Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carlos Alberto Alves
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1905
Resumo: A Avaliação de Desempenho é geralmente considerada pelas hierarquias e empregados das organizações como das áreas mais conflituosas e complicadas da Gestão de Pessoal. Fazendo um balanço das teorias e práticas da Avaliação de Desempenho e assumindo-a como fundamental para a organização e carreira dos empregados, o autor defende a transformação das clássicas Avaliações de Desempenho em práticas de Avaliação de Desenvolvimento. Esta mudança de perspectiva é enquadrada nas evoluções mais recentes das Teorias Gerais do «Management» e da Psicologia Organizacional e no pressuposto desejado, e eventualmente utópico, de que o «Desenvolvimento da Organização passa pelo Desenvolvimento dos seus Empregados e o Desenvolvimento destes pelo da Organização)). As propostas defendidas pelo autor assentam essencialmente nos dados empíricos encontrados pelas Teorias da Motivação, os quais se repercutem aos níveis da filosofia, objectivos, estruturas e processo dum Sistema de Avaliação de Desempenho. ------ ABSTRACT ------ Managers and employees evaluate Performance Appraisal as one of the most difficult and confiictous field of Personel Management. Proceeding to a global review of Performance Appraisal theories and practices and claiming it as essential to the organization and employee career, the author supports the transformation of the classical Performance Appraisal into Development Appraisal practices. This change is framed on the more recent evolutions of Organizational Psychology and General Theories of Management and on the desired, even if visionary, assumption that the «Organizationa1 Development depends on Employees Development and vice-versa)). Author’s proposals are based on empiricai data of Motivation Theories with consequences on principles, goals, structure and processes of any Development Appraisal System.
id RCAP_ce944a6d6a72436f53bef26b7a3db858
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimentoA Avaliação de Desempenho é geralmente considerada pelas hierarquias e empregados das organizações como das áreas mais conflituosas e complicadas da Gestão de Pessoal. Fazendo um balanço das teorias e práticas da Avaliação de Desempenho e assumindo-a como fundamental para a organização e carreira dos empregados, o autor defende a transformação das clássicas Avaliações de Desempenho em práticas de Avaliação de Desenvolvimento. Esta mudança de perspectiva é enquadrada nas evoluções mais recentes das Teorias Gerais do «Management» e da Psicologia Organizacional e no pressuposto desejado, e eventualmente utópico, de que o «Desenvolvimento da Organização passa pelo Desenvolvimento dos seus Empregados e o Desenvolvimento destes pelo da Organização)). As propostas defendidas pelo autor assentam essencialmente nos dados empíricos encontrados pelas Teorias da Motivação, os quais se repercutem aos níveis da filosofia, objectivos, estruturas e processo dum Sistema de Avaliação de Desempenho. ------ ABSTRACT ------ Managers and employees evaluate Performance Appraisal as one of the most difficult and confiictous field of Personel Management. Proceeding to a global review of Performance Appraisal theories and practices and claiming it as essential to the organization and employee career, the author supports the transformation of the classical Performance Appraisal into Development Appraisal practices. This change is framed on the more recent evolutions of Organizational Psychology and General Theories of Management and on the desired, even if visionary, assumption that the «Organizationa1 Development depends on Employees Development and vice-versa)). Author’s proposals are based on empiricai data of Motivation Theories with consequences on principles, goals, structure and processes of any Development Appraisal System.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMarques, Carlos Alberto Alves2012-12-28T18:58:20Z1992-01-01T00:00:00Z1992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1905porAnálise Psicológica, 10 (3), 297-3020870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:56.767930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
title Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
spellingShingle Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
Marques, Carlos Alberto Alves
title_short Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
title_full Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
title_fullStr Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
title_full_unstemmed Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
title_sort Da avaliação de desempenho a avaliação de desenvolvimento
author Marques, Carlos Alberto Alves
author_facet Marques, Carlos Alberto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto Alves
description A Avaliação de Desempenho é geralmente considerada pelas hierarquias e empregados das organizações como das áreas mais conflituosas e complicadas da Gestão de Pessoal. Fazendo um balanço das teorias e práticas da Avaliação de Desempenho e assumindo-a como fundamental para a organização e carreira dos empregados, o autor defende a transformação das clássicas Avaliações de Desempenho em práticas de Avaliação de Desenvolvimento. Esta mudança de perspectiva é enquadrada nas evoluções mais recentes das Teorias Gerais do «Management» e da Psicologia Organizacional e no pressuposto desejado, e eventualmente utópico, de que o «Desenvolvimento da Organização passa pelo Desenvolvimento dos seus Empregados e o Desenvolvimento destes pelo da Organização)). As propostas defendidas pelo autor assentam essencialmente nos dados empíricos encontrados pelas Teorias da Motivação, os quais se repercutem aos níveis da filosofia, objectivos, estruturas e processo dum Sistema de Avaliação de Desempenho. ------ ABSTRACT ------ Managers and employees evaluate Performance Appraisal as one of the most difficult and confiictous field of Personel Management. Proceeding to a global review of Performance Appraisal theories and practices and claiming it as essential to the organization and employee career, the author supports the transformation of the classical Performance Appraisal into Development Appraisal practices. This change is framed on the more recent evolutions of Organizational Psychology and General Theories of Management and on the desired, even if visionary, assumption that the «Organizationa1 Development depends on Employees Development and vice-versa)). Author’s proposals are based on empiricai data of Motivation Theories with consequences on principles, goals, structure and processes of any Development Appraisal System.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-01-01T00:00:00Z
1992-01-01T00:00:00Z
2012-12-28T18:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1905
url http://hdl.handle.net/10400.12/1905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 10 (3), 297-302
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130060437848064