Contributo para design de moda sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6715 |
Resumo: | Pretende-se com esta dissertação efetuar uma abordagem mais conceptual do design de moda, evidenciando o papel do designer para a sustentabilidade no mundo da moda e, ainda, como este se manifesta na contemporaneidade. Um dos principais problemas mundiais, em termos de sustentabilidade, é a existência de desperdícios provenientes das indústrias têxteis e do vestuário, que se transformam em resíduos se não forem reutilizados. Dada a dimensão do problema, assiste-se, assim, a uma tendência crescente para a incorporação dos desperdícios têxteis em novos produtos, reduzindo os resíduos. E isto é, claramente, um grande desafio para os designers de moda. E foi também a ideia impulsionadora desta dissertação. A leitura e tratamento da bibliografia permitiu um conhecimento alargado da temática da sustentabilidade, em termos gerais e, em particular, na área da moda, indústrias têxteis e do vestuário. Acrescentou-se a este conhecimento a análise de casos de produtos de moda sustentáveis. Como contributo desta dissertação para uma prova de conceito da temática em estudo, procurou-se desenvolver um produto (acessório de moda) com características sustentáveis, com base em desperdícios têxteis, ou seja, materiais descartados e recuperados de unidades fabris em Portugal. Utilizaram-se dois tipos de desperdícios completamente distintos, têxteis automotivos e aparas (pó) de pele natural. Com este último visou-se a obtenção de um material resistente e inovador, produzido e testado em laboratório. Cada material foi colocado no produto, estrategicamente no seu devido lugar, de modo a integrar as componentes estética e funcional. Por outro lado e seguindo a mesma filosofia, pretendeu-se igualmente a criação de um acessório de moda com características modulares para uma adaptação às várias fases do dia-a-dia do consumidor. Com o estudo teórico efetuado e a execução deste produto como prova de conceito foi possível contribuir para a demonstração do precioso trabalho que os designers de moda vêm fazendo na interligação da estética com a funcionalidade, numa lógica sustentável, favorecendo a redução dos resíduos através da reutilização dos desperdícios têxteis. |
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Contributo para design de moda sustentávelReaproveitamento de materiais para acessórios de modaAcessórios de ModaDesign de ModaDesperdícios TêxteisInovaçãoModularidadeSustentabilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaPretende-se com esta dissertação efetuar uma abordagem mais conceptual do design de moda, evidenciando o papel do designer para a sustentabilidade no mundo da moda e, ainda, como este se manifesta na contemporaneidade. Um dos principais problemas mundiais, em termos de sustentabilidade, é a existência de desperdícios provenientes das indústrias têxteis e do vestuário, que se transformam em resíduos se não forem reutilizados. Dada a dimensão do problema, assiste-se, assim, a uma tendência crescente para a incorporação dos desperdícios têxteis em novos produtos, reduzindo os resíduos. E isto é, claramente, um grande desafio para os designers de moda. E foi também a ideia impulsionadora desta dissertação. A leitura e tratamento da bibliografia permitiu um conhecimento alargado da temática da sustentabilidade, em termos gerais e, em particular, na área da moda, indústrias têxteis e do vestuário. Acrescentou-se a este conhecimento a análise de casos de produtos de moda sustentáveis. Como contributo desta dissertação para uma prova de conceito da temática em estudo, procurou-se desenvolver um produto (acessório de moda) com características sustentáveis, com base em desperdícios têxteis, ou seja, materiais descartados e recuperados de unidades fabris em Portugal. Utilizaram-se dois tipos de desperdícios completamente distintos, têxteis automotivos e aparas (pó) de pele natural. Com este último visou-se a obtenção de um material resistente e inovador, produzido e testado em laboratório. Cada material foi colocado no produto, estrategicamente no seu devido lugar, de modo a integrar as componentes estética e funcional. Por outro lado e seguindo a mesma filosofia, pretendeu-se igualmente a criação de um acessório de moda com características modulares para uma adaptação às várias fases do dia-a-dia do consumidor. Com o estudo teórico efetuado e a execução deste produto como prova de conceito foi possível contribuir para a demonstração do precioso trabalho que os designers de moda vêm fazendo na interligação da estética com a funcionalidade, numa lógica sustentável, favorecendo a redução dos resíduos através da reutilização dos desperdícios têxteis.The aim of this dissertation was to make a conceptual approach to fashion design, such as highlighting the role of the designer with sustainability in the fashion world and how to manifest itself in contemporary times. One of the world's major sustainability issues is the existence of waste from the textile and clothing industries, which become waste if it is not reused. Given the scale of the problem, there is a growing trend towards the incorporation of textile waste into new products, reducing waste. And this is clearly a big challenge for fashion designers. And it was also the driving force behind this dissertation. The reading and treatment of the bibliography allowed a broad knowledge of the subject of sustainability, in general terms, and in particular in the area of fashion, textile and clothing industries. It was added to this knowledge the case analysis of sustainable fashion products. As a contribution of this dissertation to a concept's proof of the theme under study, we sought to develop a product (fashion accessory) with sustainable characteristics, based on textile waste, that is, materials discarded and recovered from manufacturing units in Portugal. Using two completely different types of residues, such as automobile fabrics and skin scrap (powder), to produce a resistant and innovative material. The latter sought to obtain a resistant and innovative material, produced and tested in the laboratory. Each material was placed in the product, strategically in its proper place, in order to integrate the aesthetic and functional components. On the other hand and following the same philosophy, it was also intended to create a fashion accessory with modular features for an adaptation to the various phases of the daytime of the consumer. With the theoretical study carried out and the execution of this product as concept's proof it was possible to contribute to the demonstration of the precious work that fashion designers have been doing in the interconnection of aesthetics with functionality, in a sustainable logic, favoring the reduction of waste through reuse of textile waste.Miguel, Rui Alberto LopesuBibliorumMonteiro, Bruna Filipa2019-01-07T11:44:20Z2017-11-102017-10-32017-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6715TID:202108104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:20:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:20:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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