Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395
Resumo: Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
id RCAP_cea7133688fa11f1b5b026330bf1b996
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's DegreeFormação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Mestrado em Informática EducacionalEste artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.Universidade Católica Portuguesa2013-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 13 (2013): Gestão e organização escolar; 195-2342182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.n13reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395/3292Direitos de Autor (c) 2013 José Lagartohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLagarto, José2022-05-24T16:54:52Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:54.984286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
Formação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Mestrado em Informática Educacional
title Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
spellingShingle Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
Lagarto, José
title_short Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
title_full Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
title_fullStr Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
title_full_unstemmed Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
title_sort Teacher training in distance learning. The experience of the Universidade Católica Portuguesa (UCP - (Portuguese Catholic University) in the Educational Informatics Master's Degree
author Lagarto, José
author_facet Lagarto, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagarto, José
description Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3395/3292
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 José Lagarto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 José Lagarto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 13 (2013): Gestão e organização escolar; 195-234
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2013.n13
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129851674755072