Potencial do design thinking na rumos education: uma investigação sobre mindset, ferramentas e processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24564
Resumo: A volatilidade dos mercados atuais faz da capacidade de inovar um requisito fundamental para a longevidade das empresas. No entanto, como ideias inovadoras não surgem rotineiramente, a melhor solução é recorrer a metodologias de inovação que não dependam de procedimentos específicos, mas sim de um modo de pensamento crítico, fértil para novos insights. Este é o princípio fundamental do Design thinking (DT), uma metodologia que estimula a criatividade e promove a inovação, assente na geração de ideias e na resolução de problemas. Neste sentido, a dissertação tem como objetivo principal o desenho do modelo de DT e o seu plano de implementação adequado à Rumos Education (RE), como estratégia de inovação organizacional, com foco principal nas suas estruturas de apoio (EA) e clientes diretos. Para alcançar esse objetivo, é adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Com a recolha de dados secundários através da consulta de informações disponíveis sobre a organização, bem como uma investigação qualitativa recorrendo às técnicas de pesquisa-participante, um inquérito e uma entrevista para a obtenção de dados primários que suportam o modelo base para a organização. Esses dados são ainda analisados comparativamente, permitindo identificar pontos a trabalhar e estratégias de implementação que deverão impulsionar a organização para o modelo mais completo esperado para a organização. Primeiramente poderão encontrar um enquadramento teórico, seguido da apresentação da metodologia utilizada. Depois, a apresentação e discussão dos resultados, incluindo os modelos propostos e estratégias de desenvolvimento. E, por fim, as principais conclusões, que, juntamente com todo o trabalho desenvolvido, têm implicações relevantes para a RE e outras organizações que procuram inovação e eficiência através da implementação do DT. A adaptação do modelo à realidade específica da empresa pode contribuir para a criação de um ambiente propício à inovação, tendo em consideração o mindset organizacional e as suas capacidades e limitações.
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Neste sentido, a dissertação tem como objetivo principal o desenho do modelo de DT e o seu plano de implementação adequado à Rumos Education (RE), como estratégia de inovação organizacional, com foco principal nas suas estruturas de apoio (EA) e clientes diretos. Para alcançar esse objetivo, é adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Com a recolha de dados secundários através da consulta de informações disponíveis sobre a organização, bem como uma investigação qualitativa recorrendo às técnicas de pesquisa-participante, um inquérito e uma entrevista para a obtenção de dados primários que suportam o modelo base para a organização. Esses dados são ainda analisados comparativamente, permitindo identificar pontos a trabalhar e estratégias de implementação que deverão impulsionar a organização para o modelo mais completo esperado para a organização. Primeiramente poderão encontrar um enquadramento teórico, seguido da apresentação da metodologia utilizada. Depois, a apresentação e discussão dos resultados, incluindo os modelos propostos e estratégias de desenvolvimento. E, por fim, as principais conclusões, que, juntamente com todo o trabalho desenvolvido, têm implicações relevantes para a RE e outras organizações que procuram inovação e eficiência através da implementação do DT. A adaptação do modelo à realidade específica da empresa pode contribuir para a criação de um ambiente propício à inovação, tendo em consideração o mindset organizacional e as suas capacidades e limitações.The volatility of today's markets makes the ability to innovate a fundamental requirement for the longevity of companies. However, as innovative ideas don’t arise routinely, the best solution is to resort to innovation methodologies that don’t depend on specific procedures, but on a critical thinking mode, fertile for new insights. This is the fundamental principle of Design thinking (DT), a methodology that stimulates creativity and innovation, based on idea generation and problem solving. In this sense, the main objective of the dissertation is the design of the DT model and implementation plan suitable for Rumos Education (RE), as a strategy for organizational innovation, with the main focus on its support structures and direct customers. To achieve this goal, a qualitative methodological approach is adopted. With the collection of secondary data by consulting available information about the organization, as well as qualitative research using participant-research techniques, a survey and an interview to obtain primary data that supports the base model for the organization. This data is further analyzed comparatively, allowing us to identify points to work on and implementation strategies that should propel the organization towards the more complete model expected for the organization. First you will find a theoretical framework, followed by the presentation of the methodology used. Then, the presentation and discussion of the results, including the proposed models and development strategies. And finally, the main conclusions, with relevant implications for RE and other organizations seeking innovation and efficiency through the implementation of DT. The adaptation of the model to the specific reality of the company can contribute to the creation of an environment conducive to innovation, taking into account the organizational mindset and its capabilities and limitations.Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Maria Mendes2024-01-19T11:45:14Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24564TID:203472519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:45.091626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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