Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Silvina Maria dos Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48592
Resumo: Introdução: O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública a nível mundial, pelo impacto que tem na saúde das populações, provoca oito milhões de mortes por ano, é a principal causa de morte prematura evitável em todo o mundo. Com efeitos no agravamento da pobreza e alterações do meio ambiente. O projeto de intervenção comunitária (PIC) foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que levem à prevenção do consumo de tabaco nos alunos das turmas do 8º ano de uma escola básica do 2º e 3º ciclo, de um concelho da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: O projeto iniciou-se pela revisão da literatura sobre a prevenção do hábito de fumar dos adolescentes na escola. Fez-se uma Revisão Scoping, de acordo com o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI), foram selecionados 11 artigos. A metodologia que norteou o projeto foi o Planeamento em Saúde. Para avaliar: o consumo de tabaco, os conhecimentos dos malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco, usamos o questionário SmokeOut de Precioso (2014). O referencial teórico de enfermagem utilizado foi o Modelo de Sistemas de Neuman (2011). Identificou-se como problema prioritário: 52 % dos alunos apresentavam défice de conhecimentos sobre malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco. Pelo que a estratégia adequada foi a educação para a saúde, com atividades planeadas para os 43 alunos que consentiram participar, autorizados pelos encarregados de educação. Resultados: O diagnóstico da situação de saúde revelou que 52% dos alunos apresentavam défice de conhecimento em relação ao consumo de tabaco. Após a intervenção comunitária, 19% dos alunos apresentavam défice de conhecimentos. Conclusão: Os resultados da intervenção comunitária, revelaram que é importante adquirir conhecimento sobre os malefícios do consumo de tabaco. Os alunos avaliaram a intervenção muito satisfatoriamente.
id RCAP_ce90e60e0da9d458942e7844bada0f98
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escolaEnfermagem em saúde comunitáriaEstudantesUso de tabacoInstituições académicasIntrodução: O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública a nível mundial, pelo impacto que tem na saúde das populações, provoca oito milhões de mortes por ano, é a principal causa de morte prematura evitável em todo o mundo. Com efeitos no agravamento da pobreza e alterações do meio ambiente. O projeto de intervenção comunitária (PIC) foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que levem à prevenção do consumo de tabaco nos alunos das turmas do 8º ano de uma escola básica do 2º e 3º ciclo, de um concelho da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: O projeto iniciou-se pela revisão da literatura sobre a prevenção do hábito de fumar dos adolescentes na escola. Fez-se uma Revisão Scoping, de acordo com o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI), foram selecionados 11 artigos. A metodologia que norteou o projeto foi o Planeamento em Saúde. Para avaliar: o consumo de tabaco, os conhecimentos dos malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco, usamos o questionário SmokeOut de Precioso (2014). O referencial teórico de enfermagem utilizado foi o Modelo de Sistemas de Neuman (2011). Identificou-se como problema prioritário: 52 % dos alunos apresentavam défice de conhecimentos sobre malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco. Pelo que a estratégia adequada foi a educação para a saúde, com atividades planeadas para os 43 alunos que consentiram participar, autorizados pelos encarregados de educação. Resultados: O diagnóstico da situação de saúde revelou que 52% dos alunos apresentavam défice de conhecimento em relação ao consumo de tabaco. Após a intervenção comunitária, 19% dos alunos apresentavam défice de conhecimentos. Conclusão: Os resultados da intervenção comunitária, revelaram que é importante adquirir conhecimento sobre os malefícios do consumo de tabaco. Os alunos avaliaram a intervenção muito satisfatoriamente.Introduction: Tobacco consumption represents a serious public health problem worldwide, due to the impact it has on the health of populations, it causes eight million deaths per year, it is the main cause of preventable premature death worldwide. With effects on the worsening of poverty and changes in the environment. The community intervention project (PIC) was developed in a Community Care Unit (UCC). It aimed to promote the acquisition of knowledge that leads to the prevention of tobacco consumption among students in the 8th grade of a basic school of the 2nd and 3rd cycle, in a municipality in the metropolitan area of Lisbon. Methodology: The project began by reviewing the literature on the prevention of smoking among adolescents at school. A Scoping Review was carried out, according to the Joanna Briggs Institute (JBI) protocol, 11 articles were selected. The methodology that guided the project was Health Planning. To assess: tobacco consumption, knowledge of harm, beliefs and misconceptions associated with tobacco consumption, we used the SmokeOut questionnaire by Precioso (2014). The theoretical nursing framework used was Neuman's Systems Model (2011). It was identified as a priority problem: 52% of the students had a lack of knowledge about harm, beliefs and false concepts associated with tobacco consumption. Therefore, the appropriate strategy was health education, with activities planned for the 43 students who agreed to participate, authorized by their guardians. Results: The diagnosis of the health situation revealed that 52% of the students had a lack of knowledge regarding tobacco consumption. After the community intervention, 19% of the students had a knowledge deficit. Conclusion: The results of the Community Intervention revealed that it is important to acquire knowledge about the harmful effects of tobacco consumption. The students evaluated the intervention very satisfactorily.Rodrigues, Maria de Fátima MoreiraRepositório ComumCorreia, Silvina Maria dos Reis2023-12-20T16:10:25Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48592TID:203411854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T09:09:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:24.189552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
title Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
spellingShingle Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
Correia, Silvina Maria dos Reis
Enfermagem em saúde comunitária
Estudantes
Uso de tabaco
Instituições académicas
title_short Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
title_full Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
title_fullStr Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
title_full_unstemmed Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
title_sort Prevenção do consumo de tabaco nos alunos de uma escola
author Correia, Silvina Maria dos Reis
author_facet Correia, Silvina Maria dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria de Fátima Moreira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Silvina Maria dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em saúde comunitária
Estudantes
Uso de tabaco
Instituições académicas
topic Enfermagem em saúde comunitária
Estudantes
Uso de tabaco
Instituições académicas
description Introdução: O consumo de tabaco representa um grave problema de saúde pública a nível mundial, pelo impacto que tem na saúde das populações, provoca oito milhões de mortes por ano, é a principal causa de morte prematura evitável em todo o mundo. Com efeitos no agravamento da pobreza e alterações do meio ambiente. O projeto de intervenção comunitária (PIC) foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que levem à prevenção do consumo de tabaco nos alunos das turmas do 8º ano de uma escola básica do 2º e 3º ciclo, de um concelho da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: O projeto iniciou-se pela revisão da literatura sobre a prevenção do hábito de fumar dos adolescentes na escola. Fez-se uma Revisão Scoping, de acordo com o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI), foram selecionados 11 artigos. A metodologia que norteou o projeto foi o Planeamento em Saúde. Para avaliar: o consumo de tabaco, os conhecimentos dos malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco, usamos o questionário SmokeOut de Precioso (2014). O referencial teórico de enfermagem utilizado foi o Modelo de Sistemas de Neuman (2011). Identificou-se como problema prioritário: 52 % dos alunos apresentavam défice de conhecimentos sobre malefícios, crenças e falsos conceitos associados ao consumo de tabaco. Pelo que a estratégia adequada foi a educação para a saúde, com atividades planeadas para os 43 alunos que consentiram participar, autorizados pelos encarregados de educação. Resultados: O diagnóstico da situação de saúde revelou que 52% dos alunos apresentavam défice de conhecimento em relação ao consumo de tabaco. Após a intervenção comunitária, 19% dos alunos apresentavam défice de conhecimentos. Conclusão: Os resultados da intervenção comunitária, revelaram que é importante adquirir conhecimento sobre os malefícios do consumo de tabaco. Os alunos avaliaram a intervenção muito satisfatoriamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T16:10:25Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48592
TID:203411854
url http://hdl.handle.net/10400.26/48592
identifier_str_mv TID:203411854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136440561434624