Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395 |
Resumo: | Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional. |
id |
RCAP_cea7133688fa11f1b5b026330bf1b996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's DegreeFormação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Mestrado em Informática EducacionalEste artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.Universidade Católica Portuguesa2013-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 13 (2013): Gestão e organização escolar; 195-2342182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.n13reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395/3292Direitos de Autor (c) 2013 José Lagartohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLagarto, José2022-05-24T16:54:52Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:54.984286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree Formação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Mestrado em Informática Educacional |
title |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
spellingShingle |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree Lagarto, José |
title_short |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
title_full |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
title_fullStr |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
title_full_unstemmed |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
title_sort |
Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree |
author |
Lagarto, José |
author_facet |
Lagarto, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lagarto, José |
description |
Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395/3292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2013 José Lagarto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2013 José Lagarto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 13 (2013): Gestão e organização escolar; 195-234 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2013.n13 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129851674755072 |