Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18008
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_cf33273051cb44509a25d8d2dca08096
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientesObservaçãoAvaliação de professoresSupervisão de professoresExperiência profissionalTeses de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O estudo debruça-se sobre o impacto da Observação de Aulas, aplicada a professores muito experientes, que a ela se submetem, para obtenção de uma qualificação de mérito. Esta problemática insere-se na Avaliação de Desempenho Docente, mas também na Supervisão e Orientação da Prática Pedagógica. Alguns destes professores, apresentam currículos admiráveis ao longo da sua praxis docente, mas nunca foram observados nas suas aulas, para avaliação. Ou se por essa experiência passaram no inicio da carreira, tal revestia-se de um contexto de formação inicial, bem diferente. Por se considerarem excelentes professores e serem identificados como tal, têm necessidade formal de o provar (em qualquer dos modelos de avaliação), através da observação das suas aulas, perante observadores internos ou externos (modelo anterior ou atual) . Como vivi pessoalmente esta situação, (que me causou algum constragimento), quis saber o que pensavam e sentiam outros colegas na minha situação . A investigação decorreu na minha escola de origem, em 2013/2014 e define-se como um estudo qualitativo, tendo como design o estudo de caso, centrando-se na entrevista semi-estruturada e análise documental. O tratamento da informação recorreu à análise de conteúdo. O trabalho contém três partes: enquadramento teórico global; estudo empírico e considerações finais. Os participantes são professores experientes, avaliadores e/ou avaliados, de áreas cientificas e personalidades diferenciadas. O estudo procura conhecer três vertentes: o que pensam sobre o assunto? O que sentem enquanto intervenientes? E qual a importância do feedback neste contexto? Os resultados revelam a observação de aulas como necessária para ascensão ao topo da avaliação, mas reconhecem constrangimentos diversos para avaliadores e avaliados, no modo como é realizada, referindo também a desvalorização que é atribuída ao feedback. Urge repensar as questões da observação de aulas e avaliação de desempenho, contribuindo para uma real avaliação docente, incentivando a melhoria das práticas e o trabalho colaborativo.The study focuses on the impact of classroom observation, applied to very experienced teachers who submits to it, to obtain a qualification of merit. This issue is part of the Teacher Performance Assessment, but also in the Supervision and Guidance of Teaching Practice. Some of these teachers have admirable curricula throughout their teaching praxis, but were never observed in their classrooms for evaluation. Or whether this experience started at the beginning of the career, such clothed is a context of initial training, very different. By themselves as excellent teachers and their identification as such, has formal need to prove (in any of the valuation models), through observation of their classes before internal or external (previous or current model) observers. And personally lived this situation, (which caused me some embarrassment), wanted to know what they thought and felt other colleagues in my situation. The research took place at my home school in 2013/2014 and is defined as a qualitative study design as a case study, focusing on semi-structured interviews and analysis documental. O information processing used an analysis of content. The work contains three parts: global theoretical framework; empirical study and concluding remarks. The participants are experienced teachers, assessors and / or evaluated in scientific areas and different personalities. The study seeks to understand three aspects: what they think about it, what they feel as players and the importance of feedback in this context. The results reveal classroom observation as necessary to rise to the top of the evaluation, but recognize many constraints for assessors and assessed, in how it is performed, also referring to depreciation which is attributed to feedback. Urges rethink the issues of classroom observation and evaluation of performance, contributing to a real teacher evaluation, encourage the improvement of practices and collaborative work.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaCraveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-2015-04-30T10:38:03Z20142014-10-132014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18008TID:201282720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:22:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:22:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
title Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
spellingShingle Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
Craveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-
Observação
Avaliação de professores
Supervisão de professores
Experiência profissional
Teses de mestrado - 2014
title_short Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
title_full Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
title_fullStr Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
title_full_unstemmed Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
title_sort Impacto da observação de aulas na avaliação de professores muito experientes
author Craveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-
author_facet Craveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Carla Maria de Azevedo, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Observação
Avaliação de professores
Supervisão de professores
Experiência profissional
Teses de mestrado - 2014
topic Observação
Avaliação de professores
Supervisão de professores
Experiência profissional
Teses de mestrado - 2014
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-13
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-30T10:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18008
TID:201282720
url http://hdl.handle.net/10451/18008
identifier_str_mv TID:201282720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548847239397376