Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10116
Resumo: No âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas.
id RCAP_ceb49d1a0cb283205d0d125f2d7d89bd
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimentoEducação especialIntervenção precoceAtraso global de desenvolvimentoCriançasTransiçãoPré-escolarPrimeiro cicloSpecial educationEarly interventionGlobal development delayChildrenPre-schoolPrimary schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas.Within the scope of the master's degree in Special Education, in the area of Early Intervention, this research work is carried out, which has the general objective of knowing the perception of childhood educators and teachers of the 1st cycle of basic education, about the transition of children with Global Development Delay, from pre-school to the primary school. It is a qualitative study, whose data were collected through semi-structured interviews, with four kindergarten teachers and two first cycle teachers, actors in the transition process. The conclusion of this study reflects the concern of these professionals, regarding the transition process of these children. There is a widespread opinion that this transition is difficult for many of them, which reveal difficulties in adapting, anguish and much anxiety. In this sense, the data indicate that the participants also assume responsibility for their practices, identifying some causes of the existing difficulties. Issues such as the differences in physical spaces between pre-school and primary school, lack of efficient management by the administrations, curricular options and little articulation between cycles, are some of the reasons indicated by the difficulties encountered.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaReis, Rita Costa2021-07-21T10:51:24Z2021-06-302021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10116TID:202980596pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:52.735484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
title Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
spellingShingle Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
Reis, Rita Costa
Educação especial
Intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Crianças
Transição
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Special education
Early intervention
Global development delay
Children
Pre-school
Primary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
title_full Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
title_fullStr Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
title_full_unstemmed Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
title_sort Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
author Reis, Rita Costa
author_facet Reis, Rita Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rita Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Crianças
Transição
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Special education
Early intervention
Global development delay
Children
Pre-school
Primary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação especial
Intervenção precoce
Atraso global de desenvolvimento
Crianças
Transição
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Special education
Early intervention
Global development delay
Children
Pre-school
Primary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T10:51:24Z
2021-06-30
2021-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10116
TID:202980596
url http://hdl.handle.net/10284/10116
identifier_str_mv TID:202980596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554302243176448