The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394 |
Resumo: | Objetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão. Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior. |
id |
UNIRIO-2_ca2cdb13c085d4a10038ce2a45065510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3394 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programsEducação de Pós-GraduaçãoEducação ProfissionalizanteAvaliação EducacionalPrática ProfissionalPolítica de Educação Superior.Educação de Pós-GraduaçãoObjetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão. Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresReflexão Teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/339410.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1313-13202175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_621https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_646Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Claudia Mara de MeloQueiroz, Paulo Pires de2014-10-01T19:21:41Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3394Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-10-01T19:21:41Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
title |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
spellingShingle |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs Tavares, Claudia Mara de Melo Educação de Pós-Graduação Educação Profissionalizante Avaliação Educacional Prática Profissional Política de Educação Superior. Educação de Pós-Graduação |
title_short |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
title_full |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
title_fullStr |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
title_full_unstemmed |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
title_sort |
The pedagogical training of students in professional master’s degree programs |
author |
Tavares, Claudia Mara de Melo |
author_facet |
Tavares, Claudia Mara de Melo Queiroz, Paulo Pires de |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Paulo Pires de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Claudia Mara de Melo Queiroz, Paulo Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pós-Graduação Educação Profissionalizante Avaliação Educacional Prática Profissional Política de Educação Superior. Educação de Pós-Graduação |
topic |
Educação de Pós-Graduação Educação Profissionalizante Avaliação Educacional Prática Profissional Política de Educação Superior. Educação de Pós-Graduação |
description |
Objetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão. Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Reflexão Teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_621 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1313-1320 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1313-1320 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1313-1320 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218878825988096 |