O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanho, Mónica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brandão, Maria Helena, Coelho, Patrícia, Rosa, Ana Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7783
Resumo: A perda da função ventricular, causada pela Miocardopatia Hipertrófica, surge neste caso, como uma patologia com indicação para transplantação cardíaca. Apresenta-se o caso clínico de um paciente com 59 anos, do género masculino, com diagnóstico de Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, insuficiência cardíaca congestiva e síndrome cardiorrenal tipo 2, que foi submetido a transplante cardíaco. O doente era portador de um dispositivo de ressincronização cardíaca com desfibrilhador implantado, por episódios de Taquicardias Ventriculares sintomáticas em 2005. No decurso da doença, estão documentados vários internamentos por insuficiência cardíaca descompensada e progressão da Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, tendo sido todos os episódios devidamente corrigidos. Realizou vários exames complementares de diagnóstico. No Ecocardiograma, verificou-se uma Miocardiopatia Hipertrófica não-obstrutiva em repouso, com Fração Ejeção do ventrículo esquerdo preservada e Hipertensão Pulmonar grave (PSAP >67mmHg), dilatação biauricular grave e regurgitação mitral e tricúspide grave. O cateterismo cardíaco direito, revela similarmente, uma hipertensão pulmonar moderada a severa. A Angiografia por Tomografia Computadorizada conclui, uma hipertrofia assimétrica do Ventrículo Esquerdo e uma grave dilatação biauricular. Electrocardiograficamente, o doente apresentava, um quadro de Bloqueio Completo de Ramo Esquerdo e Fibrilhação Auricular. A transplantação cardíaca, surgiu como opção terapêutica neste doente, tendo este procedimento sido realizado com sucesso.
id RCAP_ce7ccbf29323508cf67118a82d1a7daa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertróficaTransplante cardíacoMiocardiopatia hipertróficaHipertensão pulmonarInsuficiência cardíacaA perda da função ventricular, causada pela Miocardopatia Hipertrófica, surge neste caso, como uma patologia com indicação para transplantação cardíaca. Apresenta-se o caso clínico de um paciente com 59 anos, do género masculino, com diagnóstico de Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, insuficiência cardíaca congestiva e síndrome cardiorrenal tipo 2, que foi submetido a transplante cardíaco. O doente era portador de um dispositivo de ressincronização cardíaca com desfibrilhador implantado, por episódios de Taquicardias Ventriculares sintomáticas em 2005. No decurso da doença, estão documentados vários internamentos por insuficiência cardíaca descompensada e progressão da Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, tendo sido todos os episódios devidamente corrigidos. Realizou vários exames complementares de diagnóstico. No Ecocardiograma, verificou-se uma Miocardiopatia Hipertrófica não-obstrutiva em repouso, com Fração Ejeção do ventrículo esquerdo preservada e Hipertensão Pulmonar grave (PSAP >67mmHg), dilatação biauricular grave e regurgitação mitral e tricúspide grave. O cateterismo cardíaco direito, revela similarmente, uma hipertensão pulmonar moderada a severa. A Angiografia por Tomografia Computadorizada conclui, uma hipertrofia assimétrica do Ventrículo Esquerdo e uma grave dilatação biauricular. Electrocardiograficamente, o doente apresentava, um quadro de Bloqueio Completo de Ramo Esquerdo e Fibrilhação Auricular. A transplantação cardíaca, surgiu como opção terapêutica neste doente, tendo este procedimento sido realizado com sucesso.IPCBRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCatanho, MónicaBrandão, Maria HelenaCoelho, PatríciaRosa, Ana Rafaela2022-01-03T19:23:50Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7783porCATANHO, Mónica [et al.] (2021) - O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica. HIGEIA: Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. ISSN 2184-5565. Ano III, vol. 6, n.º 2, p. 51-56.2184-5565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:19.231211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
title O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
spellingShingle O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
Catanho, Mónica
Transplante cardíaco
Miocardiopatia hipertrófica
Hipertensão pulmonar
Insuficiência cardíaca
title_short O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
title_full O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
title_fullStr O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
title_full_unstemmed O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
title_sort O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica
author Catanho, Mónica
author_facet Catanho, Mónica
Brandão, Maria Helena
Coelho, Patrícia
Rosa, Ana Rafaela
author_role author
author2 Brandão, Maria Helena
Coelho, Patrícia
Rosa, Ana Rafaela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanho, Mónica
Brandão, Maria Helena
Coelho, Patrícia
Rosa, Ana Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Transplante cardíaco
Miocardiopatia hipertrófica
Hipertensão pulmonar
Insuficiência cardíaca
topic Transplante cardíaco
Miocardiopatia hipertrófica
Hipertensão pulmonar
Insuficiência cardíaca
description A perda da função ventricular, causada pela Miocardopatia Hipertrófica, surge neste caso, como uma patologia com indicação para transplantação cardíaca. Apresenta-se o caso clínico de um paciente com 59 anos, do género masculino, com diagnóstico de Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, insuficiência cardíaca congestiva e síndrome cardiorrenal tipo 2, que foi submetido a transplante cardíaco. O doente era portador de um dispositivo de ressincronização cardíaca com desfibrilhador implantado, por episódios de Taquicardias Ventriculares sintomáticas em 2005. No decurso da doença, estão documentados vários internamentos por insuficiência cardíaca descompensada e progressão da Miocardiopatia Hipertrófica não obstrutiva, tendo sido todos os episódios devidamente corrigidos. Realizou vários exames complementares de diagnóstico. No Ecocardiograma, verificou-se uma Miocardiopatia Hipertrófica não-obstrutiva em repouso, com Fração Ejeção do ventrículo esquerdo preservada e Hipertensão Pulmonar grave (PSAP >67mmHg), dilatação biauricular grave e regurgitação mitral e tricúspide grave. O cateterismo cardíaco direito, revela similarmente, uma hipertensão pulmonar moderada a severa. A Angiografia por Tomografia Computadorizada conclui, uma hipertrofia assimétrica do Ventrículo Esquerdo e uma grave dilatação biauricular. Electrocardiograficamente, o doente apresentava, um quadro de Bloqueio Completo de Ramo Esquerdo e Fibrilhação Auricular. A transplantação cardíaca, surgiu como opção terapêutica neste doente, tendo este procedimento sido realizado com sucesso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-03T19:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7783
url http://hdl.handle.net/10400.11/7783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CATANHO, Mónica [et al.] (2021) - O transplante cardíaco como terapia na miocardiopatia hipertrófica. HIGEIA: Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. ISSN 2184-5565. Ano III, vol. 6, n.º 2, p. 51-56.
2184-5565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB
publisher.none.fl_str_mv IPCB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130847192809472