Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163 |
Resumo: | O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.) |
id |
RCAP_7457781cfffa432b03f8474aee809bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1163 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativosPapel do professor do ensino básico (1º ciclo)Papel do educador de infânciaEducação Pré-escolarEnsino Básico (1º Ciclo)O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.)This report sets out the relevant facts that the internship experience in EPE and 1 C.E.B. Master's Degree in the area of Teacher Education - Specialization in EPE Education and the 1st cycle of basic education provided, between them, the very continuity of education tried to ensure that between the two valences. Giving voice to the learners, respect its rhythms, from their interests, plan, evaluate them, act according to their needs, stimulate learning by doing, by the discovery / research, provide moments of cooperative learning, to promote dialogue and use the game as a means of learning were aspects that stood out in practice and in turn promote their success. Alongside these activities provided that he became involved in the community / family, so they can monitor and assist the process of teaching and learning of the student facilitating the integration and adaptation of this in the school context. The internship experience made clear the comparison between these two levels of education. In this sense, this report reflects the similarities and differences between the E.P.E. and 1 C.E.B.2012-03-22T12:40:26Z2013-05-20T14:06:19Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1163porMartins, Helena Romaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.660214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
title |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
spellingShingle |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos Martins, Helena Romani Papel do professor do ensino básico (1º ciclo) Papel do educador de infância Educação Pré-escolar Ensino Básico (1º Ciclo) |
title_short |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
title_full |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
title_fullStr |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
title_full_unstemmed |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
title_sort |
Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos |
author |
Martins, Helena Romani |
author_facet |
Martins, Helena Romani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Helena Romani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do professor do ensino básico (1º ciclo) Papel do educador de infância Educação Pré-escolar Ensino Básico (1º Ciclo) |
topic |
Papel do professor do ensino básico (1º ciclo) Papel do educador de infância Educação Pré-escolar Ensino Básico (1º Ciclo) |
description |
O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-22T12:40:26Z 2012-02-01T00:00:00Z 2012-02 2013-05-20T14:06:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620048896000 |