O Legado da Estrada de Ferro Araraquara na construção do patrimônio industrial em Catanduva SP (1910-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro, Marina Guimarães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-13112023-105047/
Resumo: Este trabalho trata da construção do patrimônio industrial e ferroviário em Catanduva-SP, tendo como premissa suas relações com o binômio café-ferrovia, com a vinda da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) à cidade, e com o surto do algodão. O recorte temporal compreende o ano de 1910, quando a EFA foi instalada em Catanduva, até 1970, período de substituição do café como principal cultura pela cana-de-açúcar e de sucateamento das ferrovias devido às políticas rodoviaristas. Ao tomar por objetos de análise os edifícios industriais contíguos à linha férrea, este estudo busca contribuir com a historiografia de Catanduva, que carece de um trabalho regional e/ou acadêmico que aborde a história dos edifícios do seu complexo ferroviário e que mostre o binômio café-ferrovia e o algodão como disparadores de transformações materiais na cidade. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o papel da Estrada de Ferro Araraquara na construção da identidade da paisagem urbana em Catanduva. Os objetivos específicos incluem a investigação da história dos edifícios, sua arquitetura, usos, intervenções e agentes envolvidos em sua construção; a avaliação do estado de preservação e conservação do patrimônio industrial de Catanduva; e a atribuição de valor e significado ao conjunto desse patrimônio para a memória coletiva. Os métodos de trabalho empregados compreendem a Pesquisa Histórica, que analisa as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas, e o Estudo de Caso, que envolve levantamento documental e visitas in loco a cada um dos edifícios selecionados. Dessa forma, por meio da relação entre cidade, o binômio café-ferrovia e o surto do algodão, este trabalho busca identificar qual o significado do conjunto desse patrimônio industrial para Catanduva.
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spelling O Legado da Estrada de Ferro Araraquara na construção do patrimônio industrial em Catanduva SP (1910-1970)The legacy of the Araraquara railway in the construction of the industrial heritage in Catanduva-SP (1910 - 1970)Araraquara railwayciclo cafeeirocoffee cyclecotton outbreakestrada de ferro Araraquaraindustrial heritagepatrimônio industrialsurto do algodãoEste trabalho trata da construção do patrimônio industrial e ferroviário em Catanduva-SP, tendo como premissa suas relações com o binômio café-ferrovia, com a vinda da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) à cidade, e com o surto do algodão. O recorte temporal compreende o ano de 1910, quando a EFA foi instalada em Catanduva, até 1970, período de substituição do café como principal cultura pela cana-de-açúcar e de sucateamento das ferrovias devido às políticas rodoviaristas. Ao tomar por objetos de análise os edifícios industriais contíguos à linha férrea, este estudo busca contribuir com a historiografia de Catanduva, que carece de um trabalho regional e/ou acadêmico que aborde a história dos edifícios do seu complexo ferroviário e que mostre o binômio café-ferrovia e o algodão como disparadores de transformações materiais na cidade. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o papel da Estrada de Ferro Araraquara na construção da identidade da paisagem urbana em Catanduva. Os objetivos específicos incluem a investigação da história dos edifícios, sua arquitetura, usos, intervenções e agentes envolvidos em sua construção; a avaliação do estado de preservação e conservação do patrimônio industrial de Catanduva; e a atribuição de valor e significado ao conjunto desse patrimônio para a memória coletiva. Os métodos de trabalho empregados compreendem a Pesquisa Histórica, que analisa as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas, e o Estudo de Caso, que envolve levantamento documental e visitas in loco a cada um dos edifícios selecionados. Dessa forma, por meio da relação entre cidade, o binômio café-ferrovia e o surto do algodão, este trabalho busca identificar qual o significado do conjunto desse patrimônio industrial para Catanduva.This work deals with the construction of the industrial and railway heritage in Catanduva-SP, having as its premise its relations with the coffee-railway binomial, with the arrival of the Araraquara Railway (EFA) to the city, and with the cotton boom. The period covers the year 1910, when EFA was installed in Catanduva, until 1970, a period in which coffee was replaced as the main crop by sugar cane and the railways were scrapped due to highway policies. By taking the industrial buildings adjacent to the railway line as objects of analysis, this study seeks to contribute to the historiography of Catanduva, which lacks regional and/or academic work that addresses the history of the buildings in its railway complex and that shows the coffee binomial -railway and cotton as triggers of material transformations in the city. The general objective of this research is to understand the role of the Araraquara Railway in the construction of the identity of the urban landscape in Catanduva. Specific objectives include investigating the history of buildings, their architecture, uses, interventions and agents involved in their construction; the assessment of the state of preservation and conservation of Catanduva\'s industrial heritage; and the attribution of value and meaning to this heritage for collective memory. The working methods employed include Historical Research, which analyzes the relationships between historiographical problems, documentary sources and bibliographic references, and the Case Study, which involves documentary survey and on-site visits to each of the selected buildings. Thus, through the relationship between the city, the coffee-railway binomial and the cotton boom, this work seeks to identify the meaning of this industrial heritage as a whole for Catanduva.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalcedo, Rosio Fernández BacaSanches, Aline CoelhoDestro, Marina Guimarães2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-13112023-105047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-13T19:08:04Zoai:teses.usp.br:tde-13112023-105047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-13T19:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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