Os conflitos entre alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3639
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_603bf0d94366ed20d7f3a9b5321ff6b2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os conflitos entre alunos e professoresOrganização escolarRelações professor-alunoComunicação na aulaConflitoProblemas de comportamentoResolução de problemasAlunosPerceçãoConflictsStudentsTeachersConflict managementValuesDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaOs conflitos nas instituições podem adquirir um caráter saudável, se fruto de discussão interpares e de uma considerável massa crítica. Na escola, a questão é ainda mais premente e relevante. É nesta instituição, base da sociedade e da socialização, onde se concentra o maior grupo profissional do país – o corpo docente – que tem como missão educar um ainda mais vasto grupo social – os alunos. Neste mundo académico convivem várias gerações, modeladas por vários tipos de formação e educação, cada geração com o cunho próprio dos vários governos que constantemente alteram currículos e formas de funcionamento das escolas, remodelam e reformam os vários aspetos da vida social e académica das escolas. Por conseguinte, é o local mais natural para existirem conflitos intergeracionais, académicos, sociais e políticos, porque a educação é uma área política por excelência. É relevante que os professores conheçam a realidade para melhor poderem intervir. Com base num estudo de caso numa escola secundária pública da cidade de Setúbal pretendemos identificar que fatores podem originar conflitos na sala de aula entre alunos e professores, conhecer que tipos de conflitos existem entre alunos e professores de turmas de 9ºAno, que perceção desses conflitos possuem esses alunos e como são resolvidos esses conflitos. A metodologia consistiu na utilização de inquéritos a alunos de cinco turmas de 9ºAno (caráter quantitativo), a uma entrevista ao coordenador do gabinete de intervenção disciplinar da escola (caráter qualitativo) e no tratamento de dados de documentos oficiais da escola – desde 2009 até final do primeiro período de 2013/2014. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos reconhece a existência de conflitos entre alunos e professores. É significativo o número de alunos que identifica o facto de professores não terem as aulas bem preparadas como fonte de conflitos na sala de aula, assim como passar bem a mensagem e estar motivado em lecionar a turma.The conflicts in institutions can acquire a healthy character if they are consequence of discussion between pairs and of a considerable critical mass. At school, the question is more prominent and relevant. It is in this institution, basis of the society and socialization, where the largest professional group of the country – the teachers – is concentrated with the mission of educating an even larger social group – the students. In this academic world several generations live together. They are modelled by several types of formation and education, each generation with the specific character of the governments that constantly change curricula and the ways schools work. They change and reshape the various aspects of the social and academic life of schools. Therefore, schools are the most natural place for the existence of intergenerational, academic, social and political conflicts, because education is a political area for excellence. It is relevant that the teachers know the reality so that they can have a better intervention. Based on a study case of a public secondary school in the city of Setúbal we intend to identify which facts can originate the conflicts in the classroom between students and teachers, to know which type of conflicts there are between students of the 9th form and teachers, which perception of those conflicts those students have and how those conflicts are solved. The methodology consisted in the use of enquiries to students of five classes of the 9th form (quantitative character), an interview to the coordinator of the discipline intervention cabinet (qualitative character) and the data processing of official school documents since 2009 until the first term of 2013/2014. The results show that the majority of students recognize the existence of conflicts between students and teachers. It is significant the number of students who identify as a source of conflicts in the classroom the fact that teachers do not have the lessons well prepared, the messages are not well passed and the fact that teachers are not motivated to teach the class.Grave-Resendes, LídiaRepositório AbertoSousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva2015-01-26T11:41:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3639TID:201138123porSousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva - Os conflitos entre alunos e professores [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 303 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:52.011507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos entre alunos e professores
title Os conflitos entre alunos e professores
spellingShingle Os conflitos entre alunos e professores
Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva
Organização escolar
Relações professor-aluno
Comunicação na aula
Conflito
Problemas de comportamento
Resolução de problemas
Alunos
Perceção
Conflicts
Students
Teachers
Conflict management
Values
title_short Os conflitos entre alunos e professores
title_full Os conflitos entre alunos e professores
title_fullStr Os conflitos entre alunos e professores
title_full_unstemmed Os conflitos entre alunos e professores
title_sort Os conflitos entre alunos e professores
author Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva
author_facet Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Organização escolar
Relações professor-aluno
Comunicação na aula
Conflito
Problemas de comportamento
Resolução de problemas
Alunos
Perceção
Conflicts
Students
Teachers
Conflict management
Values
topic Organização escolar
Relações professor-aluno
Comunicação na aula
Conflito
Problemas de comportamento
Resolução de problemas
Alunos
Perceção
Conflicts
Students
Teachers
Conflict management
Values
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-26T11:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3639
TID:201138123
url http://hdl.handle.net/10400.2/3639
identifier_str_mv TID:201138123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Ramiro Augusto Caeiro da Silva - Os conflitos entre alunos e professores [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 303 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135019297406976