Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1199 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio) |
id |
RCAP_cf160f7cf50fa69b036a6b5fc9c4eb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagensCurrículoEnsino Básico (1º ciclo)Ensino Pré-EscolarFormação de ProfessoresLeituraLiteratura InfantilPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio)O presente relatório resulta das actividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas. O estágio, ligado ao ensino, constitui a fase nuclear da preparação dos indivíduos para a prática pedagógica, porque proporciona a primeira oportunidade de contacto com todos os passos relativos à gestão curricular e com os diversos factores que condicionam a actividade dos professores, permitindo o desenvolvimento das competências necessárias para um bom desempenho profissional. Este documento inclui uma parte de enquadramento teórico, que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiaram as actividades de ordem mais prática, traduzindo a preocupação com todos os aspectos que cada educador deve ter em conta ao preparar a sua actuação; na segunda parte, são descritas e comentadas as actividades práticas desenvolvidas em termos de planificação, acção, avaliação e reflexão. Além disso, o presente documento aborda, com particular incidência, a temática do desenvolvimento da linguagem e da leitura, articuladas, principalmente, com a Literatura Infantil, dada a relevância das competências que ela desenvolve na transversalidade da aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.ABSTRACT: This report is a result of the activities that were created in the scope of the subject “Práticas Educativas Supervisionadas” (supervised educational practices). The internship, related to teaching, is a nuclear phase of an individual’s preparation for their pedagogical practices because its gives us our first opportunity of contacting with all the steps related to curricular management and with the diverse factors that influence a teacher’s activity, allowing the development of the necessary abilities for a good professional performance. This document includes a part of the theoretical framing which synthesizes the fundamentals on which were based the more practical activities, transmitting the preoccupation with the aspects and decisions that each teacher should have in mind when preparing their lessons; in its second part the practical activities carried out in terms of planning, action, evaluation and reflection are described and commented on. Furthermore, this document approach, with particular incidence, on the theme of language and reading development, articulated especially with children’s literature, given its relevance of the abilities that stand out in the crossing of learning and the children’s development as a whole.Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daRepositório da Universidade dos AçoresGoulart, Fábio Miguel da Silva2011-07-25T11:38:08Z2011-07-042011-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:50Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:05.029990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
title |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
spellingShingle |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens Goulart, Fábio Miguel da Silva Currículo Ensino Básico (1º ciclo) Ensino Pré-Escolar Formação de Professores Leitura Literatura Infantil Prática Educativa |
title_short |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
title_full |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
title_fullStr |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
title_sort |
Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens |
author |
Goulart, Fábio Miguel da Silva |
author_facet |
Goulart, Fábio Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Fábio Miguel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Básico (1º ciclo) Ensino Pré-Escolar Formação de Professores Leitura Literatura Infantil Prática Educativa |
topic |
Currículo Ensino Básico (1º ciclo) Ensino Pré-Escolar Formação de Professores Leitura Literatura Infantil Prática Educativa |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-25T11:38:08Z 2011-07-04 2011-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1199 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130685926014976 |