(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Laura Margarida Rego
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32950
Resumo: ‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros.
id RCAP_cf252de72d6029365af1f1de04eac26f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma históriaEducação Pré-EscolarLiteratura InfantilLivrosCantinho das Histórias‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumBarros, Laura Margarida Rego2020-07-21T13:06:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32950202500870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.089828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
title (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
spellingShingle (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
Barros, Laura Margarida Rego
Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
Livros
Cantinho das Histórias
title_short (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
title_full (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
title_fullStr (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
title_full_unstemmed (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
title_sort (Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
author Barros, Laura Margarida Rego
author_facet Barros, Laura Margarida Rego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Laura Margarida Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
Livros
Cantinho das Histórias
topic Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
Livros
Cantinho das Histórias
description ‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T13:06:30Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32950
202500870
url http://hdl.handle.net/10400.26/32950
identifier_str_mv 202500870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032809967616