O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Salgueiro, Hélio, Cristóvão, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8656
Resumo: O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados.
id RCAP_cfa5d449de03929e4ca4e46e7cb6ecd4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolarmonitorização de resultadosProjeto TurmaMaisciclo de estudostrabalho colaborativo,O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados.Educación Cubana2013-08-19T10:38:33Z2013-08-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8656http://hdl.handle.net/10174/8656por• Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana. [ISBN: 978-959-18-0881-3]978-959-18-0881-3DPEifialho@uevora.ptndndPedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores229Fialho, IsabelSalgueiro, HélioCristóvão, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:55.496305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
title O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
spellingShingle O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
Fialho, Isabel
monitorização de resultados
Projeto TurmaMais
ciclo de estudos
trabalho colaborativo,
title_short O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
title_full O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
title_fullStr O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
title_full_unstemmed O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
title_sort O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Salgueiro, Hélio
Cristóvão, Ana Maria
author_role author
author2 Salgueiro, Hélio
Cristóvão, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Salgueiro, Hélio
Cristóvão, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv monitorização de resultados
Projeto TurmaMais
ciclo de estudos
trabalho colaborativo,
topic monitorização de resultados
Projeto TurmaMais
ciclo de estudos
trabalho colaborativo,
description O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19T10:38:33Z
2013-08-19
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8656
http://hdl.handle.net/10174/8656
url http://hdl.handle.net/10174/8656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv • Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana. [ISBN: 978-959-18-0881-3]
978-959-18-0881-3
DPE
ifialho@uevora.pt
nd
nd
Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educación Cubana
publisher.none.fl_str_mv Educación Cubana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136512839778304