Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Marcelo Vizani
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47175
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_cf59e85cef6f5a328d6e00a2d29949e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coralTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino da músicaCantoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O século XXI apresentou uma nova possibilidade para a educação que, diretamente, tangenciou o ensino musical: as tecnologias da informação e comunicação (TICs). Neste sentido, o estudo que ora se inicia objetiva analisar a percepção que um grupo de jovens coralistas, residentes no município de Petrópolis (Brasil), tem da utilização das TICs como complementares ao ensino de música em seu processo de educação musical. Tal estudo foi realizado com dois corais: o Coral dos Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis, formado exclusivamente por meninos e jovens cantores; e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, formado por meninas e jovens cantoras. Para tal, partindo das análises teóricas da utilização das TICs no ensino e, mais especificamente, no ensino musical propostas por (Sancho, 1998; Amato, 2018; Machado, 2015, Kronbauer, 2016), lançamo-nos à pesquisa empírica, baseada em um questionário e uma entrevista realizados de forma remota (GoogleForms e Plataforma Zoom). A análise das respostas baseou-se na metodologia descritiva deste caso específico (Vergara, 2000; Gil, 2002; Guimarães, 2008; Carmo & Ferreira, 2008), na qual conseguiu-se perceber uma pluralidade de respostas dos entrevistados que sinaliza que este estudo possibilita, além de uma compreensão da atualidade da questão referente à utilização complementar das TICs no ensino de música, a abertura a um maior querer do aluno no próprio ensino de música o que, certamente, pode ser complementado por estudos posteriores.The 21st century presented a new possibility for education that directly touched musical teaching: information and communication technologies (ICTs). This study aims to analyze the perception that a group of young choral singers, residing in the city of Petrópolis (Brazil), has on the use of ICTs as complementary to music teaching in their musical education process. The study was carried out with two choirs: the Boys Choir “ Canarinhos de Petrópolis” , and the Girls' Choir of the “ Canarinhos de Petrópolis” . To this end, starting from the theoretical analyzes of the use of ICTs in teaching and, more specifically, in musical education proposed by (Sancho, 1998; Amato, 2018; Machado, 2015, Kronbauer, 2016), we launched ourselves into empirical research, based on remote questionnaires and interviews (GoogleForms and Zoom Platform). The analysis of the answers was based on the descriptive methodology of this specific case (Vergara, 2000; Gil, 2002; Guimarães, 2008; Carmo & Ferreira, 2008), in which it was possible to perceive a plurality of responses from the interviewees that indicates that this study makes possible, in addition to an understanding of the current status of the issue regarding the complementary use of ICTs in music education, the opening to a greater desire of the student in music teaching itself, which, certainly, can be complemented by further studies.Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-Repositório da Universidade de LisboaCalazans, Marcelo Vizani2021-03-31T10:35:04Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47175TID:202970434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.855073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
title Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
spellingShingle Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
Calazans, Marcelo Vizani
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da música
Canto
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
title_full Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
title_fullStr Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
title_full_unstemmed Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
title_sort Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
author Calazans, Marcelo Vizani
author_facet Calazans, Marcelo Vizani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Calazans, Marcelo Vizani
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da música
Canto
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da música
Canto
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2021-03-31T10:35:04Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47175
TID:202970434
url http://hdl.handle.net/10451/47175
identifier_str_mv TID:202970434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538289381376