Implementação de sistemas anti-Unmanned Aerial Vehicles nos Esquadrões de Carros de Combate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, António Duarte de Oliveira Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50210
Resumo: Os Unmanned Aerial Vehicle (UAV) podem atuar de forma autónoma ou podem ser pilotados remotamente por um operador. Estes têm ao longo dos últimos anos sofridos constantes desenvolvimentos, a vários níveis, e podem ser utilizados para diversos fins. A nível militar podem realizar ações de reconhecimento, vigilância, aquisição de alvos e, mais recentemente, foram desenvolvidos modelos com cargas explosivas que podem servir mesmo como munição. As forças militares, cada vez mais, recorrem aos sistemas Unmanned Aerial Vehicle para poderem ter melhor desempenho no campo de batalha como tem sido visível nos mais recentes conflitos, mais concretamente entre a Ucrânia e a Rússia e entre a Arménia e o Azerbaijão (2020). Nestes conflitos os Carros de Combate foram alguns dos alvos prioritários para as forças que utilizam este tipo de sistemas, que se mostraram bastante eficazes contra viaturas blindadas, o que faz com que os sistemas Unmanned Aerial Vehicle sejam uma das principais ameaças às operações realizadas pelas unidades de Carros de Combate no campo de batalha. Vários Exércitos, a nível mundial, começaram a realizar investigações e a implementar nas suas unidades sistemas os anti-Unmanned Aerial Vehicle que melhor se adequam às necessidades no campo de batalha, de forma a conseguirem detetar, identificar e neutralizar este tipo de ameaças. Com a realização deste Trabalho de Investigação Aplicada o objetivo foi compreender de que forma podem se podem integrar os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle nos Esquadrões de Carros de Combate. De forma a atingir este objetivo foi realizada uma revisão de literatura sobre a temática dos Esquadrões de Carros de Combate no Exército Português e sobre os sistemas Unmanned Aerial Vehicle, nomeadamente quanto à sua aplicabilidade no campo de batalha, e por fim foram abordados os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle de forma a perceber a sua forma de atuação e os tipos de sistemas existentes. Foram realizadas entrevistas a militares da classe de Oficiais do Exército Português, que de certa forma se encontravam ligados à temática abordada nesta investigação, que ajudaram a perceber de que forma os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle seriam importantes nos Esquadrões de Carros de Combate e de que forma este poderiam ser integrados nestas unidades. v Face ao exposto, foi possível concluir que existem três formas de implementar estes sistemas num Esquadrão de Carros de Combate, sendo estas a criação de uma subunidade específica para lidar com as ameaças Unmanned Aerial Vehicle, a implementação de sistemas capazes de fazer frente a estas ameaças no próprio Carro de Combate e, por fim, a designação de militares para serem equipados com armamento individual específico que tenha capacidade de neutralizar sistemas Unmanned Aerial Vehicle.
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As forças militares, cada vez mais, recorrem aos sistemas Unmanned Aerial Vehicle para poderem ter melhor desempenho no campo de batalha como tem sido visível nos mais recentes conflitos, mais concretamente entre a Ucrânia e a Rússia e entre a Arménia e o Azerbaijão (2020). Nestes conflitos os Carros de Combate foram alguns dos alvos prioritários para as forças que utilizam este tipo de sistemas, que se mostraram bastante eficazes contra viaturas blindadas, o que faz com que os sistemas Unmanned Aerial Vehicle sejam uma das principais ameaças às operações realizadas pelas unidades de Carros de Combate no campo de batalha. Vários Exércitos, a nível mundial, começaram a realizar investigações e a implementar nas suas unidades sistemas os anti-Unmanned Aerial Vehicle que melhor se adequam às necessidades no campo de batalha, de forma a conseguirem detetar, identificar e neutralizar este tipo de ameaças. Com a realização deste Trabalho de Investigação Aplicada o objetivo foi compreender de que forma podem se podem integrar os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle nos Esquadrões de Carros de Combate. De forma a atingir este objetivo foi realizada uma revisão de literatura sobre a temática dos Esquadrões de Carros de Combate no Exército Português e sobre os sistemas Unmanned Aerial Vehicle, nomeadamente quanto à sua aplicabilidade no campo de batalha, e por fim foram abordados os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle de forma a perceber a sua forma de atuação e os tipos de sistemas existentes. Foram realizadas entrevistas a militares da classe de Oficiais do Exército Português, que de certa forma se encontravam ligados à temática abordada nesta investigação, que ajudaram a perceber de que forma os sistemas anti- Unmanned Aerial Vehicle seriam importantes nos Esquadrões de Carros de Combate e de que forma este poderiam ser integrados nestas unidades. v Face ao exposto, foi possível concluir que existem três formas de implementar estes sistemas num Esquadrão de Carros de Combate, sendo estas a criação de uma subunidade específica para lidar com as ameaças Unmanned Aerial Vehicle, a implementação de sistemas capazes de fazer frente a estas ameaças no próprio Carro de Combate e, por fim, a designação de militares para serem equipados com armamento individual específico que tenha capacidade de neutralizar sistemas Unmanned Aerial Vehicle.Unmanned Aerial Vehicles (UAV) can act autonomously or can be remotely piloted by an operator. Over the last few years they have undergone constant development at various levels and can be used for various purposes. At the military level, they can perform reconnaissance, surveillance, target acquisition, and, more recently, models with explosive charges that can even serve as ammunition have been developed. More and more military forces are turning to Unmanned Aerial Vehicle systems in order to have a better performance on the battlefield, as has been visible in the most recent conflicts, more specifically between Ukraine and Russia and between Armenia and Azerbaijan. In these conflicts the Fighting Vehicles were some of the priority targets for the forces using these types of systems, which proved to be very effective against armored vehicles, which makes Unmanned Aerial Vehicle systems one of the main threats to the operations carried out by the Fighting Vehicle units on the battlefield. Therefore, several armies around the world have begun to conduct research and implement in their units anti- Unmanned Aerial Vehicle systems that best suit the needs of the battlefield, in order to be able to detect, identify and neutralize this type of threat. The objective of this Applied Research Work was to understand how anti- Unmanned Aerial Vehicle systems can be integrated in the Combat Car Squadrons. In order to achieve this objective a literature review was conducted on the subject of Combat Car Squadrons in the Portuguese Army and on Unmanned Aerial Vehicle systems, namely their applicability in the battlefield. We also conducted interviews with military officers of the Portuguese Army, which were somehow related to the theme addressed in this research, which helped to understand how important anti- Unmanned Aerial Vehicle systems would be in the Combat Car Squadrons and how they could be integrated in these units. In light of the above, it was possible to conclude that there are three ways to implement these systems in a Combat Car Squadron: the creation of a specific subunit to deal with Unmanned Aerial Vehicle threats, the implementation of systems capable of countering these threats in the Combat Car itself and, finally, the designation of military personnel to be equipped with specific individual weapons capable of neutralizing Unmanned Aerial Vehicle systems.Serrano, Paulo Jorge da Silva GonçalvesSilva, José Silvestre Serra daRepositório ComumPinheiro, António Duarte de Oliveira Dias2024-03-12T11:37:00Z2023-09-222023-09-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50210TID:203377737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-21T12:13:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-21T12:13:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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