O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rita Cassilda Alonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20737
Resumo: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.
id RCAP_cea0365c86bfcaa684291b02f4656341
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundárioCanto líricoInterpretaçãoContextualização de personagemStanislávskiEnsinoLyric singingInterpretationBackground informationTeachingO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.This Supervised Teaching Practice Report presents all the activities developed at Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga during the academic year 2021/2022, in the context of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. The report is divided in tree chapters. Firstly, is presented a characterization of the institution where the internship took place, providing its historical and organizational contextualization, according to its structuring documents. In the second chapter, is presented the entire educational practice process, contemplating its organization, observations, and lesson plans during the academic year. The third chapter presents the Intervention Project, which seeks to answer the need of providing high school singing students with resources to develop their interpretation capacities, by unifying a global knowledge of the character that they are performing, with their personal experiences and corporal awareness. With this purpose in mind, we are going to use a practical approach of some notions of the Stanislavski method.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFernandes, Inês SofiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Rita Cassilda Alonso2022-07-28T17:32:14Z2022-06-282022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20737TID:203044479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:50.047133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
title O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
spellingShingle O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
Duarte, Rita Cassilda Alonso
Canto lírico
Interpretação
Contextualização de personagem
Stanislávski
Ensino
Lyric singing
Interpretation
Background information
Teaching
title_short O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
title_full O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
title_fullStr O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
title_full_unstemmed O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
title_sort O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
author Duarte, Rita Cassilda Alonso
author_facet Duarte, Rita Cassilda Alonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Fernandes, Inês Sofia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rita Cassilda Alonso
dc.subject.por.fl_str_mv Canto lírico
Interpretação
Contextualização de personagem
Stanislávski
Ensino
Lyric singing
Interpretation
Background information
Teaching
topic Canto lírico
Interpretação
Contextualização de personagem
Stanislávski
Ensino
Lyric singing
Interpretation
Background information
Teaching
description O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T17:32:14Z
2022-06-28
2022-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20737
TID:203044479
url http://hdl.handle.net/10400.22/20737
identifier_str_mv TID:203044479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131496402911232