Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Ricardo Manuel Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64849
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
id RCAP_ce72c8a9b358910a999c4958e239e85c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão internaDevelopment and programming of an injection and ignition system of an internal combustion engineMotor de combustão internaSistema de injeção eletrónicaSistema de ignição eletrónicaInjeção de águaFreio elétricoInternal combustion engineElectronic injection systemElectronic ignition systemWater injectionElectric brakeEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e ComputadoresO desenvolvimento tecnológico dos motores de combustão interna tem sido crucial, permitindo um menor consumo de combustível, a diminuição na emissão de gases poluentes e uma melhor eficiência energética. Os sistemas de controlo eletrónico possibilitam uma maior flexibilidade para se controlar os sistemas de injeção de combustível, de ignição e de admissão, quando comparados aos sistemas mecânicos. Mesmo com sistemas de gestão eletrónica cada vez mais avançados, os motores continuam a apresentar uma eficiência relativamente baixa, contudo, várias tecnologias podem ainda ser estudadas e melhoradas de forma a contribuir para uma melhoria significativa na eficiência dos motores. Dado o objetivo de futuramente se realizar testes com injeção de água, que é um dos métodos que podem ser usados para aumentar a eficiência dos motores, este trabalho visa a implementação de um sistema de gestão eletrónica no motor utilizado e de um sistema que permita a gestão da injeção de água. Para isso foram estudados e selecionados os sensores, os atuadores, o controlador e as modificações necessárias para a gestão do motor, assim como o injetor e controlador necessários para o sistema de injeção de água. Com a gestão eletrónica do motor implementada é possível controlar tanto a dosagem de combustível como o avanço de ignição. O sistema de gestão da injeção de água implementado permite o controlo do início e da duração da injeção de água durante a realização de testes ao motor. O motor utilizado já se encontrava mecanicamente acoplado a um gerador síncrono, que foi utilizado como freio e o ajuste do binário de frenagem aplicada no eixo do motor foi feito através do controlo da potência na carga ligada ao gerador. Tanto para o acelerador como para o freio foi implementado um controlo "manual", que é gerido pelo utilizador, e um controlo "automático", que controla respetivamente o acelerador ou a potência na carga de forma a manter a rotação do motor constante.The technological development of internal combustion engines has been crucial, allowing for lower fuel consumption, lower emissions of pollutants and better energy efficiency. Electronic control systems allow greater flexibility to control fuel injection, ignition and intake systems when compared to mechanical systems. Even with more advanced electronic management systems, internal combustion engines continue to show relatively low efficiency, yet several technologies can still be studied and improved in order to contribute to a significant improvement in engine efficiency. Given the objective of future water injection tests, which is one of the methods that can be used to increase the efficiency of the motors, this work aims at the implementation of an electronic management system in the engine used and a system that allows the management of water injection. For this, the sensors, actuators, the controller and the modifications necessary for the management of the motor, as well as the injector and controller required for the water injection system, were studied and selected. With the electronic engine management implemented it is possible to control both the fuel dosage and the ignition advance. The implemented water injection management system allows control of the start and duration of water injection during engine testing. The engine was already mechanically coupled to a synchronous generator, which was used as a brake and the adjustment of the braking torque applied to the motor shaft was made by controlling the power on the load connected to the generator. For the control of both the throttle and the brake a "manual" control has been implemented, which is managed by the user, and an "automatic" control, which controls the throttle or the power in the load, respectively, in order to maintain a constant engine speed.Aparício Fernandes, J. C.Brito, F.P.Universidade do MinhoResende, Ricardo Manuel Oliveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64849por202448312info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:05.611782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
Development and programming of an injection and ignition system of an internal combustion engine
title Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
spellingShingle Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
Resende, Ricardo Manuel Oliveira
Motor de combustão interna
Sistema de injeção eletrónica
Sistema de ignição eletrónica
Injeção de água
Freio elétrico
Internal combustion engine
Electronic injection system
Electronic ignition system
Water injection
Electric brake
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
title_full Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
title_fullStr Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
title_full_unstemmed Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
title_sort Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
author Resende, Ricardo Manuel Oliveira
author_facet Resende, Ricardo Manuel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aparício Fernandes, J. C.
Brito, F.P.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Ricardo Manuel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Motor de combustão interna
Sistema de injeção eletrónica
Sistema de ignição eletrónica
Injeção de água
Freio elétrico
Internal combustion engine
Electronic injection system
Electronic ignition system
Water injection
Electric brake
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Motor de combustão interna
Sistema de injeção eletrónica
Sistema de ignição eletrónica
Injeção de água
Freio elétrico
Internal combustion engine
Electronic injection system
Electronic ignition system
Water injection
Electric brake
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64849
url http://hdl.handle.net/1822/64849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202448312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132296105689088