A vergonha na infância : a sua influência nas competências sociais e emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Elisabete Aguiar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3934
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 17 de Outubro de 2016, Universidade dos Açores.
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Neste sentido, a presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito avaliar a adequabilidade e a eficácia da oitava sessão do programa “Vamos sentir com o Necas”. Este estudo tem uma amostra de 176 crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico (3ºs e 4ºs anos), provenientes de sete Escolas Básicas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 96 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 80 ao grupo controlo. No decorrer da investigação, a recolha e análise dos dados envolveram dois tipos de abordagem (qualitativa e quantitativa). A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao referido programa, tendo sido o diário de bordo o instrumento privilegiado para a avaliação da sessão e das aquisições realizadas pelos alunos durante a mesma. Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Vergonha Externa e do Questionário de Inteligência Emocional para crianças. Os resultados deste estudo sugerem que a exposição das crianças à sessão deste programa de competências sociais e emocionais trouxe benefícios à sua aprendizagem emocional, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da emoção vergonha. Além disso, os resultados apontam para a adequabilidade da sessão, que se mostrou bem planeada, pertinente e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destina. Mas, a implementação de apenas uma sessão ao nível desta emoção não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, nas crianças, em função do tempo e do grupo. Deste modo, os resultados desta intervenção parecem demonstrar que os programas desta natureza resultam no aumento de competências para lidar com a vergonha, fator determinante para o aumento das competências sociais e emocionais.ABSTRACT: The need to be seen as attractive is important to engage and build relationships with others. The loss of attractiveness can be seen as a threat and arouse defensive behaviors, behaviors that these are part of the shame response. It is known that shame determines human behavior in social contexts influences the intra and interpersonal relationships and contributes to the construction of our identity. In this sense, the present research, mixed character, focusing on qualitative approach and quasi-experimental, aims to evaluate the suitability and effectiveness of the eighth session of the program "Vamos sentir com o Necas." This study has a sample of 176 children attending the 1st cycle of basic education (3 s and 4ºs years) from seven Primary Schools of São Miguel Island. From this sample, 96 students belong to the experimental group and the remaining 80 to the control group. During the research, collection and analysis of data involved two types of approach (qualitative and quantitative). The content analysis was performed by observation technique and the analysis of documents relating to the program and was the logbook the privileged instrument for evaluating the session and purchased by students during it. Quantitative data were collected through the External Shame Scale and Emotional Intelligence Questionnaire for children. The results suggest that exposure of children to this session of social and emotional skills program has brought benefits to your emotional learning, in terms of identification, differentiation and knowledge of shame emotion. Moreover, the results indicate the suitability of the session, which proved to be well planned, relevant and with a demanding level appropriate to the target audience it is intended for. However, the implementation of only one session at the level of this excitement is not enough to cause changes in the external shame rates in children, as a function of time and the group. Thus, the results of this intervention seem to show that programs of this nature result in increased powers to deal with the shame determining factor for the increase in social and emotional skills.Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraRepositório da Universidade dos AçoresRebelo, Elisabete Aguiar2016-12-02T18:12:30Z2016-10-172016-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3934201515423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:09Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:30.055992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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