Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/96650 |
Resumo: | UID/PAM/00417/2019 |
id |
RCAP_cf1916dddf47d0c0d71d4d7cb2f520d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/96650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de MirandaMónica de MirandaArte contemporâneaAngolaIdentidades afro-diaspóricasContemporary artAfro-diasporic identitiesUID/PAM/00417/2019A partir de uma análise aprofundada da instalação fotográfica e performativa Panorama (2017-2018), de Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), e sem perder de vista as linhas de continuidade e descontinuidade com o seu trabalho anterior, este ensaio examina o modo como uma estética do fragmentar, do mover e do duplicar se constitui como uma ética e uma política do olhar encorpado e situado, da (des)pertença criticamente cosmopolita, e da futuridade partilhada. From an in-depth analysis of the photographic and performative installation Panorama (2017-2018), by Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), and without losing sight of the lines of continuity and discontinuity with her earlier work, this essay examines the way in which an aesthetics of fragmenting, moving and doubling is constituted as an ethics and politics of the bodily and situated gaze, of a critically cosmopolitan (un)belonging, and of a shared futurityInstituto de História da Arte (IHA)RUNBalona de Oliveira, Ana2020-04-22T22:35:24Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96650por2594-5491PURE: 17080754info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:45:06Zoai:run.unl.pt:10362/96650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:45:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
title |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
spellingShingle |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda Balona de Oliveira, Ana Mónica de Miranda Arte contemporânea Angola Identidades afro-diaspóricas Contemporary art Afro-diasporic identities |
title_short |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
title_full |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
title_fullStr |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
title_full_unstemmed |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
title_sort |
Panoramas de Fragmentos Móveis, Ou Visões Gémeas de (Des)Pertença na Obra de Mónica de Miranda |
author |
Balona de Oliveira, Ana |
author_facet |
Balona de Oliveira, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte (IHA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balona de Oliveira, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mónica de Miranda Arte contemporânea Angola Identidades afro-diaspóricas Contemporary art Afro-diasporic identities |
topic |
Mónica de Miranda Arte contemporânea Angola Identidades afro-diaspóricas Contemporary art Afro-diasporic identities |
description |
UID/PAM/00417/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-04-22T22:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/96650 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/96650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2594-5491 PURE: 17080754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545739712069632 |