O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20737 |
Resumo: | O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski. |
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O método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundárioCanto líricoInterpretaçãoContextualização de personagemStanislávskiEnsinoLyric singingInterpretationBackground informationTeachingO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski.This Supervised Teaching Practice Report presents all the activities developed at Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga during the academic year 2021/2022, in the context of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. The report is divided in tree chapters. Firstly, is presented a characterization of the institution where the internship took place, providing its historical and organizational contextualization, according to its structuring documents. In the second chapter, is presented the entire educational practice process, contemplating its organization, observations, and lesson plans during the academic year. The third chapter presents the Intervention Project, which seeks to answer the need of providing high school singing students with resources to develop their interpretation capacities, by unifying a global knowledge of the character that they are performing, with their personal experiences and corporal awareness. With this purpose in mind, we are going to use a practical approach of some notions of the Stanislavski method.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaFernandes, Inês SofiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Rita Cassilda Alonso2022-07-28T17:32:14Z2022-06-282022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20737TID:203044479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:50.047133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório dispõe de três capítulos. Inicia com uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de intervenção, o qual procura responder à necessidade de dar recursos interpretativos aos alunos de canto do ensino secundário, para que os mesmos possam desenvolver as suas capacidades interpretativas desde o conhecimento integral da personagem que interpretam, aliado às suas próprias experiências pessoais e consciência corporal, utilizando uma abordagem prática e constante de alguns recursos do método de Stanislávski. |
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