Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Alfama
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2507
Resumo: O presente relatório de estágio e consequente investigação integrado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), afigura-se como requisito fundamental para a obtenção de grau de mestre e espelha parte de um aprofundamento de saberes, de conteúdos e formas de agir mais informadas, tendo em conta o contexto educativo de especial complexidade abordado ao longo da mesma. Tendo por base teórica as pedagogias, a escola inclusiva e a importância da relação Escola-Família nas crianças em geral e especial nas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), o mesmo centra-se na compreensão das metodologias facilitadoras de inclusão e na diferenciação pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1º CEB em crianças com NEE. A metodologia de investigação palmilhou toda a componente prática e reflexiva, promotora do desenvolvimento da profissionalização docente, sendo a mesma de carater misto, tendo por base um inquérito por questionário afim de recolher informação sobre quais as metodologias e algumas informações essenciais para compreensão do porquê de os educadores e professores considerarem as mesmas metodologias facilitadoras de inclusão em crianças com NEE. Não obstante, a escrita deste documento encerra o ciclo de formação como discente, o processo de crescimento irá prolongar-se ao longo da vida, de modo a desenvolver práticas significativas, promotoras do desenvolvimento integral preparando cada criança para a vida em sociedade
id RCAP_cf89e8e6f4ad420280b9d514f30902a0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEEEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Diferenciação pedagógicaInclusãoNecessidades educativasRelação escola-famíliaO presente relatório de estágio e consequente investigação integrado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), afigura-se como requisito fundamental para a obtenção de grau de mestre e espelha parte de um aprofundamento de saberes, de conteúdos e formas de agir mais informadas, tendo em conta o contexto educativo de especial complexidade abordado ao longo da mesma. Tendo por base teórica as pedagogias, a escola inclusiva e a importância da relação Escola-Família nas crianças em geral e especial nas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), o mesmo centra-se na compreensão das metodologias facilitadoras de inclusão e na diferenciação pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1º CEB em crianças com NEE. A metodologia de investigação palmilhou toda a componente prática e reflexiva, promotora do desenvolvimento da profissionalização docente, sendo a mesma de carater misto, tendo por base um inquérito por questionário afim de recolher informação sobre quais as metodologias e algumas informações essenciais para compreensão do porquê de os educadores e professores considerarem as mesmas metodologias facilitadoras de inclusão em crianças com NEE. Não obstante, a escrita deste documento encerra o ciclo de formação como discente, o processo de crescimento irá prolongar-se ao longo da vida, de modo a desenvolver práticas significativas, promotoras do desenvolvimento integral preparando cada criança para a vida em sociedadeThe present internship report and consequent integrated research throughout the Master's Degree in kindergarten and primary school, appears as a fundamental requirement for obtaining a master's degree and reflects part of a deepening of knowledge, of content and ways of acting more informed, taking into account the educational context of special complexity addressed throughout the same. Theoretical basis is pedagogies, inclusive school and the importance of the School-Family relationship in children in general and special in the Special Educational Needs (SEN), the same focuses on the understanding of the facilitating methodologies of inclusion and the pedagogical differentiation in Pre-school education and 1st CEB in children with SEN. The research methodology was based on a questionnaire to collect information about which methodologies and some essential information to understand why Educators and teachers consider the same inclusion facilitating methodologies in children with SEN. Nevertheless, the writing of this document ends the cycle of formation as a student, the process of growth will extend throughout life, in order to develop meaningful practices, promoters of integral development preparing each child for life in society2017-09-25T11:28:01Z2017-09-08T00:00:00Z2017-09-082017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2507TID:201734966porFerreira, Mariana Alfamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.881960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
title Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
spellingShingle Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
Ferreira, Mariana Alfama
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Inclusão
Necessidades educativas
Relação escola-família
title_short Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
title_full Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
title_fullStr Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
title_full_unstemmed Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
title_sort Metodologias facilitadoras de inclusão em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico em crianças com NEE
author Ferreira, Mariana Alfama
author_facet Ferreira, Mariana Alfama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Alfama
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Inclusão
Necessidades educativas
Relação escola-família
topic Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Inclusão
Necessidades educativas
Relação escola-família
description O presente relatório de estágio e consequente investigação integrado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), afigura-se como requisito fundamental para a obtenção de grau de mestre e espelha parte de um aprofundamento de saberes, de conteúdos e formas de agir mais informadas, tendo em conta o contexto educativo de especial complexidade abordado ao longo da mesma. Tendo por base teórica as pedagogias, a escola inclusiva e a importância da relação Escola-Família nas crianças em geral e especial nas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), o mesmo centra-se na compreensão das metodologias facilitadoras de inclusão e na diferenciação pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1º CEB em crianças com NEE. A metodologia de investigação palmilhou toda a componente prática e reflexiva, promotora do desenvolvimento da profissionalização docente, sendo a mesma de carater misto, tendo por base um inquérito por questionário afim de recolher informação sobre quais as metodologias e algumas informações essenciais para compreensão do porquê de os educadores e professores considerarem as mesmas metodologias facilitadoras de inclusão em crianças com NEE. Não obstante, a escrita deste documento encerra o ciclo de formação como discente, o processo de crescimento irá prolongar-se ao longo da vida, de modo a desenvolver práticas significativas, promotoras do desenvolvimento integral preparando cada criança para a vida em sociedade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T11:28:01Z
2017-09-08T00:00:00Z
2017-09-08
2017-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2507
TID:201734966
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2507
identifier_str_mv TID:201734966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627500077056