A representação dos lugares no jogo online League of Legends
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12167 |
Resumo: | Os jogos online têm vindo a ganhar uma forte adesão social, conquistando indivíduos de diversas faixas etárias enquanto o convívio e as comunidades ditas tradicionais sofreram alterações significativas com o avanço tecnológico. O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender como surgem representados, no jogo online League of Legends, os primeiros, segundos e terceiros lugares, estudados pelo sociólogo Ray Oldenburg. A presente dissertação parte de uma observação realizada pela investigadora ao referido jogo e da análise de dados obtidos por inquérito por questionário, com o intuito de compreender como é que os jogadores percecionam este ambiente digital, tanto em termos sociais como gráficos. De acordo com os resultados obtidos, o terceiro lugar de Oldenburg é o que assume maior destaque no League of Legends, sendo que os indivíduos tendem a passar mais tempo online do que offline, dando importância ao convívio e ao sentido de comunidade. |
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A representação dos lugares no jogo online League of LegendsLeague of LegendsComunicação multimédia - Teses de mestradoInternetComunidades virtuaisJogos de computadorJogos de computador - Aspectos sociaisJogos de computador - GrafismoOs jogos online têm vindo a ganhar uma forte adesão social, conquistando indivíduos de diversas faixas etárias enquanto o convívio e as comunidades ditas tradicionais sofreram alterações significativas com o avanço tecnológico. O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender como surgem representados, no jogo online League of Legends, os primeiros, segundos e terceiros lugares, estudados pelo sociólogo Ray Oldenburg. A presente dissertação parte de uma observação realizada pela investigadora ao referido jogo e da análise de dados obtidos por inquérito por questionário, com o intuito de compreender como é que os jogadores percecionam este ambiente digital, tanto em termos sociais como gráficos. De acordo com os resultados obtidos, o terceiro lugar de Oldenburg é o que assume maior destaque no League of Legends, sendo que os indivíduos tendem a passar mais tempo online do que offline, dando importância ao convívio e ao sentido de comunidade.Online games have been gaining a strong social membership, earning individuals of different ages, while conviviality and traditional communities suffered significant changes with technological evolution. The present research aims to understand how are represented, in online game League of Legends, the first, second and third places, studied by the sociologist Ray Oldenburg. This dissertation is the result of an observation made by the researcher to the mentioned game and the analysis of data obtained by questionnaire survey, in order to understand how the players perceive this digital environment, both in social and graphical terms. According to the obtained results, Oldenburg’s third places assume greater prominence in League of Legends, and individuals tend to spend more time online than offline, giving importance to the concept of conviviality and community.Universidade de Aveiro2014-04-24T14:53:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12167TID:201594684porSoares, Susana Alexandra Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:05Zoai:ria.ua.pt:10773/12167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:23.552849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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