Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matusse, Olívia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lagarto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28297
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos estudantes do Ensino à Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. O seu principal objetivo é perceber como se realiza a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios. É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa, que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental, elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no século XXI, dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar, do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem, como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC.
id RCAP_6b1d7dce08f177b5cc07223b1ebe1ede
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distânciaLearning objects and the construction of digital literacy in distance learningLiteracia digitalEnsino à distânciaTICDigital literacyDistance learningICTO presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos estudantes do Ensino à Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. O seu principal objetivo é perceber como se realiza a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios. É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa, que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental, elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no século XXI, dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar, do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem, como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC.The purpose of this article is to present a brief reflection on digital literacy in online distance learning (EaD) of students at the Maputo Resource Center of the Catholic University of Mozambique. Its main objective is to understand how digital literacy is achieved by students of online courses and how it is understood by themselves. It is a descriptive study, qualitative in nature, which seeks to understand the phenomena in their natural environment without any manipulation. It consists of a literature review and documentary analysis, based on published works and on documents issued by the Mozambican government, which elucidate the main policies of ICT in Distance Education (DE). In general, it was possible to understand through this study that, educatingfor technoliteracy, is one of the biggest challenges of education in the 21st century, given that one lives in a society that has been gradually migrating, from the geographical (physical) environment to the evirtual environment offered by the Internet, which radically changed the dynamics of relationships involved in information exchange. Internet and network communications have brought not only a new language, but also new forms of writing and reading, in ICT-mediated electronic texts.Universidade Católica de MoçambiqueVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatusse, OlíviaLagarto, José2019-10-03T16:14:12Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28297porMatusse, O., Lagarto, J. (2018) Os Objectos de Aprendizagem e a Construção da Literacia Digital no Ensino à Distância. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, 2(9)2310-0036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:43.500976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
Learning objects and the construction of digital literacy in distance learning
title Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
spellingShingle Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
Matusse, Olívia
Literacia digital
Ensino à distância
TIC
Digital literacy
Distance learning
ICT
title_short Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
title_full Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
title_fullStr Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
title_full_unstemmed Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
title_sort Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância
author Matusse, Olívia
author_facet Matusse, Olívia
Lagarto, José
author_role author
author2 Lagarto, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matusse, Olívia
Lagarto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia digital
Ensino à distância
TIC
Digital literacy
Distance learning
ICT
topic Literacia digital
Ensino à distância
TIC
Digital literacy
Distance learning
ICT
description O presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos estudantes do Ensino à Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. O seu principal objetivo é perceber como se realiza a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios. É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa, que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental, elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no século XXI, dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar, do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem, como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-10-03T16:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28297
url http://hdl.handle.net/10400.14/28297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matusse, O., Lagarto, J. (2018) Os Objectos de Aprendizagem e a Construção da Literacia Digital no Ensino à Distância. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, 2(9)
2310-0036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131933294198784