Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Deolinda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lucas, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill029e.21913
Resumo: Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.
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spelling Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primáriosintegrated review Calidad de la atención de enfermería y satisfacción del cliente en la atención primaria de saludSatisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primáriosLife and Healthcare SciencesIntrodução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.Introduction: The quality of nursing care (NC) has a strong impact on patient satisfaction (PS) and is an essential dimension of the nursing practice environment. Objectives: To analyze about PS with NC in Primary Health Care. Methods: Integrative literature review with 3 steps. 1) An initial search at CINHAL and MEDLINE. 2) A broader search, using the same keywords and search terms, in the remaining databases of the EBSCOHost platform. 3) Search the bibliographic references of the selected articles. The selected studies were from the period between 2009 and 2019. Results: Twenty studies were selected that report findings on the dimensions that make up the PS concept: art in care; technical or scientific quality; costs; physical and environmental organization; availability of professionals; continuity of care; and NC results. Conclusion: PS is described as the value and reaction to the nursing care they received. PS with NC is considered a fundamental indicator of the quality of nursing care.Introducción: La calidad de la atención de enfermería (AE) tiene un fuerte impacto en la satisfacción del cliente (SC) y es una dimensión esencial del entorno de la práctica de enfermería. Objetivos: Analizar el nivel de satisfacción de los usuarios con los cuidados de enfermería en la Atención Primaria à Salud. Métodos: Revisión integrativa de la literatura en 3 etapas. 1) Una búsqueda inicial en CINHAL y MEDLINE. 2) Una búsqueda más amplia, utilizando las mismas palabras clave y términos de búsqueda, en el resto de las bases de datos de la plataforma EBSCOHost. 3) Buscar las referencias bibliográficas de los artículos seleccionados. Los estudios seleccionados fueron del período comprendido entre 2009 y 2019. Resultados: Se seleccionaron veinte estudios que reportan hallazgos sobre las dimensiones que constituyen el concepto de SC: arte en el cuidado; calidad técnica o científica; costos; organización física y ambiental; disponibilidad de profesionales; continuidad de la atención; y resultados de AE. Conclusión: SC se describe como el valor y la reacción a la atención de enfermería que recibieron. AE se considera un indicador fundamental de la calidad de la atención de enfermería.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill029e.21913por1647-662X0873-3015Bernardo, DeolindaLucas, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:33.828246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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