A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12836 |
Resumo: | Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturais |
id |
RCAP_b727f2c1914bc0680f4094ddb0a96a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básicoPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloInteresse Pela LeituraEnsino da LeituraEste relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturaisXavier, Lola Geraldes, 1973-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumSilva, Adriana Rita Fernandes2016-04-04T11:29:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12836201332922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:54.301353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
title |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
spellingShingle |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico Silva, Adriana Rita Fernandes Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Interesse Pela Leitura Ensino da Leitura |
title_short |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
title_full |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
title_fullStr |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
title_sort |
A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico |
author |
Silva, Adriana Rita Fernandes |
author_facet |
Silva, Adriana Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Lola Geraldes, 1973- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Interesse Pela Leitura Ensino da Leitura |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Interesse Pela Leitura Ensino da Leitura |
description |
Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-04T11:29:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12836 201332922 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12836 |
identifier_str_mv |
201332922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014407458816 |