Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristina Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3516
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_5445361250faa5aa9d9ab633867ae1f0
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º cicloAprendizagem EmocionalEmoçãoInteligência EmocionalProfessorEmotional IntelligenceLearning Thru EmotionsSocio Emotional Competence ProgramsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.A presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.ABSTRACT: The presented quasi-experimental and mixed approach research, had as it's principal objective to collaborate in the creation of socio emotional skills in professors, proceeding to implement and evaluate their effectiveness. As a whole, the program was developed in order to promote emotional intelligence and socio emotional skills. This sample group consisted of 14 professors, 7 constituted the control group and 7 the experimental group. The results produced from the qualitative analysis showed no significant relationship between the studies variables, prior to and after the intervention, suggesting the need for further development in this regard. This qualitative analysis produced encouraging results in terms of understanding the phenomenon, effectiveness, relevance and appropriateness of the strategies used. One can conclude that future programs shall take on the theme and focus learning by moments of sharing and interaction, given the relevance attributed to the totality of the participants.Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraCaldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresReis, Cristina Mendonça2015-11-20T13:50:05Z2015-10-072015-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3516201486130porReis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:37Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:06.454143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
title Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
spellingShingle Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
Reis, Cristina Mendonça
Aprendizagem Emocional
Emoção
Inteligência Emocional
Professor
Emotional Intelligence
Learning Thru Emotions
Socio Emotional Competence Programs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
title_full Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
title_fullStr Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
title_full_unstemmed Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
title_sort Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
author Reis, Cristina Mendonça
author_facet Reis, Cristina Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Caldeira, Suzana Nunes
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristina Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Emocional
Emoção
Inteligência Emocional
Professor
Emotional Intelligence
Learning Thru Emotions
Socio Emotional Competence Programs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem Emocional
Emoção
Inteligência Emocional
Professor
Emotional Intelligence
Learning Thru Emotions
Socio Emotional Competence Programs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20T13:50:05Z
2015-10-07
2015-10-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3516
201486130
url http://hdl.handle.net/10400.3/3516
identifier_str_mv 201486130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130713028558848