Laboratório dos pequenos cientistas : o cantinho móvel das ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1386 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nele são contempladas três partes correspondentes à caracterização do contexto educativo, a um estudo específico cujo enfoque se efetua na organização dos espaços de uma sala de atividades do pré-escolar, em especial com a criação do cantinho móvel das ciências, contemplando ainda uma reflexão final acerca de toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “De que modo a criação de um cantinho móvel das ciências, em contexto pré-escolar, promove a aprendizagem das ciências?”. Apoiada numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como registos de vídeo e áudio, grelhas de observação focada e observação focada, os quais foram sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. A criação do cantinho móvel das ciências envolveu a realização de diferentes atividades de ciências físicas: Olha! Flutua!, Olha! Atraiu!, Olha! Acendeu!, Olha! Misturou e dissolveu e misturou e não dissolveu!, Olha! Viva a cor! e Olha! Os espelhos. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho das ciências, bem como a exploração das diferentes atividades no referido contexto foram promotoras de aprendizagem por parte das crianças. Permitiram, ainda, constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias, alterando as primeiras noções (previsões durante a implementação) para previsões mais adequadas em contexto de cantinho móvel das ciências. Verificou-se que a criação do cantinho móvel das ciências teve um grande impacto nas crianças, pois foi através das explorações das atividades no seu contexto que as crianças conseguiram dar resposta às suas dúvidas. A atividade que foi mais procurada pelas crianças em contexto de cantinho móvel foi a Olha! Flutua!, já as menos procuradas foram “Olha Viva a cor! e Olha! Os espelhos!. |
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Apoiada numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como registos de vídeo e áudio, grelhas de observação focada e observação focada, os quais foram sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. A criação do cantinho móvel das ciências envolveu a realização de diferentes atividades de ciências físicas: Olha! Flutua!, Olha! Atraiu!, Olha! Acendeu!, Olha! Misturou e dissolveu e misturou e não dissolveu!, Olha! Viva a cor! e Olha! Os espelhos. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho das ciências, bem como a exploração das diferentes atividades no referido contexto foram promotoras de aprendizagem por parte das crianças. Permitiram, ainda, constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias, alterando as primeiras noções (previsões durante a implementação) para previsões mais adequadas em contexto de cantinho móvel das ciências. Verificou-se que a criação do cantinho móvel das ciências teve um grande impacto nas crianças, pois foi através das explorações das atividades no seu contexto que as crianças conseguiram dar resposta às suas dúvidas. A atividade que foi mais procurada pelas crianças em contexto de cantinho móvel foi a Olha! Flutua!, já as menos procuradas foram “Olha Viva a cor! e Olha! Os espelhos!.This report is part of the curriculum unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Master degree in Preschool Education. This report integrate three parts corresponding to: (1) the characterization of the educational context; (2) a specific study focused on the spaces organization in preschool activities, focused on the creation of a dynamic science corner, (3) and a final reflection about all supervised teaching practice developed in preschool classroom context. The specific study was developed around the research question: "In what way the science learning can be improved through the development of a dynamic science corner?" Under a qualitative methodology interpretative resorted we used several data collections methods such as video and audio records, focused observation grids and focused observation, which were subjected to content analysis. Data collection was conducted in a kindergarten in Viana do Castelo and involved 20 children. The creation of a dynamic corner sciences involved performing different physical sciences activities: Look it! Floats!, Look! Attracts!, Look! Kindled!, Look! Mixed and mixed and dissolved and not dissolved!, Look! Living color! and Look! The mirrors. The study results show that the creations of the dynamic corner of science, as well as the exploration of the different activities in that context, were promot children learning. The results also show that most of the children managed to clearly explain their ideas, changing the rudiments (forecasts during implementation) suitable for predictions in the context of mobile corner sciences. It was found that the creation of the dynamic science corner had a large impact on children, because through their exploration activities children were able to respond to their questions. The activity that was most wanted by children in the context of dynamic corner was the Look! Floats!, and the least popular were "Look Living color! and Look! Mirrors!.2015-11-20T10:17:29Z2013-07-25T00:00:00Z2013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1386porFernandes, Daniela Raquel Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:57.211958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nele são contempladas três partes correspondentes à caracterização do contexto educativo, a um estudo específico cujo enfoque se efetua na organização dos espaços de uma sala de atividades do pré-escolar, em especial com a criação do cantinho móvel das ciências, contemplando ainda uma reflexão final acerca de toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “De que modo a criação de um cantinho móvel das ciências, em contexto pré-escolar, promove a aprendizagem das ciências?”. Apoiada numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como registos de vídeo e áudio, grelhas de observação focada e observação focada, os quais foram sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. A criação do cantinho móvel das ciências envolveu a realização de diferentes atividades de ciências físicas: Olha! Flutua!, Olha! Atraiu!, Olha! Acendeu!, Olha! Misturou e dissolveu e misturou e não dissolveu!, Olha! Viva a cor! e Olha! Os espelhos. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho das ciências, bem como a exploração das diferentes atividades no referido contexto foram promotoras de aprendizagem por parte das crianças. Permitiram, ainda, constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias, alterando as primeiras noções (previsões durante a implementação) para previsões mais adequadas em contexto de cantinho móvel das ciências. Verificou-se que a criação do cantinho móvel das ciências teve um grande impacto nas crianças, pois foi através das explorações das atividades no seu contexto que as crianças conseguiram dar resposta às suas dúvidas. A atividade que foi mais procurada pelas crianças em contexto de cantinho móvel foi a Olha! Flutua!, já as menos procuradas foram “Olha Viva a cor! e Olha! Os espelhos!. |
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