"Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Inês Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3255
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação pretendeu-se explorar, teórica e empiricamente, os níveis de participação das crianças no quotidiano educativo do contexto de creche e educação pré-escolar. Assim, foi definido um conjunto de objetivos específicos que orientaram toda a investigação, tais como: explorar as conceções de criança e de educador e a sua relação com a participação das crianças; compreender como as crianças podem exercer a sua participação no planeamento do quotidiano educativo; identificar as dimensões de participação das crianças em contexto de educação de infância e analisar o papel do educador na promoção da participação da criança. Este processo ocorreu em dois contextos educativos diferentes: no contexto de creche numa sala do berçário e no contexto da educação pré-escolar na sala dos 4 anos. Neste relatório, para poder dar resposta aos objetivos definidos, foram contempladas as vozes dos diferentes intervenientes. As vozes das crianças estão presentes através da apresentação de diferentes situações práticas e formas de registo. Por sua vez, foram realizadas entrevistas às educadoras de infância da sala dos dois contextos e às ajudantes de ação educativa da sala do berçário. Com o presente relatório de estágio pode-se concluir que existem determinados aspetos que parecem determinar o nível e tipo de participação das crianças na organização do seu quotidiano educativo como, por exemplo, a imagem de criança assumida pelo adulto, a idade da criança no tipo de participação, a conceção de planeamento e a interação adulto e criança.
id RCAP_cf2c9ae0a8503e78ffd2ce0d79d46199
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolarEducação pré-escolarQuotidiano educativo,Níveis de participaçãoPerspetivas pedagógicasO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação pretendeu-se explorar, teórica e empiricamente, os níveis de participação das crianças no quotidiano educativo do contexto de creche e educação pré-escolar. Assim, foi definido um conjunto de objetivos específicos que orientaram toda a investigação, tais como: explorar as conceções de criança e de educador e a sua relação com a participação das crianças; compreender como as crianças podem exercer a sua participação no planeamento do quotidiano educativo; identificar as dimensões de participação das crianças em contexto de educação de infância e analisar o papel do educador na promoção da participação da criança. Este processo ocorreu em dois contextos educativos diferentes: no contexto de creche numa sala do berçário e no contexto da educação pré-escolar na sala dos 4 anos. Neste relatório, para poder dar resposta aos objetivos definidos, foram contempladas as vozes dos diferentes intervenientes. As vozes das crianças estão presentes através da apresentação de diferentes situações práticas e formas de registo. Por sua vez, foram realizadas entrevistas às educadoras de infância da sala dos dois contextos e às ajudantes de ação educativa da sala do berçário. Com o presente relatório de estágio pode-se concluir que existem determinados aspetos que parecem determinar o nível e tipo de participação das crianças na organização do seu quotidiano educativo como, por exemplo, a imagem de criança assumida pelo adulto, a idade da criança no tipo de participação, a conceção de planeamento e a interação adulto e criança.Education, at Paula Frassinetti´s Higher School of Education. Through the development of an action-research process it was intended to explore both theoretically and empirically the levels of participation of children in the educational daily life of the context of daycare and preschool education. Thus, a set of specific objectives was defined that guided all the research, such as: explore the conceptions of a child and an educator and their relationship to children´s participation; understanding how children can exercise their participation in the planning of everyday educational life; identifying the dimensions of children´s participation in the context of early childhood education and analyze the role of the educator in promoting child participation. This process occurred in two different educational contexts: in the context of daycare centre, in a nursery room, and in the context of preschool education in the 4-year-old room. In this report, in order to respond to the defined objectives, the voices of the different stakeholders were contemplated. The voices of the children are present through the presentation of different practical situations and forms of registration. In turn, interviews were conducted with the kindergarten teachers in the room of the two contexts and with the educational activity assistants in the nursery room. With this internship report it can be concluded that there are certain aspects that seem to determine the level and type of participation of children in the organisation of their educational daily life, such as the image of a child assumed by the adult, the age of the child in the type of participation, the conception of planning and the adult-child interaction2023-11-20T16:03:40Z2023-04-24T00:00:00Z2023-04-242023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3255TID:203390423porSantos, Ana Inês Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:35:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.200824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
title "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
spellingShingle "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
Santos, Ana Inês Pinto
Educação pré-escolar
Quotidiano educativo,
Níveis de participação
Perspetivas pedagógicas
title_short "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
title_full "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
title_fullStr "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
title_full_unstemmed "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
title_sort "Em todos os momentos, eu posso participar": A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar
author Santos, Ana Inês Pinto
author_facet Santos, Ana Inês Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Inês Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Quotidiano educativo,
Níveis de participação
Perspetivas pedagógicas
topic Educação pré-escolar
Quotidiano educativo,
Níveis de participação
Perspetivas pedagógicas
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação pretendeu-se explorar, teórica e empiricamente, os níveis de participação das crianças no quotidiano educativo do contexto de creche e educação pré-escolar. Assim, foi definido um conjunto de objetivos específicos que orientaram toda a investigação, tais como: explorar as conceções de criança e de educador e a sua relação com a participação das crianças; compreender como as crianças podem exercer a sua participação no planeamento do quotidiano educativo; identificar as dimensões de participação das crianças em contexto de educação de infância e analisar o papel do educador na promoção da participação da criança. Este processo ocorreu em dois contextos educativos diferentes: no contexto de creche numa sala do berçário e no contexto da educação pré-escolar na sala dos 4 anos. Neste relatório, para poder dar resposta aos objetivos definidos, foram contempladas as vozes dos diferentes intervenientes. As vozes das crianças estão presentes através da apresentação de diferentes situações práticas e formas de registo. Por sua vez, foram realizadas entrevistas às educadoras de infância da sala dos dois contextos e às ajudantes de ação educativa da sala do berçário. Com o presente relatório de estágio pode-se concluir que existem determinados aspetos que parecem determinar o nível e tipo de participação das crianças na organização do seu quotidiano educativo como, por exemplo, a imagem de criança assumida pelo adulto, a idade da criança no tipo de participação, a conceção de planeamento e a interação adulto e criança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T16:03:40Z
2023-04-24T00:00:00Z
2023-04-24
2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3255
TID:203390423
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3255
identifier_str_mv TID:203390423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136307727826944