Remix e cultura participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, P.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lamy, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20242
Resumo: A utilização da linguagem num discurso constitui um espaço de negociação de significado e de interreconhecimento, ancorando a comunicação na convocação de conhecimento apropriado, experimentado e articulado em função das circunstâncias de uma situação social , de acordo com o reconhecimento de património simbólico partilhado (Goffman, 1947). Uma crítica à utilização de discursos audiovisuais cidadã(o)s para afirmar a narrativa da mudança em proce ssos comunicacionais baseada no papel atribuído às TIC exige questionar as bases de uma 'nova' cultura Remix Remix1, ou seja, as 'novas' formas de (re)criação, consumo e interacção comunicativa, o conceito de convergência, e os processos de inteligência coletiva participativa enquanto espaço de práticas discursivas e performativas com ênfase deterministia nos instrumentos utilizados, reafirmando o primado dos processos de interreconhecimento que as tornam possíveis. É objectivo deste trabalho oferecer um conjunto de reflexões teóricas sobre a necessária ancoragem social pré ressignificadora, procedendo a uma actualização da temática do (re)enquadramento discursivo mediante a convocação de heranças teórico paradigmáticas e de dois exemplos onde tal ancoragem é demo nstrada a partir da aplicação de estratégias metodológicas que incluem a análise fílmica e o método das máscaras. A análise destes exemplos permitiu concluir do carácter decisivo da revalorização do contexto, do perfil de actores e actrizes sociais envolvi das/os, e do processo de recepção e (re)interpretação para a ressignificação.
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