A representação dos lugares no jogo online League of Legends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Susana Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12167
Resumo: Os jogos online têm vindo a ganhar uma forte adesão social, conquistando indivíduos de diversas faixas etárias enquanto o convívio e as comunidades ditas tradicionais sofreram alterações significativas com o avanço tecnológico. O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender como surgem representados, no jogo online League of Legends, os primeiros, segundos e terceiros lugares, estudados pelo sociólogo Ray Oldenburg. A presente dissertação parte de uma observação realizada pela investigadora ao referido jogo e da análise de dados obtidos por inquérito por questionário, com o intuito de compreender como é que os jogadores percecionam este ambiente digital, tanto em termos sociais como gráficos. De acordo com os resultados obtidos, o terceiro lugar de Oldenburg é o que assume maior destaque no League of Legends, sendo que os indivíduos tendem a passar mais tempo online do que offline, dando importância ao convívio e ao sentido de comunidade.
id RCAP_cee9e7112a045915b81998cf8622518d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação dos lugares no jogo online League of LegendsLeague of LegendsComunicação multimédia - Teses de mestradoInternetComunidades virtuaisJogos de computadorJogos de computador - Aspectos sociaisJogos de computador - GrafismoOs jogos online têm vindo a ganhar uma forte adesão social, conquistando indivíduos de diversas faixas etárias enquanto o convívio e as comunidades ditas tradicionais sofreram alterações significativas com o avanço tecnológico. O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender como surgem representados, no jogo online League of Legends, os primeiros, segundos e terceiros lugares, estudados pelo sociólogo Ray Oldenburg. A presente dissertação parte de uma observação realizada pela investigadora ao referido jogo e da análise de dados obtidos por inquérito por questionário, com o intuito de compreender como é que os jogadores percecionam este ambiente digital, tanto em termos sociais como gráficos. De acordo com os resultados obtidos, o terceiro lugar de Oldenburg é o que assume maior destaque no League of Legends, sendo que os indivíduos tendem a passar mais tempo online do que offline, dando importância ao convívio e ao sentido de comunidade.Online games have been gaining a strong social membership, earning individuals of different ages, while conviviality and traditional communities suffered significant changes with technological evolution. The present research aims to understand how are represented, in online game League of Legends, the first, second and third places, studied by the sociologist Ray Oldenburg. This dissertation is the result of an observation made by the researcher to the mentioned game and the analysis of data obtained by questionnaire survey, in order to understand how the players perceive this digital environment, both in social and graphical terms. According to the obtained results, Oldenburg’s third places assume greater prominence in League of Legends, and individuals tend to spend more time online than offline, giving importance to the concept of conviviality and community.Universidade de Aveiro2014-04-24T14:53:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12167TID:201594684porSoares, Susana Alexandra Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:05Zoai:ria.ua.pt:10773/12167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:23.552849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação dos lugares no jogo online League of Legends
title A representação dos lugares no jogo online League of Legends
spellingShingle A representação dos lugares no jogo online League of Legends
Soares, Susana Alexandra Gomes
League of Legends
Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Internet
Comunidades virtuais
Jogos de computador
Jogos de computador - Aspectos sociais
Jogos de computador - Grafismo
title_short A representação dos lugares no jogo online League of Legends
title_full A representação dos lugares no jogo online League of Legends
title_fullStr A representação dos lugares no jogo online League of Legends
title_full_unstemmed A representação dos lugares no jogo online League of Legends
title_sort A representação dos lugares no jogo online League of Legends
author Soares, Susana Alexandra Gomes
author_facet Soares, Susana Alexandra Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Susana Alexandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv League of Legends
Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Internet
Comunidades virtuais
Jogos de computador
Jogos de computador - Aspectos sociais
Jogos de computador - Grafismo
topic League of Legends
Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Internet
Comunidades virtuais
Jogos de computador
Jogos de computador - Aspectos sociais
Jogos de computador - Grafismo
description Os jogos online têm vindo a ganhar uma forte adesão social, conquistando indivíduos de diversas faixas etárias enquanto o convívio e as comunidades ditas tradicionais sofreram alterações significativas com o avanço tecnológico. O presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender como surgem representados, no jogo online League of Legends, os primeiros, segundos e terceiros lugares, estudados pelo sociólogo Ray Oldenburg. A presente dissertação parte de uma observação realizada pela investigadora ao referido jogo e da análise de dados obtidos por inquérito por questionário, com o intuito de compreender como é que os jogadores percecionam este ambiente digital, tanto em termos sociais como gráficos. De acordo com os resultados obtidos, o terceiro lugar de Oldenburg é o que assume maior destaque no League of Legends, sendo que os indivíduos tendem a passar mais tempo online do que offline, dando importância ao convívio e ao sentido de comunidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-04-24T14:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12167
TID:201594684
url http://hdl.handle.net/10773/12167
identifier_str_mv TID:201594684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137535132172288