Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14110 |
Resumo: | Tendo em conta a escassez de combustíveis fósseis e o aumento do custo destes, torna-se importante o estudo e desenvolvimento de alternativas ao transporte rodoviário. O transporte ferroviário surge, assim, como uma possível opção. Esta dissertação apresenta os diferentes tipos de capacidade de uma rede ferroviária, os fatores que a influenciam e métodos de obtenção da mesma. Em relação aos métodos de obtenção da capacidade, esta dissertação foca-se especialmente no método UIC 406, que é sugerido pela União Internacional dos Caminhos de Ferro, sendo apresentada a metodologia e demonstrada através dos três estudos de caso efetuados (Linha do Norte entre Aveiro e Porto, Ramal do Porto de Aveiro e Linha do Vouga). Este estudo permitiu avaliar o grau de uso destas linhas e a sua capacidade para operar mais comboios com valores de pontualidade satisfatórios. Os estudos de caso têm também como objetivo a determinação dos troços mais congestionados das linhas estudadas. Com os resultados obtidos foi possivel concluir que a capacidade nas linhas analisadas não se encontram esgotadas, no entanto os troços Gaia – Granja e Granja – Ovar apresentam valores elevados de capacidade usada. Além do estudo da capacidade, foi também feito um levantamento das caraterísticas da infraestrutura ferroviária existente, bem como do material circulante atual. |
id |
RCAP_cf1af3629fb35e43dba7618e97764774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesaEngenharia civilCaminhos de ferro - PortugalTransportes ferroviários - PortugalTendo em conta a escassez de combustíveis fósseis e o aumento do custo destes, torna-se importante o estudo e desenvolvimento de alternativas ao transporte rodoviário. O transporte ferroviário surge, assim, como uma possível opção. Esta dissertação apresenta os diferentes tipos de capacidade de uma rede ferroviária, os fatores que a influenciam e métodos de obtenção da mesma. Em relação aos métodos de obtenção da capacidade, esta dissertação foca-se especialmente no método UIC 406, que é sugerido pela União Internacional dos Caminhos de Ferro, sendo apresentada a metodologia e demonstrada através dos três estudos de caso efetuados (Linha do Norte entre Aveiro e Porto, Ramal do Porto de Aveiro e Linha do Vouga). Este estudo permitiu avaliar o grau de uso destas linhas e a sua capacidade para operar mais comboios com valores de pontualidade satisfatórios. Os estudos de caso têm também como objetivo a determinação dos troços mais congestionados das linhas estudadas. Com os resultados obtidos foi possivel concluir que a capacidade nas linhas analisadas não se encontram esgotadas, no entanto os troços Gaia – Granja e Granja – Ovar apresentam valores elevados de capacidade usada. Além do estudo da capacidade, foi também feito um levantamento das caraterísticas da infraestrutura ferroviária existente, bem como do material circulante atual.Having in mind the lack of fossil fuels and its increasing price, it becomes important to study lternative methods of transportation. The railroad transportation emerges as a good option. This dissertation presents the different tipes of capacity, factors of influence and methods for obtaining its value. Regarding to the methods for obtaining the capacity, this dissertation focuses especially in the UIC 406 method, wich is sugested by the International Union of Railways. The methodology is presented as well as demonstrated through three study cases (Linha do Norte between Aveiro and Porto, Ramal do Porto de Aveiro and Linha do Vouga). This study provided the possibility to evaluate the rate of use of these lines and its capacity to operate more trains with satisfatoty values of ponctuality. The study cases also have the objective to determine the most congested sections of the studied lines. With the obtained results, it’s possible to conclude that the capacity in the studied lines is not exhausted, however the sections Gaia – Granja and Granja – Ovar show high values of used capacity. Besides the study of capacity, this dissertation presents also the portuguese railway infrastructure and it’s main features and the current rolling stock.Universidade de Aveiro2015-05-21T15:19:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14110TID:201590956porFerreira, Ricardo José Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:46Zoai:ria.ua.pt:10773/14110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:46.291514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
title |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
spellingShingle |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa Ferreira, Ricardo José Teixeira Engenharia civil Caminhos de ferro - Portugal Transportes ferroviários - Portugal |
title_short |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
title_full |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
title_fullStr |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
title_full_unstemmed |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
title_sort |
Avaliação da capacidade na rede ferroviária portuguesa |
author |
Ferreira, Ricardo José Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Ricardo José Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ricardo José Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Caminhos de ferro - Portugal Transportes ferroviários - Portugal |
topic |
Engenharia civil Caminhos de ferro - Portugal Transportes ferroviários - Portugal |
description |
Tendo em conta a escassez de combustíveis fósseis e o aumento do custo destes, torna-se importante o estudo e desenvolvimento de alternativas ao transporte rodoviário. O transporte ferroviário surge, assim, como uma possível opção. Esta dissertação apresenta os diferentes tipos de capacidade de uma rede ferroviária, os fatores que a influenciam e métodos de obtenção da mesma. Em relação aos métodos de obtenção da capacidade, esta dissertação foca-se especialmente no método UIC 406, que é sugerido pela União Internacional dos Caminhos de Ferro, sendo apresentada a metodologia e demonstrada através dos três estudos de caso efetuados (Linha do Norte entre Aveiro e Porto, Ramal do Porto de Aveiro e Linha do Vouga). Este estudo permitiu avaliar o grau de uso destas linhas e a sua capacidade para operar mais comboios com valores de pontualidade satisfatórios. Os estudos de caso têm também como objetivo a determinação dos troços mais congestionados das linhas estudadas. Com os resultados obtidos foi possivel concluir que a capacidade nas linhas analisadas não se encontram esgotadas, no entanto os troços Gaia – Granja e Granja – Ovar apresentam valores elevados de capacidade usada. Além do estudo da capacidade, foi também feito um levantamento das caraterísticas da infraestrutura ferroviária existente, bem como do material circulante atual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-05-21T15:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14110 TID:201590956 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14110 |
identifier_str_mv |
TID:201590956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137548739543040 |