A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12836
Resumo: Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturais
id RCAP_b727f2c1914bc0680f4094ddb0a96a42
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básicoPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloInteresse Pela LeituraEnsino da LeituraEste relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturaisXavier, Lola Geraldes, 1973-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumSilva, Adriana Rita Fernandes2016-04-04T11:29:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12836201332922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:54.301353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
title A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
spellingShingle A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
Silva, Adriana Rita Fernandes
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Interesse Pela Leitura
Ensino da Leitura
title_short A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_full A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_fullStr A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_sort A leitura e a aprendizagem no 1º e 2º ciclos do ensino básico
author Silva, Adriana Rita Fernandes
author_facet Silva, Adriana Rita Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Rita Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Interesse Pela Leitura
Ensino da Leitura
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Interesse Pela Leitura
Ensino da Leitura
description Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte será apresentada uma investigação sobre a relação entre os hábitos de leitura no 1º ano de escolaridade e a literacia emergente, através da análise dos dados recolhidos por inquérito e do aprofundamento do que é, afinal, a literacia emergente. A segunda parte do relatório é constituído pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por sua vez, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, quatro áreas disciplinares distintas: português, matemática, história e geografia de Portugal e ciências naturais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-04T11:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12836
201332922
url http://hdl.handle.net/10400.26/12836
identifier_str_mv 201332922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014407458816