A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devesa, Laura Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17915
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo: Gestão de PME
id RCAP_cfb41b6fde6ea89e05070b0607bb0abe
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.Comunicação organizacionalMotivaçãoConflitosLiderançaEficáciaEficiênciaOrganizational communicationMotivationConflictLeadershipEffectivenessEfficiencyDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo: Gestão de PMEA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação organizacional. Esta, está cada vez mais a ganhar um maior interesse entre os estudiosos/investigadores, que desenvolvem pesquisas a respeito desta temática, sobre estratégias para o desenvolvimento e consequências da mesma nas organizações. Investigar e compreender de que modo a comunicação organizacional, numa empresa, é uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento da eficácia numa organização, é a grande aposta neste estudo. Quanto à metodologia utilizada, optámos por uma abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando como instrumento, a recolha de dados, através da entrevista semidiretiva e a respetiva análise documental. A população alvo deste estudo, é constituída por nove colaboradores que cumprem diversas funções, dentro da empresa, objeto deste estudo. Foram realizadas entrevistas aos colaboradores, na realização da análise de conteúdo, os dados recolhidos foram tratados de acordo com as etapas recomendadas para essa análise, sendo que algumas dessas dimensões surgiram de acordo com o discurso dos entrevistados, não seguindo uma definição rígida dessas etapas. Os resultados deste estudo revelam que uma eficaz comunicação organizacional influencia diretamente e indiretamente a motivação dos colaboradores, do caso em estudo, percebeu-se ser a chave do sucesso de organização. Assim, é fundamental que estes se sintam envolvidos, comprometidos, empenhados para que desempenhem as suas funções com rigor e qualidade. Revelou-se fundamental para a solidificação e produtividade da organização, a necessidade extrema da existência de uma maior partilha de conhecimentos e uma liderança presente, predominante e influente, para o desenvolvimento de um clima organizacional adequado e favorável a um desenvolvimento de excelência, que incentive e favoreça o alcance de objetivos. Evidencia-se assim, que uma comunicação interna eficaz reduz o esforço dispensado em resolver conflitos, que são muitas vezes derivados da falta de diálogo ou informação, aumenta consigo a produtividade através da capacitação proporcionando uma satisfação contínua, que melhora a relação entre os indivíduos e gera organizações mais eficientes e eficazes.The initiative for the development of this study appeared from a reflection on organizational communication. This subject is increasingly gaining interest among scholars/researchers who develop research on this subject, about strategies and consequences of this in its relationship with and within organizations. Investigate and understand how organizational communication in a company is an essential tool for the development of it, contributing this way to the effectiveness and success of the organization is the big aim of this study. As for the methodology chosen, we opted for a qualitative and interpretative approach, using as a tool the collection of data by semi directive interview and the analysis of the result documentation. The target population of this study consists in nine employees who fulfill diverse functions in the company which is the object of study of this work. Interviews were conducted with employees and the analysis of the content, the collected data were processed according to the recommended steps for this analysis, being that some of these dimensions emerged according to the speech of the people being interviewed, not following a strict definition of those steps. The results of this study revealed that organizational communication was indirectly influencing the motivation of the employees in the case study being the key to organizational success requires that they feel committed to perform their duties with quality. It proved critical to the organization increase the sharing of knowledge and an influential and predominant leadership favoring the achievement of goals and the development of an appropriate organizational environment. It highlighted with this work a relationship between organizational communication and achievement of organizational objectives, which will certainly contribute to its effectiveness and efficiency.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisPereira, Maria OdeteRepositório ComumDevesa, Laura Moura2017-02-10T11:56:17Z2017-022017-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17915TID:201609550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:35.479896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
title A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
spellingShingle A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
Devesa, Laura Moura
Comunicação organizacional
Motivação
Conflitos
Liderança
Eficácia
Eficiência
Organizational communication
Motivation
Conflict
Leadership
Effectiveness
Efficiency
title_short A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
title_full A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
title_fullStr A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
title_full_unstemmed A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
title_sort A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização.
author Devesa, Laura Moura
author_facet Devesa, Laura Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Odete
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Devesa, Laura Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Motivação
Conflitos
Liderança
Eficácia
Eficiência
Organizational communication
Motivation
Conflict
Leadership
Effectiveness
Efficiency
topic Comunicação organizacional
Motivação
Conflitos
Liderança
Eficácia
Eficiência
Organizational communication
Motivation
Conflict
Leadership
Effectiveness
Efficiency
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais Ramo: Gestão de PME
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-10T11:56:17Z
2017-02
2017-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17915
TID:201609550
url http://hdl.handle.net/10400.26/17915
identifier_str_mv TID:201609550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135345665638400