Percepção dos alunos e pesquisadores de Medicina Veterinária sobre Bioética.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Fabíola Franklin de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24508
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção que alunos e pesquisadores do Curso de Medicina Veterinária do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), têm sobre bioética, bem como avaliar a sistemática de trabalho do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Empregou-se a aplicação de questionários com questões fechadas e abertas para obtenção dos dados. A amostra foi composta por 30% dos (as) alunos (as) de cada turma pesquisada (1º, 5º e 10º períodos do semestre 10.2) do curso. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o presidente do comitê de Ética em Pesquisa do CSTR e 30% dos pesquisadores do curso. Verificou-se que pesquisadores médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária consideram ética médica e bioética extremamente importantes, apesar das evidências de baixo interesse, atualização e conhecimento. Há falta de conhecimento por parte dos pesquisadores da lei nº 11.794 (procedimentos para uso científico de animais), referência obrigatória para qualquer pesquisa que envolva animais. Quanto ao CEP do CSTR/UFCG, nota-se a falta de conhecimento da sua existência pela população do CSTR, sendo necessária uma maior divulgação do mesmo bem como da importância de submissão das pesquisas a ele, lembrando-se que o comitê deve ter como objetivo atender as incertezas éticas ou resolver os conflitos e não uma ação disciplinar. É necessária uma maior integração entre a coordenação de Medicina Veterinária e os pesquisadores sobre a discussão do ensino de bioética, pois ao inserir o ensino de bemestar animal em seus currículos, as universidades aumentam a adequação dos seus egressos ao mercado de trabalho atual e contribuem para um avanço na ética da relação ser humano-animal.
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A amostra foi composta por 30% dos (as) alunos (as) de cada turma pesquisada (1º, 5º e 10º períodos do semestre 10.2) do curso. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o presidente do comitê de Ética em Pesquisa do CSTR e 30% dos pesquisadores do curso. Verificou-se que pesquisadores médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária consideram ética médica e bioética extremamente importantes, apesar das evidências de baixo interesse, atualização e conhecimento. Há falta de conhecimento por parte dos pesquisadores da lei nº 11.794 (procedimentos para uso científico de animais), referência obrigatória para qualquer pesquisa que envolva animais. Quanto ao CEP do CSTR/UFCG, nota-se a falta de conhecimento da sua existência pela população do CSTR, sendo necessária uma maior divulgação do mesmo bem como da importância de submissão das pesquisas a ele, lembrando-se que o comitê deve ter como objetivo atender as incertezas éticas ou resolver os conflitos e não uma ação disciplinar. É necessária uma maior integração entre a coordenação de Medicina Veterinária e os pesquisadores sobre a discussão do ensino de bioética, pois ao inserir o ensino de bemestar animal em seus currículos, as universidades aumentam a adequação dos seus egressos ao mercado de trabalho atual e contribuem para um avanço na ética da relação ser humano-animal.This work aimed to evaluate the perception that students and researchers of the Medical School's Center for Veterinary Health and Technology Rural Federal University of Campina Grande (UFCG) have on bioethics, and to evaluate the systematic work of the Ethics Committee (CEP). We applied a questionnaire with open and closed questions to obtain data. The sample comprised 30% of (the) student (s) of each group studied (1, 5 and 10 periods of the semester 10.2) of the course. We conducted semi-structured interview with the president of the Ethics Research Center researchers and 30% of the course. It was found that medical researchers and students of veterinary medicine veterinary medical ethics and bioethics consider extremely important, despite evidence of low interest and knowledge update. The lack of knowledge by researchers of Law No. 11.794 (procedures for scientific use of animals), reference for any research involving animals. As for the CEP of the CSTR / UFCG, there is a lack of knowledge of its existence by the population of the CSTR, requiring greater disclosure of the same importance as well as the submission of research to it, remembering that the committee should have as order to meet the ethical uncertainties or resolve conflicts and not a disciplinary action. A tighter integration between the coordination of Veterinary Medicine and the researchers on the discussion of teaching bioethics, because when you insert the teaching of animal welfare in their curricula, universities increase the adequacy of its graduates to the current job market and contribute to an improvement in the ethics of human-animal relationship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGNÓBREGA, Sônia Correia Assis da.NÓBREGA, S. C. A.http://lattes.cnpq.br/2527125964666508MARINHO, Melânia Loureiro.MARINHO, M. 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