"Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Ana C T
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4967
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado, visando a obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), realizada no Centro Escolar da Sequeira e na Escola Básica do Bonfim, respetivamente. Este trabalho tem como objetivo a descrição institucional do local onde se realizou a PES e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência obtida nesta unidade curricular. Apresentamos ainda, após pesquisa bibliográfica um pequeno estudo empírico, a fim, de aferir a importância do livro infantil na Educação Pré-Escolar, por parte dos educadores. O método utilizado foi o inquérito por questionário, aplicado a 41 profissionais de educação, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Apesar de não conclusivo, os resultados obtidos demonstraram que o livro infantil é considerado fundamental em idade pré-escolar.
id RCAP_7a3ffebccbe86e5d903dec74d3ea6dbb
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de InfânciaLivro InfantilRecursos pedagógicosEducação pré-escolarPerspetiva do educadorO presente relatório de estágio foi elaborado, visando a obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), realizada no Centro Escolar da Sequeira e na Escola Básica do Bonfim, respetivamente. Este trabalho tem como objetivo a descrição institucional do local onde se realizou a PES e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência obtida nesta unidade curricular. Apresentamos ainda, após pesquisa bibliográfica um pequeno estudo empírico, a fim, de aferir a importância do livro infantil na Educação Pré-Escolar, por parte dos educadores. O método utilizado foi o inquérito por questionário, aplicado a 41 profissionais de educação, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Apesar de não conclusivo, os resultados obtidos demonstraram que o livro infantil é considerado fundamental em idade pré-escolar.Instituto Politécnico da Guarda2020-01-06T11:30:33Z2020-01-062019-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4967http://hdl.handle.net/10314/4967TID:202335402porDinis, Ana C Tinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:11Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:52.129647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
title "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
spellingShingle "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
Dinis, Ana C T
Livro Infantil
Recursos pedagógicos
Educação pré-escolar
Perspetiva do educador
title_short "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
title_full "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
title_fullStr "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
title_full_unstemmed "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
title_sort "Era uma vez"...aos olhos dos Educadores de Infância
author Dinis, Ana C T
author_facet Dinis, Ana C T
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Ana C T
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Infantil
Recursos pedagógicos
Educação pré-escolar
Perspetiva do educador
topic Livro Infantil
Recursos pedagógicos
Educação pré-escolar
Perspetiva do educador
description O presente relatório de estágio foi elaborado, visando a obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), realizada no Centro Escolar da Sequeira e na Escola Básica do Bonfim, respetivamente. Este trabalho tem como objetivo a descrição institucional do local onde se realizou a PES e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência obtida nesta unidade curricular. Apresentamos ainda, após pesquisa bibliográfica um pequeno estudo empírico, a fim, de aferir a importância do livro infantil na Educação Pré-Escolar, por parte dos educadores. O método utilizado foi o inquérito por questionário, aplicado a 41 profissionais de educação, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Apesar de não conclusivo, os resultados obtidos demonstraram que o livro infantil é considerado fundamental em idade pré-escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T00:00:00Z
2020-01-06T11:30:33Z
2020-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4967
http://hdl.handle.net/10314/4967
TID:202335402
url http://hdl.handle.net/10314/4967
identifier_str_mv TID:202335402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136933721407488