Posicionamentos éticos dos alunos de Medicina Veterinária ao longo do curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia Andreia Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8356
Resumo: O principal intuito deste estudo foi averiguar o impacto que o Ensino tem nos alunos de medicina veterinária ao longo do curso e verificar se variáveis como sexo, local de infância, ter ou não ter animais interfere ou não na posição ética do aluno. Para isso, foi realizado um questionário que foi preenchido por alunos do 1º ao 5º ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, sendo que o 2º, 3º e 4º ano são grupos de controlo. Os questionários foram realizados em duas fases distintas. Uma no final do primeiro semestre e outra no final do segundo semestre. No total foram recolhidos 670 questionários, sendo que 618 questionários estavam válidos. Como resultados, foi encontrada uma associação significativa do local onde os alunos passaram a infância com três das posições éticas; Contratualismo (p=.013); Direito dos Animais (p=.000); Respeito pela Natureza (p=.005).Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres e três das cinco posições éticas; Contratualismo (p=.000);Perspetiva Relacional (p=.001); Direito dos Animais (p=.005). Foi encontrada associação entre anos de curso e duas das cinco posições éticas; Contratualismo (p=.023) e Direito dos Animais(p=.005). E ainda associação entre cinco ,de doze, perguntas e as posições éticas.
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