Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47175 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_cf59e85cef6f5a328d6e00a2d29949e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coralTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino da músicaCantoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O século XXI apresentou uma nova possibilidade para a educação que, diretamente, tangenciou o ensino musical: as tecnologias da informação e comunicação (TICs). Neste sentido, o estudo que ora se inicia objetiva analisar a percepção que um grupo de jovens coralistas, residentes no município de Petrópolis (Brasil), tem da utilização das TICs como complementares ao ensino de música em seu processo de educação musical. Tal estudo foi realizado com dois corais: o Coral dos Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis, formado exclusivamente por meninos e jovens cantores; e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, formado por meninas e jovens cantoras. Para tal, partindo das análises teóricas da utilização das TICs no ensino e, mais especificamente, no ensino musical propostas por (Sancho, 1998; Amato, 2018; Machado, 2015, Kronbauer, 2016), lançamo-nos à pesquisa empírica, baseada em um questionário e uma entrevista realizados de forma remota (GoogleForms e Plataforma Zoom). A análise das respostas baseou-se na metodologia descritiva deste caso específico (Vergara, 2000; Gil, 2002; Guimarães, 2008; Carmo & Ferreira, 2008), na qual conseguiu-se perceber uma pluralidade de respostas dos entrevistados que sinaliza que este estudo possibilita, além de uma compreensão da atualidade da questão referente à utilização complementar das TICs no ensino de música, a abertura a um maior querer do aluno no próprio ensino de música o que, certamente, pode ser complementado por estudos posteriores.The 21st century presented a new possibility for education that directly touched musical teaching: information and communication technologies (ICTs). This study aims to analyze the perception that a group of young choral singers, residing in the city of Petrópolis (Brazil), has on the use of ICTs as complementary to music teaching in their musical education process. The study was carried out with two choirs: the Boys Choir “ Canarinhos de Petrópolis” , and the Girls' Choir of the “ Canarinhos de Petrópolis” . To this end, starting from the theoretical analyzes of the use of ICTs in teaching and, more specifically, in musical education proposed by (Sancho, 1998; Amato, 2018; Machado, 2015, Kronbauer, 2016), we launched ourselves into empirical research, based on remote questionnaires and interviews (GoogleForms and Zoom Platform). The analysis of the answers was based on the descriptive methodology of this specific case (Vergara, 2000; Gil, 2002; Guimarães, 2008; Carmo & Ferreira, 2008), in which it was possible to perceive a plurality of responses from the interviewees that indicates that this study makes possible, in addition to an understanding of the current status of the issue regarding the complementary use of ICTs in music education, the opening to a greater desire of the student in music teaching itself, which, certainly, can be complemented by further studies.Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-Repositório da Universidade de LisboaCalazans, Marcelo Vizani2021-03-31T10:35:04Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47175TID:202970434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.855073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
title |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
spellingShingle |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral Calazans, Marcelo Vizani Tecnologias da informação e da comunicação Ensino da música Canto Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
title_full |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
title_fullStr |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
title_full_unstemmed |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
title_sort |
Uso das TIC no aprendizado de teoria musical para o canto coral |
author |
Calazans, Marcelo Vizani |
author_facet |
Calazans, Marcelo Vizani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calazans, Marcelo Vizani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação Ensino da música Canto Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação Ensino da música Canto Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 2021-03-31T10:35:04Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47175 TID:202970434 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47175 |
identifier_str_mv |
TID:202970434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538289381376 |