Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1885 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidade |
id |
RCAP_cf88667a4170e44709f5c3973a1d2639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1885 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de AngolaInvestimentoEducaçãoDesenvolvimentoPopulaçãoCrescimentoInvestmentEducationDevelopmentPopulationGrowthO presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidadeThe present work it is a master thesis, fruit of an empirical research developed in Angola, whose object is levied on the research in education in Angola, aiming to assess effectively the contribution of education to the national economic development. In view of strengthening the theoretical-conceptual framework, we sought to undertake a profound reflection around three key concepts: investment, education and economic development, in the context of whether to have provided a better understanding of the object of study. The units of analysis will demonstrate the variables more expressive, in relation to the reality of the educational setor and dynamics of development by that has passed the country in order to measure the need for investment in this key sector of the human being with regard to the context of constraints and existing resources over the years. The education in Angola has revealed to us in the last five years the quantitative and qualitative progress, translated in the increment of enrolment and of school attendance in primary education and qualification of teachers. On this basis, it has materialized the good level the 2nd Millennium goal (achieve universal primary education) but has been problematic the achievement of the 3rd goal, concerning the promotion of gender equality in education. Among the explanatory factors of inequalities are: the structure of the school network deficient in rural areas the poverty of families; and the cultural traditions (Rites of Initiation) which, in combination, prevent the permanence of girls in school, lead to the early discontinuation, to that follows the marriage and motherhood.2017-07-10T10:46:27Z2017-06-22T00:00:00Z2017-06-222017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1885TID:201711125porCorreia, Carlos Chipalainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:10ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
title |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
spellingShingle |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola Correia, Carlos Chipala Investimento Educação Desenvolvimento População Crescimento Investment Education Development Population Growth |
title_short |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
title_full |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
title_fullStr |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
title_full_unstemmed |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
title_sort |
Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola |
author |
Correia, Carlos Chipala |
author_facet |
Correia, Carlos Chipala |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Carlos Chipala |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investimento Educação Desenvolvimento População Crescimento Investment Education Development Population Growth |
topic |
Investimento Educação Desenvolvimento População Crescimento Investment Education Development Population Growth |
description |
O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-10T10:46:27Z 2017-06-22T00:00:00Z 2017-06-22 2017-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1885 TID:201711125 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1885 |
identifier_str_mv |
TID:201711125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302551287300096 |