O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição,Maria Hosana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares-Silva,Lucia Helena, Albuquerque,Olga M., Barbosa,Bruna Alves dos Santos, Souza,Christian Mateus Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037
Resumo: Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições.
id RCAP_cf317d1cb477e7282cc7a4016c2a32b4
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000300037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)SocrativeCovid-19QuímicaTeams.Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037Conceição,Maria HosanaSoares-Silva,Lucia HelenaAlbuquerque,Olga M.Barbosa,Bruna Alves dos SantosSouza,Christian Mateus Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:22Zoai:scielo:S2184-77702022000300037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.166166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
title O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
spellingShingle O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
Conceição,Maria Hosana
Socrative
Covid-19
Química
Teams.
title_short O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
title_full O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
title_fullStr O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
title_full_unstemmed O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
title_sort O uso do Socrative e do Teams em aulas online na Universidade de Brasília (UnB)
author Conceição,Maria Hosana
author_facet Conceição,Maria Hosana
Soares-Silva,Lucia Helena
Albuquerque,Olga M.
Barbosa,Bruna Alves dos Santos
Souza,Christian Mateus Oliveira de
author_role author
author2 Soares-Silva,Lucia Helena
Albuquerque,Olga M.
Barbosa,Bruna Alves dos Santos
Souza,Christian Mateus Oliveira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição,Maria Hosana
Soares-Silva,Lucia Helena
Albuquerque,Olga M.
Barbosa,Bruna Alves dos Santos
Souza,Christian Mateus Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Socrative
Covid-19
Química
Teams.
topic Socrative
Covid-19
Química
Teams.
description Resumo: A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida cotidiana de todos, principalmente, em relação às adaptações que foram necessárias para o isolamento social. Por exemplo, nas Universidades os cursos presenciais deram lugar às aulas online. Assim, o planejamento das aulas exigiu, de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades no modo assíncrono. Diversas plataformas tecnológicas foram sendo disponibilizadas, tais como, o Socrative, o Kahoot, o TRELLO e o próprio Office 365 (O365). Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, da disciplina de Química Orgânica Aplicada à Farmácia, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), quanto ao uso das plataformas do Office 365 (O365) e do Socrative. O estudo contou com a participação de 50 estudantes do Curso de Farmácia, matriculados no 1º semestre de 2021. Para isso, foi criada uma Equipe na plataforma Teams do O365 e os links dos conteúdos dos capítulos do e-book da “minha biblioteca UnB” e as listas de exercícios, foram compartilhados na Seção “Biblioteca de conteúdo”. Os estudantes responderam as tarefas dos Questionários Forms e realizaram os Socrative. Dos 30 estudantes que responderam o Formulário Forms, sobre o uso dos recursos tecnológicos, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso das tecnologias nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.12 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410397765632