Estrada de ferro araraquarense in the framework: the industrial landscapes of the west of São Paulo State as a heritage of the mobility
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17576 |
Resumo: | ESTRADA DE FERRO ARARAQUARENSE NO QUADRO: A paisagem industrial do oeste do Estado de São Paulo como patrimônio da mobilidade. RESUMO: Para aumentar o conhecimento sobre a influência das estradas de ferro no desenvolvimento do Estado de São Paulo no Brasil, foi elaborado um estudo capaz de reconstituir esta história. O impacto das ferrovias pode ser analisado em diferentes campos de estudo como no econômico, no urbano ou no tecnológico. O desenvolvimento do Oeste Paulista teve o sistema ferroviário como um ator de grande importância que acompanhou o desenvolvimento do produto mais importante para a economia do país, o café. Logo, mesmo tendo-se desenvolvido devido às necessidades de uma economia baseada numa grande variedade de produtos, as cidades da Estrada de Ferro Araraquarense tiveram seus primeiros trechos férreos financiados pelos cafeicultores. A ferrovia atraiu uma grande atividade industrial e causou muitas transformações urbanas nas várias cidades da região. Araraquara é uma das 71 cidades influenciadas pela linha Araraquarense. Assim como o início de um quebra-cabeça, o catálogo dos patrimônios urbano e industrial de Araraquara, ligados com a ferrovia, apresenta uma série de bens do patrimônio ferroviário ligados com o planejamento urbano e a mobilidade de mercadoria, pessoas e tecnologia, que até hoje não foram estudados nem valorizados e que devem ser preservados como elemento de identificação da região, tendo em consideração alguns exemplos famosos de preservação; ESTRADA DE FERRO ARARAQUARENSE IN THE FRAMEWORK: The industrial landscapes of the West of São Paulo State as a heritage of the mobility. ABSTRACT: In order to improve the knowledge about the influence of railways in the State of São Paulo in Brazil, it was elaborated a study able to reconstitute its history. The impacts of the railways can be analyzed in many fields of study as economical, urban, or technological fields. The development of the western part of the State had the rails as an important actor that used to follow its main product, the coffee. Thus, even developing because of many different cultures, the cities from Estrada de Ferro Araraquarense had the coffee as the first sponsor of their railways. All the cities of the railway were able to attract a huge number of industrial activities and to cause many urban transformations. Araraquara is just the first city among of a total of 71 that was influenced by the rail line Araraquarense. As the beginning of a puzzle, the catalogue of Araraquara’s urban and industrial heritage, linked with the railway, is able to show many unexplored railways heritages linked to the urban planning and mobility of goods, people and technology, which must be seen as an identity of the region and should be conserved as some famous examples of preservation; ESTRADA DE FERRO ARARAQUARENSE DANS LE CADRE: Les paysages industriels de l’ouest de l’état de São Paulo en tant que patrimoine de la mobilité. RESUMÉ: Pour augmenter la connaissance sur l’influence des chemins de fer vis-à-vis le développement de l’Etat de São Paulo, au Brésil, on a élaboré une étude capable de reconstituer l’histoire. L’impact des vois ferrées peut être analysé sur différents champs de recherche, tel que l’économique, l’urbain ou le technologique. Le développement de l’Ouest Paulista a eu le système ferroviaire comme un acteur de toute importance, une fois qu’il a accompagné le développement du produit le plus important pour l’économie nationale : le café. Ainsi, même en ayant se développer en vue des besoins de l’économie fondée sur une grande variété de produits, les villes de la Estrada de Ferro Araraquarense ont eu leurs premiers tronçons ferrés financés par les “cafeicultores” (producteurs du café). La voie ferrée a attiré une énorme activité industrielle et a causé de nombreuses transformations urbaines dans plusieurs villes de la région. Araraquara est une des 71 villes influencées par la ligne Araraquarense. Tel que le début d’un “casse-tête”, le catalogue des patrimoines urbain et industriel de Araraquara, connectés à travers la voie ferrée, présente une sorte de biens du patrimoine liés à la planification urbaine et à la mobilité de marchandise, de personnes et de technologie, lesquels, jusqu’à nos jours, n’ont pas été étudiés, ni valorisés. Néanmoins, ils doivent être préservés en tant qu’élément d’identification de la région, en considérant quelques exemples de préservation très célèbres. |
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Logo, mesmo tendo-se desenvolvido devido às necessidades de uma economia baseada numa grande variedade de produtos, as cidades da Estrada de Ferro Araraquarense tiveram seus primeiros trechos férreos financiados pelos cafeicultores. A ferrovia atraiu uma grande atividade industrial e causou muitas transformações urbanas nas várias cidades da região. Araraquara é uma das 71 cidades influenciadas pela linha Araraquarense. Assim como o início de um quebra-cabeça, o catálogo dos patrimônios urbano e industrial de Araraquara, ligados com a ferrovia, apresenta uma série de bens do patrimônio ferroviário ligados com o planejamento urbano e a mobilidade de mercadoria, pessoas e tecnologia, que até hoje não foram estudados nem valorizados e que devem ser preservados como elemento de identificação da região, tendo em consideração alguns exemplos famosos de preservação; ESTRADA DE FERRO ARARAQUARENSE IN THE FRAMEWORK: The industrial landscapes of the West of São Paulo State as a heritage of the mobility. ABSTRACT: In order to improve the knowledge about the influence of railways in the State of São Paulo in Brazil, it was elaborated a study able to reconstitute its history. The impacts of the railways can be analyzed in many fields of study as economical, urban, or technological fields. The development of the western part of the State had the rails as an important actor that used to follow its main product, the coffee. Thus, even developing because of many different cultures, the cities from Estrada de Ferro Araraquarense had the coffee as the first sponsor of their railways. All the cities of the railway were able to attract a huge number of industrial activities and to cause many urban transformations. Araraquara is just the first city among of a total of 71 that was influenced by the rail line Araraquarense. As the beginning of a puzzle, the catalogue of Araraquara’s urban and industrial heritage, linked with the railway, is able to show many unexplored railways heritages linked to the urban planning and mobility of goods, people and technology, which must be seen as an identity of the region and should be conserved as some famous examples of preservation; ESTRADA DE FERRO ARARAQUARENSE DANS LE CADRE: Les paysages industriels de l’ouest de l’état de São Paulo en tant que patrimoine de la mobilité. RESUMÉ: Pour augmenter la connaissance sur l’influence des chemins de fer vis-à-vis le développement de l’Etat de São Paulo, au Brésil, on a élaboré une étude capable de reconstituer l’histoire. L’impact des vois ferrées peut être analysé sur différents champs de recherche, tel que l’économique, l’urbain ou le technologique. Le développement de l’Ouest Paulista a eu le système ferroviaire comme un acteur de toute importance, une fois qu’il a accompagné le développement du produit le plus important pour l’économie nationale : le café. Ainsi, même en ayant se développer en vue des besoins de l’économie fondée sur une grande variété de produits, les villes de la Estrada de Ferro Araraquarense ont eu leurs premiers tronçons ferrés financés par les “cafeicultores” (producteurs du café). La voie ferrée a attiré une énorme activité industrielle et a causé de nombreuses transformations urbaines dans plusieurs villes de la région. Araraquara est une des 71 villes influencées par la ligne Araraquarense. Tel que le début d’un “casse-tête”, le catalogue des patrimoines urbain et industriel de Araraquara, connectés à travers la voie ferrée, présente une sorte de biens du patrimoine liés à la planification urbaine et à la mobilité de marchandise, de personnes et de technologie, lesquels, jusqu’à nos jours, n’ont pas été étudiés, ni valorisés. Néanmoins, ils doivent être préservés en tant qu’élément d’identification de la région, en considérant quelques exemples de préservation très célèbres.Universidade de Évora2016-02-25T18:18:15Z2016-02-252015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17576http://hdl.handle.net/10174/17576TID:201197774engfernanda.delima@gmail.com735Lourencetti, Fernanda de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:41.380874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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