REMIX CULTURE: O TEXTO COMO EXEMPLO DE MUTABILIDADE E PERMANÊNCIA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3095 |
Resumo: | Partimos da ideia de que textos são produtos culturais e trazem sempre dois potenciais: a mutabilidade e a permanência. As pessoas são agentes de mudança e acabam modificando ou criando novas interpretações para qualquer produto cultural. A permanência é a capacidade de um produto cultural atravessar o tempo de seu lançamento original, de continuar influenciando ao longo do tempo, mesmo quando não exista mais em quaisquer suportes materiais. O que pretendemos aqui demonstrar é que essas duas características são complementares. Afinal, todo e qualquer produto cultural está sempre sujeito à mutabilidade e à permanência. Assim, neste artigo, exploramos algumas ideias do historiador Roger Chartier (2005, 2007, 2017), e do escritor Alberto Manguel (1997), buscando relacionar os conceitos aqui expostos– mutabilidade e permanência – como uma maneira de compreender a cultura da remixibilidade (remix culture) proposta por Lawrence Lessig (2008) e a cultura da convergência, por Henry Jenkins (2008). |
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REMIX CULTURE: O TEXTO COMO EXEMPLO DE MUTABILIDADE E PERMANÊNCIALeitura; Linguagens; Teorias da LeituraTexto; Sampler; Cultura remix; Remix CultureCultura remix; Linguagens; SamplersPartimos da ideia de que textos são produtos culturais e trazem sempre dois potenciais: a mutabilidade e a permanência. As pessoas são agentes de mudança e acabam modificando ou criando novas interpretações para qualquer produto cultural. A permanência é a capacidade de um produto cultural atravessar o tempo de seu lançamento original, de continuar influenciando ao longo do tempo, mesmo quando não exista mais em quaisquer suportes materiais. O que pretendemos aqui demonstrar é que essas duas características são complementares. Afinal, todo e qualquer produto cultural está sempre sujeito à mutabilidade e à permanência. Assim, neste artigo, exploramos algumas ideias do historiador Roger Chartier (2005, 2007, 2017), e do escritor Alberto Manguel (1997), buscando relacionar os conceitos aqui expostos– mutabilidade e permanência – como uma maneira de compreender a cultura da remixibilidade (remix culture) proposta por Lawrence Lessig (2008) e a cultura da convergência, por Henry Jenkins (2008).Editora URI - Frederico WestphDalbosco, Cleber NelsonRösing, Tania Mariza Kuchenbecker2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3095Literatura em Debate; v. 12, n. 23 (2018): Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea; 215-228Literatura em Debate; v. 12, n. 23 (2018): Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea; 215-2281982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3095/2708Direitos autorais 2018 Cleber Nelson Dalbosco, Tania Mariza Kuchenbecker Rösinginfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:33:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3095Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:33:37Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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