Melhoria da qualidade num processo de vidração cerâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Charlotte Sylvie Blanpain Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7609
Resumo: O projecto apresentado foi elaborado numa empresa de cerâmica sediada em Fátima, a Matcerâmica. O objectivo principal do trabalho foi melhorar o nível de qualidade na secção de vidração da empresa. Para tal, escolheu-se uma linha específica de peças, a linha Ikea. A metodologia usada no âmbito deste trabalho foi o ciclo PDCA aliado às ferramentas da qualidade e ao diagrama dos 5 porquês. Numa primeira fase identificaram-se as causas dos problemas e recolheu-se a informação necessária para, numa segunda fase, delinear acções. Estas acções de melhoria foram posteriormente analisadas para perceber o seu impacto na organização em estudo. Esta análise comprovou que a linha em questão apresentava alguns problemas, sendo os mais significativos o excessivo número de defeitos relacionados com o lixo de acabamento e a falta de vidro. Depois de perceber as causas destes defeitos tentou minimizar-se a ocorrência dos mesmos. A sensibilização dos operadores para a adopção das acções de melhoria propostas e a integração do conceito de qualidade na vidração foi o ponto de partida para a melhoria da qualidade na secção da vidração. O ciclo PDCA, complementado com as ferramentas básicas da qualidade, revelou-se uma boa metodologia para a resolução dos problemas identificados. No entanto, os problemas não foram eliminados e será preciso disciplina e mão-de-obra qualificada para a sustentabilidade das melhorias alcançadas e para as melhorias futuras.
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