Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Carla Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/654
Resumo: Um olhar unilateral linear tendo em conta o conflito leva a escola a ser regularmente notícia, não pelo seu papel educativo e formativo mas sim pelos acontecimentos de indisciplina e violência a que todos os intervenientes desta instituição são sujeitos. O conflito é visto como sendo algo que pertence ao ser humano e dele faz parte integrante ao seu crescimento moral e emocional. Assim o presente trabalho pretende abordar e contextualizar o conflito em contexto escolar, saber qual a percepção dos alunos do 1º Ciclo do concelho do Seixal sobre o conflito através da análise dos alunos e apresentar formas e estratégias de resolução dos mesmos. Contudo é preciso saber que o conflito pode ser um processo construtivo para o desenvolvimento do aluno. No entanto é necessário que o aluno saiba identificá-lo e mais importante ainda é que o aluno consiga geri-lo de forma positiva contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal, moral e social. Em síntese o mais importante desta problemática consiste na construção de projectos de intervenção educativa que, com a participação activa dos alunos e da comunidade escolar, possibilitem um ambiente agradável e que esses conflitos em que são envolvidos proporcionem experiências positivas na sua resolução
id RCAP_cfd939710ee495848d22f8eeb993b450
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do SeixalEnsino básico1º CicloAlunosAtitudeGestão de conflitosEducaçãoMediaçãoPerceçãoResolução de problemasViolênciaUm olhar unilateral linear tendo em conta o conflito leva a escola a ser regularmente notícia, não pelo seu papel educativo e formativo mas sim pelos acontecimentos de indisciplina e violência a que todos os intervenientes desta instituição são sujeitos. O conflito é visto como sendo algo que pertence ao ser humano e dele faz parte integrante ao seu crescimento moral e emocional. Assim o presente trabalho pretende abordar e contextualizar o conflito em contexto escolar, saber qual a percepção dos alunos do 1º Ciclo do concelho do Seixal sobre o conflito através da análise dos alunos e apresentar formas e estratégias de resolução dos mesmos. Contudo é preciso saber que o conflito pode ser um processo construtivo para o desenvolvimento do aluno. No entanto é necessário que o aluno saiba identificá-lo e mais importante ainda é que o aluno consiga geri-lo de forma positiva contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal, moral e social. Em síntese o mais importante desta problemática consiste na construção de projectos de intervenção educativa que, com a participação activa dos alunos e da comunidade escolar, possibilitem um ambiente agradável e que esses conflitos em que são envolvidos proporcionem experiências positivas na sua resoluçãoEn ayant comme regard linéaire et en tenant compte le conflit, emmène l’école à être régulièrement observée, pas uniquement par son rôle éducatif et formatif mais surtout par les événements d’indiscipline et de violence auxquels sont sujets tous les intervenients. Le conflit est vu comme quelque chose qui appartient à l’être humain et faire de lui une partie essentielle de son croissement moral et émotionnel. Ce projet à la intention d’approcher et mettre dans un contexte le conflit dans une question scolaire, de savoir la perception de l’étudiant primaire de la province du Seixal au sujet du conflit par l’intermédiaire de l’analyse étudiants et pour montrer des manières et des stratégies de les résoudre. Ainsi ce travail a comme objectif atteindre et contextualiser le conflit, ainsi que présenter des différentes manières et analyses et proposer des stratégies pour une utilisation constructive. Surtout, il faut savoir que ce conflit peut être un processus constructif pour le développement de l’élève. Cependant, il faut que l’élève le sache identifier et encore plus important c’est que l’élève soit capable de le gérer de façon positive et ayant ainsi une contribution pour son développement personnel, moral et social. Le plus important de ce problème est basée dans la construction des projets éducatifs d’intervention avec les étudiants et la participation de la communauté scolaire qui peut donner un environnement plaisant et qui ces conflits peuvent donnent de bonnes expériences dans sa propre résolutionA linear unilateral look concerning the conflict which puts the school usually in the news, not only for its educative and formative role but also for indiscipline and violence regarding all the agents of this institution. The conflict is known as something which belongs to the human being and it’s an integral part of its moral and emotional growth. Therefore this work intends to approach and contextualize the conflict in a school matter, to know the Seixal Primary student’s perception about conflict through the student’s analysis and to show ways and strategies to solve them. However it’s necessary to know that the conflict could be a constructive process for student’s development. Although it’s important that students can identify it and it’s even more important that they can manage it in a good way for their personal, moral and social development. Hence the most important thing regarding to this problem is based in the construction of educative intervention projects with student’s and school community participation which can give a pleasant environment and these conflicts can give good experiences in its own resolutionGrave-Resendes, LídiaRepositório AbertoRosa, Carla Filipa Fernandes2009-01-26T16:31:01Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis3902575 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/654porRosa, Carla Filipa Fernandes - Gestão de conflitos [Em linha] : a percepção dos alunos do 1º Ciclo no Concelho do Seixal. [Lisboa : s.n., 2007]. 161 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:01.608927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
title Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
spellingShingle Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
Rosa, Carla Filipa Fernandes
Ensino básico
1º Ciclo
Alunos
Atitude
Gestão de conflitos
Educação
Mediação
Perceção
Resolução de problemas
Violência
title_short Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
title_full Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
title_fullStr Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
title_full_unstemmed Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
title_sort Gestão de conflitos: a percepção dos alunos do 1ºCiclo no Concelho do Seixal
author Rosa, Carla Filipa Fernandes
author_facet Rosa, Carla Filipa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Carla Filipa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
1º Ciclo
Alunos
Atitude
Gestão de conflitos
Educação
Mediação
Perceção
Resolução de problemas
Violência
topic Ensino básico
1º Ciclo
Alunos
Atitude
Gestão de conflitos
Educação
Mediação
Perceção
Resolução de problemas
Violência
description Um olhar unilateral linear tendo em conta o conflito leva a escola a ser regularmente notícia, não pelo seu papel educativo e formativo mas sim pelos acontecimentos de indisciplina e violência a que todos os intervenientes desta instituição são sujeitos. O conflito é visto como sendo algo que pertence ao ser humano e dele faz parte integrante ao seu crescimento moral e emocional. Assim o presente trabalho pretende abordar e contextualizar o conflito em contexto escolar, saber qual a percepção dos alunos do 1º Ciclo do concelho do Seixal sobre o conflito através da análise dos alunos e apresentar formas e estratégias de resolução dos mesmos. Contudo é preciso saber que o conflito pode ser um processo construtivo para o desenvolvimento do aluno. No entanto é necessário que o aluno saiba identificá-lo e mais importante ainda é que o aluno consiga geri-lo de forma positiva contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal, moral e social. Em síntese o mais importante desta problemática consiste na construção de projectos de intervenção educativa que, com a participação activa dos alunos e da comunidade escolar, possibilitem um ambiente agradável e que esses conflitos em que são envolvidos proporcionem experiências positivas na sua resolução
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/654
url http://hdl.handle.net/10400.2/654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, Carla Filipa Fernandes - Gestão de conflitos [Em linha] : a percepção dos alunos do 1º Ciclo no Concelho do Seixal. [Lisboa : s.n., 2007]. 161 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3902575 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996404895744