Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10116 |
Resumo: | No âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas. |
id |
RCAP_ceb49d1a0cb283205d0d125f2d7d89bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/10116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimentoEducação especialIntervenção precoceAtraso global de desenvolvimentoCriançasTransiçãoPré-escolarPrimeiro cicloSpecial educationEarly interventionGlobal development delayChildrenPre-schoolPrimary schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas.Within the scope of the master's degree in Special Education, in the area of Early Intervention, this research work is carried out, which has the general objective of knowing the perception of childhood educators and teachers of the 1st cycle of basic education, about the transition of children with Global Development Delay, from pre-school to the primary school. It is a qualitative study, whose data were collected through semi-structured interviews, with four kindergarten teachers and two first cycle teachers, actors in the transition process. The conclusion of this study reflects the concern of these professionals, regarding the transition process of these children. There is a widespread opinion that this transition is difficult for many of them, which reveal difficulties in adapting, anguish and much anxiety. In this sense, the data indicate that the participants also assume responsibility for their practices, identifying some causes of the existing difficulties. Issues such as the differences in physical spaces between pre-school and primary school, lack of efficient management by the administrations, curricular options and little articulation between cycles, are some of the reasons indicated by the difficulties encountered.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaReis, Rita Costa2021-07-21T10:51:24Z2021-06-302021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10116TID:202980596pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:52.735484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
title |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
spellingShingle |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento Reis, Rita Costa Educação especial Intervenção precoce Atraso global de desenvolvimento Crianças Transição Pré-escolar Primeiro ciclo Special education Early intervention Global development delay Children Pre-school Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
title_full |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
title_fullStr |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
title_sort |
Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimento |
author |
Reis, Rita Costa |
author_facet |
Reis, Rita Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Fátima Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rita Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Intervenção precoce Atraso global de desenvolvimento Crianças Transição Pré-escolar Primeiro ciclo Special education Early intervention Global development delay Children Pre-school Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação especial Intervenção precoce Atraso global de desenvolvimento Crianças Transição Pré-escolar Primeiro ciclo Special education Early intervention Global development delay Children Pre-school Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T10:51:24Z 2021-06-30 2021-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/10116 TID:202980596 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/10116 |
identifier_str_mv |
TID:202980596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554302243176448 |