Perceção do risco das embalagens de hortofrutícolas por parte dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rita Isabel de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3377
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade Aberta
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spelling Perceção do risco das embalagens de hortofrutícolas por parte dos consumidoresIndústria alimentarConsumo alimentarConsumidoresConfiança alimentarQualidade do produtoProdutos hortícolasFrutosEmbalagensDissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade AbertaAs escolhas alimentares são influenciadas por diversas mudanças, destacando-se entre outros, o envelhecimento da população, a evolução da tecnologia e a valorização económica do trabalho da mulher. O mercado dos produtos hortofrutícolas acompanhou estas evoluções, muito em parte, devido à embalagem, impulsionando a indústria alimentar. O presente estudo pretendeu avaliar a perceção do risco das embalagens de hortofrutícolas, por parte dos consumidores, concentrando-se na avaliação dos benefícios e preocupações face às embalagens de hortofrutícolas frescos inteiros e frescos pré-cortados prontos a consumir. Para o efeito, desenvolveram-se dois estudos dirigidos a consumidores: um estudo exploratório que procurou aferir sobre os benefícios e perigos referidos espontaneamente pelos inquiridos sobre os produtos em estudo, sendo que no segundo estudo, considerou-se a perceção do risco face aos produtos hortofrutícolas embalados inteiros e pré-cortados prontos a consumir. Os resultados da pesquisa indicaram, que o benefício mais valorizado para os produtos embalados de hortofrutícolas inteiros foi associado ao fator “qualidade”, enquanto para os produtos embalados de hortofrutícolas pré-cortados prontos a consumir, os benefícios mais destacados foram os associados ao fator “qualidade e segurança”, seguido do fator “conveniência”, sendo estas valorizações genericamente válidas para todos os grupos sociodemográficos. Em relação às preocupações dos produtos embalados de hortofrutícolas quer inteiros quer pré-cortados, a preocupação mais valorizada foi a “frescura artificial” relacionada com a contaminação química, sendo que esta preocupação foi genericamente válida para todos os grupos sociodemográficos. Os indivíduos com menor formação académica, os indivíduos que exerciam profissões menos diferenciadas, bem como os inquiridos de escalão etário mais elevado foram aqueles que apresentaram níveis mais elevados de preocupação para com os diferentes fatores de perigo associado às embalagens de hortofrutícolas quer inteiros quer cortados.Food choices are influenced by several changes, highlighting amongst others, the aging population, the evolution of technology and the economic value of women’s work. The fruit and vegetables market has accompanied these developments, mostly due to the packaging, boosting, in that manner, the food industry. The current study as allowed to evaluate the perception of risk that consumers face regarding the fruit and vegetables packaging, focusing on the evaluation of the benefits and concerns facing the packages of hole fresh fruits and vegetables over pre sliced ones, ready to consume. For this purpose two studies were developed aimed at consumers: the first one was exploratory with the objective of assess the benefits and dangers referred by the inquired about the products in study, and on the second one was considered the perception of the risk about the packaged entire and fresh-cut fruits and vegetables. The results of the research indicates the most valued benefits for packaged fruits and vegetables was related to the "quality" factor, meanwhile for the fresh-cut fruits and vegetables the most emphasized benefits was the "quality and security" factor, followed by the "convenience" factor, being this valuations generally valid to all sociodemographic groups. Relatively to the caution with the packaged entire and fresh-cut fruits and vegetables, the most valued caution was "artificial freshness", related with the chemical contamination assuming that this value is valid to all sociodemographic groups. The respondents with less academic formation, the ones with less differentiated professions, and the highest aged group, were the ones that revealed the highest levels of caution on the different risks associated to the packages of entire and fresh-cut fruits and vegetables.Moura, Ana Pinto deCunha, Luís MiguelRepositório AbertoFernandes, Rita Isabel de Carvalho2014-09-04T13:59:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3377TID:201138760porFernandes, Rita Isabel de Carvalho - Perceção do risco das embalagens de hortofrutícolas por parte dos consumidores [Em linha]. 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