Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48592 |
Resumo: | Introdução: O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública a nível mundial, pelo impacto que tem na saúde das populações, provoca oito milhões de mortes por ano, é a principal causa de morte prematura evitável em todo o mundo. Com efeitos no agravamento da pobreza e alterações do meio ambiente. O projeto de intervenção comunitária (PIC) foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que levem à prevenção do consumo de tabaco nos alunos das turmas do 8º ano de uma escola básica do 2º e 3º ciclo, de um concelho da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: O projeto iniciou-se pela revisão da literatura sobre a prevenção do hábito de fumar dos adolescentes na escola. Fez-se uma Revisão Scoping, de acordo com o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI), foram selecionados 11 artigos. A metodologia que norteou o projeto foi o Planeamento em Saúde. Para avaliar: o consumo de tabaco, os conhecimentos dos malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco, usamos o questionário SmokeOut de Precioso (2014). O referencial teórico de enfermagem utilizado foi o Modelo de Sistemas de Neuman (2011). Identificou-se como problema prioritário: 52 % dos alunos apresentavam défice de conhecimentos sobre malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco. Pelo que a estratégia adequada foi a educação para a saúde, com atividades planeadas para os 43 alunos que consentiram participar, autorizados pelos encarregados de educação. Resultados: O diagnóstico da situação de saúde revelou que 52% dos alunos apresentavam défice de conhecimento em relação ao consumo de tabaco. Após a intervenção comunitária, 19% dos alunos apresentavam défice de conhecimentos. Conclusão: Os resultados da intervenção comunitária, revelaram que é importante adquirir conhecimento sobre os malefícios do consumo de tabaco. Os alunos avaliaram a intervenção muito satisfatoriamente. |
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