O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037 |
Resumo: | Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições. |
id |
RCAP_cf317d1cb477e7282cc7a4016c2a32b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)SocrativeCovid-19QuímicaTeams.Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037Conceição,Maria HosanaSoares-Silva,Lucia HelenaAlbuquerque,Olga M.Barbosa,Bruna Alves dos SantosSouza,Christian Mateus Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:22Zoai:scielo:S2184-77702022000300037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.166166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
title |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
spellingShingle |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) Conceição,Maria Hosana Socrative Covid-19 Química Teams. |
title_short |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
title_full |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
title_fullStr |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
title_full_unstemmed |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
title_sort |
O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB) |
author |
Conceição,Maria Hosana |
author_facet |
Conceição,Maria Hosana Soares-Silva,Lucia Helena Albuquerque,Olga M. Barbosa,Bruna Alves dos Santos Souza,Christian Mateus Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Soares-Silva,Lucia Helena Albuquerque,Olga M. Barbosa,Bruna Alves dos Santos Souza,Christian Mateus Oliveira de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição,Maria Hosana Soares-Silva,Lucia Helena Albuquerque,Olga M. Barbosa,Bruna Alves dos Santos Souza,Christian Mateus Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socrative Covid-19 Química Teams. |
topic |
Socrative Covid-19 Química Teams. |
description |
Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410397765632 |