The pedagogical training of students in professional master’s degree programs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Claudia Mara de Melo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Queiroz, Paulo Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394
Resumo: Objetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão.  Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior.
id UNIRIO-2_ca2cdb13c085d4a10038ce2a45065510
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3394
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The pedagogical training of students in professional master’s degree programsEducação de Pós-GraduaçãoEducação ProfissionalizanteAvaliação EducacionalPrática ProfissionalPolítica de Educação Superior.Educação de Pós-GraduaçãoObjetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão.  Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresReflexão Teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/339410.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1313-1320Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1313-13202175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_621https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_646Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Claudia Mara de MeloQueiroz, Paulo Pires de2014-10-01T19:21:41Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3394Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-10-01T19:21:41Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
title The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
spellingShingle The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
Tavares, Claudia Mara de Melo
Educação de Pós-Graduação
Educação Profissionalizante
Avaliação Educacional
Prática Profissional
Política de Educação Superior.
Educação de Pós-Graduação
title_short The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
title_full The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
title_fullStr The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
title_full_unstemmed The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
title_sort The pedagogical training of students in professional master’s degree programs
author Tavares, Claudia Mara de Melo
author_facet Tavares, Claudia Mara de Melo
Queiroz, Paulo Pires de
author_role author
author2 Queiroz, Paulo Pires de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Claudia Mara de Melo
Queiroz, Paulo Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pós-Graduação
Educação Profissionalizante
Avaliação Educacional
Prática Profissional
Política de Educação Superior.
Educação de Pós-Graduação
topic Educação de Pós-Graduação
Educação Profissionalizante
Avaliação Educacional
Prática Profissional
Política de Educação Superior.
Educação de Pós-Graduação
description Objetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão.  Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Reflexão Teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_621
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394/pdf_646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1313-1320
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1313-1320
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1313-1320
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218878825988096