Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo José Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14110
Resumo: Tendo em conta a escassez de combustíveis fósseis e o aumento do custo destes, torna-se importante o estudo e desenvolvimento de alternativas ao transporte rodoviário. O transporte ferroviário surge, assim, como uma possível opção. Esta dissertação apresenta os diferentes tipos de capacidade de uma rede ferroviária, os fatores que a influenciam e métodos de obtenção da mesma. Em relação aos métodos de obtenção da capacidade, esta dissertação foca-se especialmente no método UIC 406, que é sugerido pela União Internacional dos Caminhos de Ferro, sendo apresentada a metodologia e demonstrada através dos três estudos de caso efetuados (Linha do Norte entre Aveiro e Porto, Ramal do Porto de Aveiro e Linha do Vouga). Este estudo permitiu avaliar o grau de uso destas linhas e a sua capacidade para operar mais comboios com valores de pontualidade satisfatórios. Os estudos de caso têm também como objetivo a determinação dos troços mais congestionados das linhas estudadas. Com os resultados obtidos foi possivel concluir que a capacidade nas linhas analisadas não se encontram esgotadas, no entanto os troços Gaia – Granja e Granja – Ovar apresentam valores elevados de capacidade usada. Além do estudo da capacidade, foi também feito um levantamento das caraterísticas da infraestrutura ferroviária existente, bem como do material circulante atual.
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