Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19717
Resumo: O tema desta dissertação consiste em desenvolver um modelo matemático de otimização e analisar o seu impacto num problema real aplicado a rotas de camiões. Quanto à metodologia adotada, recolheu-se os dados disponibilizados pela empresa Metalogalva no sentido de apurar da maneira mais eficaz os valores reais para conseguir obter resultados expressivos. Após levantamento dos dados é necessário incorporar as diversas variáveis que compõem o problema real em análise. Isto é, o número de clientes, sua localização, custo de transporte e as janelas temporais afetas aos clientes. De modo a proceder a este estudo, foi adotada uma formulação matemática onde foram definidos todos os parâmetros que englobam um VRPTW (Vehicle Routing Problem with Time Windows). O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a utilização de este modelo traz grandes vantagens à empresa, diminuindo o custo de transporte em 35% tendo em conta a média atual da empresa caso de estudo. Ainda, pode ajudar a empresa a tomar uma decisão no futuro para a implementação de um software para gestão e otimização de rotas.
id RCAP_ce9dce84296410dfafe4ff779700ef46
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windowsOtimizaçãoVRPJanelas temporaisRoteamento de veículosMétodos exatosOtimisationVehicle Routing ProblemTime windowsExact methodsO tema desta dissertação consiste em desenvolver um modelo matemático de otimização e analisar o seu impacto num problema real aplicado a rotas de camiões. Quanto à metodologia adotada, recolheu-se os dados disponibilizados pela empresa Metalogalva no sentido de apurar da maneira mais eficaz os valores reais para conseguir obter resultados expressivos. Após levantamento dos dados é necessário incorporar as diversas variáveis que compõem o problema real em análise. Isto é, o número de clientes, sua localização, custo de transporte e as janelas temporais afetas aos clientes. De modo a proceder a este estudo, foi adotada uma formulação matemática onde foram definidos todos os parâmetros que englobam um VRPTW (Vehicle Routing Problem with Time Windows). O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a utilização de este modelo traz grandes vantagens à empresa, diminuindo o custo de transporte em 35% tendo em conta a média atual da empresa caso de estudo. Ainda, pode ajudar a empresa a tomar uma decisão no futuro para a implementação de um software para gestão e otimização de rotas.The subject of this dissertation consists in developing a mathematical optimisation model and analysing its impact on a real problem applied to truck routing. For the methodology adopted, it was retrieved the data put available by the company Metalogalva so that the data correspond to the reality and so that the result shave the best reliability. In order to carry out this study and after surveying the problem it is necessary to incorporate the various variables that make up the real problem under analysis. That is, the number of customers, their location, transport costs and the time windows allocated to customers. In order to proceed with this study, a mathematical formulation was adopted in which all the parameters that comprise a VRPTW (Vehicle Routing Problem with Time Windows) were defined. The problem was formulated to be used as a MIP (Mixed integer programming) program. It was concluded that the use of this model brings great advantages to the company, decreasing the transport cost by 35% considering the current average of the case study company. Still, it can help the company to make a decision in the future to implement a software for route management and optimisation.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da2022-11-19T01:31:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19717TID:203215036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T01:46:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:47.462064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
title Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
spellingShingle Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
Cunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da
Otimização
VRP
Janelas temporais
Roteamento de veículos
Métodos exatos
Otimisation
Vehicle Routing Problem
Time windows
Exact methods
title_short Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
title_full Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
title_fullStr Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
title_full_unstemmed Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
title_sort Simulated annealing aplicado a um problema de roteamento real do tipo vehicle routing problem with time windows
author Cunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da
author_facet Cunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Ribeiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Gonçalo Delindro Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização
VRP
Janelas temporais
Roteamento de veículos
Métodos exatos
Otimisation
Vehicle Routing Problem
Time windows
Exact methods
topic Otimização
VRP
Janelas temporais
Roteamento de veículos
Métodos exatos
Otimisation
Vehicle Routing Problem
Time windows
Exact methods
description O tema desta dissertação consiste em desenvolver um modelo matemático de otimização e analisar o seu impacto num problema real aplicado a rotas de camiões. Quanto à metodologia adotada, recolheu-se os dados disponibilizados pela empresa Metalogalva no sentido de apurar da maneira mais eficaz os valores reais para conseguir obter resultados expressivos. Após levantamento dos dados é necessário incorporar as diversas variáveis que compõem o problema real em análise. Isto é, o número de clientes, sua localização, custo de transporte e as janelas temporais afetas aos clientes. De modo a proceder a este estudo, foi adotada uma formulação matemática onde foram definidos todos os parâmetros que englobam um VRPTW (Vehicle Routing Problem with Time Windows). O problema foi formulado para ser usado como um programa MIP (Mixed integer programming). Foi concluído que a utilização de este modelo traz grandes vantagens à empresa, diminuindo o custo de transporte em 35% tendo em conta a média atual da empresa caso de estudo. Ainda, pode ajudar a empresa a tomar uma decisão no futuro para a implementação de um software para gestão e otimização de rotas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-11-19T01:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19717
TID:203215036
url http://hdl.handle.net/10400.22/19717
identifier_str_mv TID:203215036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131485664444416