Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, António
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Sérgio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22494
Resumo: As ondas de choque da Sociedade de Informação chegaram à Universidade e as plataformas tecnológicas impuseram-se como suportes fundamentais na transformação pedagógica e na gestão das várias dimensões de atuação das Instituições do Ensino Superior (IES). Estas plataformas recolhem um enorme volume de dados que progressivamente têm sido aproveitados para uma análise avançada e no suporte à tomada de decisão informada, nomeadamente através de sistemas de Learn Analytics (centrados em métricas que fornecem informação aos departamentos, professores e alunos sobre questões relacionadas com a organização e funcionamento dos cursos ou atividades de aprendizagem dos estudantes) e Academic Analytics (direcionados para o plano da gestão institucional, visando dotar os diretores e administradores de informação relativa às vertentes financeira, capital humano ou alocação de recursos, podendo ter também uma componente nacional ou internacional na comparação de sistemas). Neste trabalho, apresenta-se o estado da arte da utilização dos sistemas de Analytics na Educação, com exploração de casos práticos da sua aplicação, enfatizando-se os aspetos morfológicos desde o acesso e preparação dos dados até à partilha e tomada de decisão. Paralelamente, são exploradas questões relacionadas com aspetos éticos e implicações na organização e cultura das IES que decorrem da utilização destes sistemas.
id RCAP_ce9c6f29ff8ffbf3adbfd666d71dbe55
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do AnalyticsMorphological aspects of data processing in school management. The Analytics potentialAcademic analyticsEnsino superiorLearn analyticsHigher educationAs ondas de choque da Sociedade de Informação chegaram à Universidade e as plataformas tecnológicas impuseram-se como suportes fundamentais na transformação pedagógica e na gestão das várias dimensões de atuação das Instituições do Ensino Superior (IES). Estas plataformas recolhem um enorme volume de dados que progressivamente têm sido aproveitados para uma análise avançada e no suporte à tomada de decisão informada, nomeadamente através de sistemas de Learn Analytics (centrados em métricas que fornecem informação aos departamentos, professores e alunos sobre questões relacionadas com a organização e funcionamento dos cursos ou atividades de aprendizagem dos estudantes) e Academic Analytics (direcionados para o plano da gestão institucional, visando dotar os diretores e administradores de informação relativa às vertentes financeira, capital humano ou alocação de recursos, podendo ter também uma componente nacional ou internacional na comparação de sistemas). Neste trabalho, apresenta-se o estado da arte da utilização dos sistemas de Analytics na Educação, com exploração de casos práticos da sua aplicação, enfatizando-se os aspetos morfológicos desde o acesso e preparação dos dados até à partilha e tomada de decisão. Paralelamente, são exploradas questões relacionadas com aspetos éticos e implicações na organização e cultura das IES que decorrem da utilização destes sistemas.The shock waves of the Information Society have reached University and technology platforms have imposed themselves as key supports in the pedagogical transformation and management of the different dimensions of the performance of Higher Education Institutions (HEIs). These platforms collect a huge volume of data that has gradually been used for advanced analysis and as a support for informed decision making, in particular through the Learn Analytics systems (focusing on metrics that provide information to departments, teachers and students on issues related to the organization and functions of the courses or students learning activities) and Academic Analytics (directed for the planning of institutional management, to provide the directors and managers with information on financial aspects, human capital or allocation of resources, and may also have a national or international component in comparison of systems). In this paper, we present the state of the art of usage of the Analytics systems in education, with the analysis of practical cases of its implementation, with emphasis on the morphological aspects from access and data preparation to sharing and decision making. At the same time, issues related to ethical aspects are explored, as well as the implications in the organization and culture of HEIs that result from the use of these systems.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndrade, AntónioFerreira, Sérgio André2017-07-12T10:08:50Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22494porANDRADE, António; FERREIRA, Sérgio André - Aspetos Morfológicos do Tratamento de dados na Gestão Escolar: O Potencial do Analytics. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 16 (2016), p. 289-3161645-400610.34632/investigacaoeducacional.2016.3430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:30.471876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
Morphological aspects of data processing in school management. The Analytics potential
title Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
spellingShingle Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
Andrade, António
Academic analytics
Ensino superior
Learn analytics
Higher education
title_short Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
title_full Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
title_fullStr Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
title_full_unstemmed Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
title_sort Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
author Andrade, António
author_facet Andrade, António
Ferreira, Sérgio André
author_role author
author2 Ferreira, Sérgio André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, António
Ferreira, Sérgio André
dc.subject.por.fl_str_mv Academic analytics
Ensino superior
Learn analytics
Higher education
topic Academic analytics
Ensino superior
Learn analytics
Higher education
description As ondas de choque da Sociedade de Informação chegaram à Universidade e as plataformas tecnológicas impuseram-se como suportes fundamentais na transformação pedagógica e na gestão das várias dimensões de atuação das Instituições do Ensino Superior (IES). Estas plataformas recolhem um enorme volume de dados que progressivamente têm sido aproveitados para uma análise avançada e no suporte à tomada de decisão informada, nomeadamente através de sistemas de Learn Analytics (centrados em métricas que fornecem informação aos departamentos, professores e alunos sobre questões relacionadas com a organização e funcionamento dos cursos ou atividades de aprendizagem dos estudantes) e Academic Analytics (direcionados para o plano da gestão institucional, visando dotar os diretores e administradores de informação relativa às vertentes financeira, capital humano ou alocação de recursos, podendo ter também uma componente nacional ou internacional na comparação de sistemas). Neste trabalho, apresenta-se o estado da arte da utilização dos sistemas de Analytics na Educação, com exploração de casos práticos da sua aplicação, enfatizando-se os aspetos morfológicos desde o acesso e preparação dos dados até à partilha e tomada de decisão. Paralelamente, são exploradas questões relacionadas com aspetos éticos e implicações na organização e cultura das IES que decorrem da utilização destes sistemas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-07-12T10:08:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22494
url http://hdl.handle.net/10400.14/22494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANDRADE, António; FERREIRA, Sérgio André - Aspetos Morfológicos do Tratamento de dados na Gestão Escolar: O Potencial do Analytics. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 16 (2016), p. 289-316
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2016.3430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131876016783360