Fatores que influenciam a satisfação dos clientes e família com os cuidados paliativos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0217.25317 |
Resumo: | Introdução: A auscultação da satisfação com os cuidados paliativos (CP) na ótica dos seus principais beneficiários é essencial e consolida-se com o dever ético dos profissionais de saúde de providenciarem os melhores cuidados. Objetivo: Sintetizar a evidência científica sobre os fatores que influenciam a avaliação da satisfação dos clientes com os CP e identificar os instrumentos utilizados para a sua avaliação. Métodos: Revisão de acordo com o método do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Scopus, na CINAHL Complete e Web of Science, bem como no OpenGrey e Dart-Europe, em julho de 2021. A seleção foi executada por dois investigadores independentes e os dados foram reunidos em temas de acordo com os seus conteúdos. Resultados: Foram incluídos 40 estudos. Da análise efetuada concluiu-se que os fatores que influenciam a avaliação da satisfação podem ser agrupados em cinco temas: Disponibilidade dos Cuidados, Cuidados Físicos, Cuidados Psicossociais, Comunicação da Informação e Cuidados ao Doente em Morte Iminente. Conclusão: A FAMCARE é o instrumento de medida utilizado com maior frequência para avaliar a satisfação dos clientes face aos CP. O conhecimento dos fatores influenciadores permitem que tanto as organizações como os profissionais promovam uma melhor personalização dos cuidados, assegurando a segurança e qualidade, ajustando-se às expectativas dos clientes e cuidadores. |
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Fatores que influenciam a satisfação dos clientes e família com os cuidados paliativosFactores que influyen la satisfacción del cliente y familia con la atención paliativaFatores que influenciam a satisfação dos clientes e família com os cuidados paliativosLife and Healthcare SciencesIntrodução: A auscultação da satisfação com os cuidados paliativos (CP) na ótica dos seus principais beneficiários é essencial e consolida-se com o dever ético dos profissionais de saúde de providenciarem os melhores cuidados. Objetivo: Sintetizar a evidência científica sobre os fatores que influenciam a avaliação da satisfação dos clientes com os CP e identificar os instrumentos utilizados para a sua avaliação. Métodos: Revisão de acordo com o método do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Scopus, na CINAHL Complete e Web of Science, bem como no OpenGrey e Dart-Europe, em julho de 2021. A seleção foi executada por dois investigadores independentes e os dados foram reunidos em temas de acordo com os seus conteúdos. Resultados: Foram incluídos 40 estudos. Da análise efetuada concluiu-se que os fatores que influenciam a avaliação da satisfação podem ser agrupados em cinco temas: Disponibilidade dos Cuidados, Cuidados Físicos, Cuidados Psicossociais, Comunicação da Informação e Cuidados ao Doente em Morte Iminente. Conclusão: A FAMCARE é o instrumento de medida utilizado com maior frequência para avaliar a satisfação dos clientes face aos CP. O conhecimento dos fatores influenciadores permitem que tanto as organizações como os profissionais promovam uma melhor personalização dos cuidados, assegurando a segurança e qualidade, ajustando-se às expectativas dos clientes e cuidadores.Introduction: The assessment of satisfaction with palliative care (PC) from the perspective of its primary beneficiaries is essential and is consolidated with the ethical duty of health professionals to provide the best care. Objective: To synthesize the scientific evidence on the factors that influence the assessment of customer satisfaction with PC and identify the instruments used for its assessment. Methods: Review according to the Joanna Briggs Institute method for carrying out a scoping review. The search was carried out in Scopus, CINAHL Complete and Web of Science databases, and in OpenGrey, and Dart-Europe in July 2021. The selection was carried out by two independent researchers and the data were grouped into themes according to their contents. Results: Forty studies were included. From the analysis carried out, researchers concluded that the factors that influence the assessment of satisfaction were grouped into five themes: Availability of Care, Physical Care, Psychosocial Care, Communication of Information and Care for the Patient in Imminent Death. Conclusion: FAMCARE is the most widely used measurement instrument to assess customer satisfaction with PC. Knowledge of influencing factors allows both organizations and professionals to promote better personalization of care, to ensure safety and quality, and to adjust to the expectations of clients and caregivers.Introducción: La valoración de la satisfacción con los cuidados paliativos (CP) desde la perspectiva de sus principales beneficiarios es fundamental y se consolida con el deber ético de los profesionales de la salud de brindar la mejor atención. Objetivo: Sintetizar la evidencia científica sobre los factores que influyen en la evaluación de la satisfacción del cliente con los CP e identificar los instrumentos utilizados para su evaluación. Métodos: Revisión de acuerdo con el método del Instituto Joanna Briggs para realizar una scoping review. La búsqueda se realizó en las bases de datos Scopus, CINAHL Complete y Web of Science, así como en OpenGrey y Dart-Europe, en julio de 2021. La selección fue realizada por dos investigadores independientes y los datos se agruparon por temas según su contenido. Resultados: Se incluyeron 40 estudios. Del análisis realizado se concluyó que los factores que influyen en la valoración de la satisfacción se pueden agrupar en cinco temas: Disponibilidad de Atención, Atención Física, Atención Psicosocial, Comunicación de Información y Atención al Paciente en Muerte Inminente. Conclusión: FAMCARE es el instrumento de medición más utilizado para evaluar la satisfacción del cliente con los CP. El conocimiento de los factores influyentes permite tanto a las organizaciones como a los profesionales promover una mejor personalización de la atención, garantizando la seguridad y la calidad, ajustándose a las expectativas de los clientes y cuidadores.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0217.25317por1647-662X0873-3015Pinto, IgorNovais, SóniaCarvalhais, MaribelGomes, SaraSoares, Custódioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:36.410795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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