(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32950 |
Resumo: | ‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros. |
id |
RCAP_cf252de72d6029365af1f1de04eac26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma históriaEducação Pré-EscolarLiteratura InfantilLivrosCantinho das Histórias‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumBarros, Laura Margarida Rego2020-07-21T13:06:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32950202500870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.089828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
title |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
spellingShingle |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história Barros, Laura Margarida Rego Educação Pré-Escolar Literatura Infantil Livros Cantinho das Histórias |
title_short |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
title_full |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
title_fullStr |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
title_full_unstemmed |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
title_sort |
(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história |
author |
Barros, Laura Margarida Rego |
author_facet |
Barros, Laura Margarida Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Laura Margarida Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Literatura Infantil Livros Cantinho das Histórias |
topic |
Educação Pré-Escolar Literatura Infantil Livros Cantinho das Histórias |
description |
‘‘(Re)Organização do Cantinho das Histórias - Conta-me uma História’’ é o relatório final que surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório irá centrar-se na importância da Literatura Infantil e do cantinho das histórias para o desenvolvimento da leitura em crianças em idade pré-escolar e no processo de (re)organização do cantinho das histórias do jardim de infância onde foi realizado o estágio. Serão também apresentadas algumas atividades de incentivo à leitura dinamizadas com o grupo de participantes da investigação. De forma a identificar qual a relação e o contacto das crianças com a literatura, quais as necessidades e os gostos/preferências das crianças relativas à organização do cantinho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, em que o ponto de partida foi a criação de questões orientadoras interrelacionadas, de acordo com os objetivos da investigação, para realização de questionários direcionados às crianças. Com esta investigação, pretende-se averiguar se, quando o gosto pela literatura é transmitido e incentivado e, havendo um ambiente apelativo, as crianças procuram o cantinho das histórias, individualmente ou em grupo, para explorarem os livros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T13:06:30Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32950 202500870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32950 |
identifier_str_mv |
202500870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032809967616 |