O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8656 |
Resumo: | O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados. |
id |
RCAP_cfa5d449de03929e4ca4e46e7cb6ecd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolarmonitorização de resultadosProjeto TurmaMaisciclo de estudostrabalho colaborativo,O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados.Educación Cubana2013-08-19T10:38:33Z2013-08-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8656http://hdl.handle.net/10174/8656por• Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana. [ISBN: 978-959-18-0881-3]978-959-18-0881-3DPEifialho@uevora.ptndndPedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores229Fialho, IsabelSalgueiro, HélioCristóvão, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:55.496305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
title |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
spellingShingle |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar Fialho, Isabel monitorização de resultados Projeto TurmaMais ciclo de estudos trabalho colaborativo, |
title_short |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
title_full |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
title_fullStr |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
title_full_unstemmed |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
title_sort |
O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Salgueiro, Hélio Cristóvão, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Salgueiro, Hélio Cristóvão, Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Salgueiro, Hélio Cristóvão, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
monitorização de resultados Projeto TurmaMais ciclo de estudos trabalho colaborativo, |
topic |
monitorização de resultados Projeto TurmaMais ciclo de estudos trabalho colaborativo, |
description |
O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19T10:38:33Z 2013-08-19 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8656 http://hdl.handle.net/10174/8656 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
• Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana. [ISBN: 978-959-18-0881-3] 978-959-18-0881-3 DPE ifialho@uevora.pt nd nd Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educación Cubana |
publisher.none.fl_str_mv |
Educación Cubana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550014203822080 |