Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Fábio Miguel da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1199
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio)
id RCAP_cf160f7cf50fa69b036a6b5fc9c4eb27
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagensCurrículoEnsino Básico (1º ciclo)Ensino Pré-EscolarFormação de ProfessoresLeituraLiteratura InfantilPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio)O presente relatório resulta das actividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas. O estágio, ligado ao ensino, constitui a fase nuclear da preparação dos indivíduos para a prática pedagógica, porque proporciona a primeira oportunidade de contacto com todos os passos relativos à gestão curricular e com os diversos factores que condicionam a actividade dos professores, permitindo o desenvolvimento das competências necessárias para um bom desempenho profissional. Este documento inclui uma parte de enquadramento teórico, que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiaram as actividades de ordem mais prática, traduzindo a preocupação com todos os aspectos que cada educador deve ter em conta ao preparar a sua actuação; na segunda parte, são descritas e comentadas as actividades práticas desenvolvidas em termos de planificação, acção, avaliação e reflexão. Além disso, o presente documento aborda, com particular incidência, a temática do desenvolvimento da linguagem e da leitura, articuladas, principalmente, com a Literatura Infantil, dada a relevância das competências que ela desenvolve na transversalidade da aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.ABSTRACT: This report is a result of the activities that were created in the scope of the subject “Práticas Educativas Supervisionadas” (supervised educational practices). The internship, related to teaching, is a nuclear phase of an individual’s preparation for their pedagogical practices because its gives us our first opportunity of contacting with all the steps related to curricular management and with the diverse factors that influence a teacher’s activity, allowing the development of the necessary abilities for a good professional performance. This document includes a part of the theoretical framing which synthesizes the fundamentals on which were based the more practical activities, transmitting the preoccupation with the aspects and decisions that each teacher should have in mind when preparing their lessons; in its second part the practical activities carried out in terms of planning, action, evaluation and reflection are described and commented on. Furthermore, this document approach, with particular incidence, on the theme of language and reading development, articulated especially with children’s literature, given its relevance of the abilities that stand out in the crossing of learning and the children’s development as a whole.Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daRepositório da Universidade dos AçoresGoulart, Fábio Miguel da Silva2011-07-25T11:38:08Z2011-07-042011-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:50Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:05.029990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
title Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
spellingShingle Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
Goulart, Fábio Miguel da Silva
Currículo
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino Pré-Escolar
Formação de Professores
Leitura
Literatura Infantil
Prática Educativa
title_short Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
title_full Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
title_fullStr Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
title_full_unstemmed Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
title_sort Transversalidade da aprendizagem na escola : a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens
author Goulart, Fábio Miguel da Silva
author_facet Goulart, Fábio Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Fábio Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino Pré-Escolar
Formação de Professores
Leitura
Literatura Infantil
Prática Educativa
topic Currículo
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino Pré-Escolar
Formação de Professores
Leitura
Literatura Infantil
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-25T11:38:08Z
2011-07-04
2011-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1199
url http://hdl.handle.net/10400.3/1199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130685926014976