description O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-22T12:40:26Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620048896000