Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Chipala
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1885
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidade
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